↑ Retornar para 2010

Imprimir Página

Dia do Cérebro no CIEP 178 João Saldanha

Evento: “Dia do Cérebro”.

Na sexta-feira, dia 27/08/2010, o CIEP 178 João Saldanha recebeu a visita do Museu Itinerante de Neurociências (MIN), um dos braços do projeto de extensão CeC-NuDCEN/UFRJ (Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências Ciências e Cognição).  O objetivo das visitas promovidas pelo MIN é promover o “Dia do Cérebro” na escola, a partir de apresentação de oficinas e palestras relacionadas as neurociências. Tal iniciativa teve por enfoque divulgar as neurociências para professores e alunos do colégio de maneira a desmistificar os saberes científicos relacionados a temática. Dessa maneira, o tema escolhido para ser apresentado foi ‘Uma NeurAventura Sensorial’, onde a comunidade escolar mergulhou no mundo dos sentidos (visão, audição, tato e sentidos químicos – olfato e gustação). Além disso, o evento contou com palestras ministradas por professores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) com os seguintes temas: “Como as drogas agem no cérebro?” e “Por dentro do cérebro: entendendo como aprendemos”.  O Prof. Dr. Ricardo Augusto de Melo Reis ministrou a palestra intitulada  “Como as drogas agem no cérebro? Resumo :O cérebro é formado por bilhões de células que estão organizadas em inúmeras áreas. Dois grupos de células se destacam: os neurônios e as células da glia. Destacaremos o ponto de contato entre essas células, região chamada de sinapse, que é o local onde a maioria das drogas age. Algumas sinapses são excitatórias, enquanto outras são inibitórias, e eletricidade e/ou mediadores químicos ativam as sinapses. Na palestra, mostrarei como os neurotransmissores são sintetizados, armazenados e liberados. E ainda como drogas e medicamentos atuam no Sistema Nervoso modificando certas funções comportamentais. O Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco ministrou a palestra intitulada “Por dentro do cérebro: entendendo como aprendemos”. Resumo: O sistema nervoso e sua complexidade são abordados nesta palestra, de forma a promover alguns esclarecimentos sobre como o conhecimento a respeito do Cérebro foi sendo construído até chegarmos aos dias atuais. Sob um olhar cognitivista, busca-se explicar e desmistificar alguns conceitos como o de aprendizagem, memória e períodos críticos, focalizando nos processos relacionados à percepção e à inteligência, alem de conceitos como o de atenção e motivação, que mostram-se essenciais para se entender como nossas memórias, pensamentos e comportamentos constroem o sujeito.

Local: CIEP 178 João Saldanha Belford Roxo (Rua Major Enio Cavalcante Caldas, 2365, Sgtº Roncalli, Belford Roxo, RJ). Diretora: Fátima T. Gonçalves.

Data: 27 de Agosto 2010.

N° de oficinas: 18 oficinas sobre sensoriais.

Organizadores: Alfred Sholl Franco e Talita de Assis.

Publico Alvo: Ensino Fundamental II: Total de 464 alunos. Ensino Médio: Total de 96 alunos. As atividades tiveram seu inicio às 07:00 h, no turno da manhã, e às 13:00 h, no turno da tarde.

Voluntários (Equipe CeC-NuDCEN): Alfred Sholl Franco.
Ana C. da S. Travassos.
Barbara de Paula Pires.
Camila Alvarez Cabral.
Camila Marra de Almeida.
Diego Francisco dos Reis.
Erica G. Nunes Soares.
Gerusa Maritimo da Costa.
Grasielle Duarte Menezes.
Luisa Vidal de Oliveira.
Maria Luiza P.P. Medeiros.
Mayara Corrêa Agostinho.
Ricardo Augusto M. Reis.
Sandra Ma C.S.Gonçalves.
Talita da Silva de Assis.
Tatiana Maia Barreto.
Vanessa Gama Goulart.

Alunos Voluntários CIEP Brizolão 178 João Saldanha: Alessandro O. das Neves (T. 801).
Allan Santos Ferreira (T. 2001).
Bianca Victoria da Silva (T. 2001).
Bruna de Paiva Martins (T. 2001).
Cíntia Ma Estanislau Rosa (T. 2001).
Felipe de Almeida da Silva (T. 1002).
Patrick Silvino de M. Silva (T. 801).
Sara Greice S. Ferreira (T. 601).
Tainá da Silva de Assis (T. 2001).
Weverton C. L. Soares (Auton. M).

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=108

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>