Imprimir Página

Sobre o projeto

Versões logo-02Clube de Arte+Ciência é um projeto da Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN). Propõem a realização de uma pesquisa-ação para promover ações que estimulem a expressão, fruição e compreensão dos fenômenos artísticos entre discentes e docentes da Baixada Fluminense, a partir da convergência entre arte e ciência. Tem por objetivo: (1) desenvolver ações de inclusão artística de discentes da Baixada Fluminense, e (2) conscientizar gestores educacionais e docentes desta região, por meio da disseminação de conhecimentos embasados nas neurociências, acerca do papel fundamental da arte para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A proposta está alinhada com as mais recentes abordagens propostas pelo campo da neuroestética, processo de convergência entre o campo de artes e neurociências. A ação está sendo desenvolvida por meio da criação de Clubes de Arte-Ciência com foco no ensino fundamental e médio, e da realização de palestras orientadas para a capacitação dos docentes e gestores educacionais para a compreensão das bases neurocientíficas das atividades artísticas. Alinha-se com a meta de estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a função social da educação superior, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto vem sendo executado no CIEP Municipalizado Brizolao 015 Henrique de S. Filho Henfil, em Duque de Caxias; no  Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), no Rio de Janeiro; e no CIEP 178 João Saldanha, em Belford Roxo.

Discute-se muito a arte e a ciência como campos opostos. Os Clubes de Arte-Ciência fazem parte de um projeto de Ciências e Cognição que vem provar que isto não é verdade.

A discussão sobre como a arte pode atuar como uma poderosa ferramenta para comunicar os complexos conceitos científicos está na cabeça de todos os que participam deste projetos, seja aluno, professor ou pesquisador.  A ciência não é um campo frio e sem beleza, assim como as artes não são um campo levado pela paixão e pela falta de rigor técnico. Nos Clubes de Arte-Ciência, atentamos para a beleza da ciência e a técnica da arte como aspectos capazes de habitar um mesmo espaço, e mais, de dialogar e contribuir um para o entendimento do outro.

A ciência é aqui uma inspiração para fazer arte e a arte um caminho inovador de olhar a ciência.

Assim sendo, nós incluímos em nossa discussão exemplos de uso da arte aliado com ciência tanto em sala de aula, quanto em espaços não-formais. Os Clubes buscam ser espaços efetivos de comunicação e popularização do conhecimento. Aqui apresentaremos trabalhos realizados pelos Clubes de Arte-Ciência vinculados ao projeto. Sinta-se à vontade para se juntar a nós.

Instalação de cérebroCriando arte, nós podemos também aumentar e aprimorar nossos conhecimentos sobre ciências.

Pergunte-se:

  • O que artistas, autores e criadores usam para comunicar seu talento?
  • O processo criativo é uma coisa que surge do nada ou somos biologicamente preparados para criar?
  • O que veio primeiro: a arte ou a ciência?

Bem, para fazer arte ou ciência precisamos ter inquietações, transformá-las em perguntas e partir em busca de possíveis respostas.

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/ac/?page_id=2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>