maio 23

Cérebro em quadrinhos

Criada por dois neurocientistas, a História em Quadrinhos Neurocomic descreve a jornada de um homem dentro da própria mente. POR RAMON VITRAL Fonte: Galileu (http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/07/cerebro-em-quadrinhos.html) Ambos possuem pós-doutorado na área de neurociência e são pesquisadores conceituados pelas Universidades de Londres e Yale. Mas, na sua última obra, a croata Hana Ros e o italiano Matteo …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=114

abr 18

NEUROARTE Onde a ciência se encontra com a arte

NEUROARTE Onde a ciência se encontra com a arte   O gênio renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519) é um dos inspiradores no trabalho dos integrantes da Oficina Da Vinci, coordenada pelo pesquisador Norberto Garcia-Cairasco, do Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental (LNNE) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto de São Paulo. A neuroarte é …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=96

abr 11

Relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem das artes plásticas

Com o título “Relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem das artes plásticas”, Vera Cristina Sgambato desenvolveu sua dissertação de mestrado na Escola de Comunicação e Artes, da USP, em 16 de abril de 2007. O estudo propõe estabelecer relações entre a área de neurociências e o de ensino-aprendizagem da arte, mais especificamente …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=93

nov 16

Visita do Clube de Arte+Ciência ao Museu Nacional de Belas Artes

Passeio com os alunos do CIEP 178, João Saldanha, de Belford Roxo, ao Museu Nacional de Belas Artes.      

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=83

out 19

Clube de Arte+Ciência na SNCT

As atividades começaram com uma apresentação sobre Música+Neurociências, primeira atividade do ‘Clube de Arte+Ciência’ durante a Semana Nacional de Tecnologia (SNTC). Fizemos um viagem musical do erudito, passando pelo blues, country, rock, jazz, pop, eletrônico, etc. com molho de noções neurobiológicas sobre a audição. Depois, foi a vez da cultura popular com atividades folclóricas e …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=53

set 25

Oficina de Animação (Stop Motion)

A Oficina de Animação em Stop Motion foi aplicada no CIEP Henfil de Duque de Caxias.    

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=34

jun 11

Participantes do CAC visitam a exposição de Salvador Dali, no CCBB

No domingo, os alunos enfrentaram a fila para conhecer a obra de Salvador Dali, o expoente do surrealismo. Os participantes do Clube de Arte+Ciência (CAC) tiveram contato com as obras em uma visita mediada pelos coordenadores do projeto. Tomaram conhecimento das características da obra de Dali e da relação entre o surrealismo e a proposta …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=20

jun 10

Clube de Arte+Ciência no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Alunos do Clube de Arte+Ciência do CIEP Municipalizado Henfil, de Duque de Caxias, assistem o Concerto da Juventude, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Os alunos foram acompanhados pelos professores Irimar Lino Ferreira e Gabriela Barros de Moura, os quais ministram, respectivamente, as disciplinas de Ciências e Artes no CIEP; bem como pelos Coordenadores Glaucio Aranha (Ciências e …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=17

maio 28

Clube de arte-ciência: Escultura e Cognição

Encontro sobre “Escultura e Cognição” com os alunos do CIEP Municipalizado Henfil, de Duque de Caxias. Percebendo formas e perspectivas em relação a estruturas artísticas tridimensionais.

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=13

nov 17

Alunos do CIEP 178 Joao Saldanha, de Belford Roxo, no Teatro Municipal

Neste dia o Clube de Arte + Ciência visitou o Teatro Municipal, onde a Orquestra Sinfônica executou a Nona Sinfonia de Bethoven. Além de conhecer a obra de Bethoven foram discutidos aspectos neurocientíficos sobre a surdez e sobre a memória musical, a partir do caso deste importante compositor.  

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?p=88

Posts mais antigos «

Carregar mais itens