↑ Retornar para Material Didático

Imprimir Página

Roteiros de Práticas em Neurociências

Conheça as oficinas de práticas em neurociências realizadas pelo Museu Itinerante de Neurociências (MIN) e desenvolva você também:

 

Módulo Morfologia Sistema Nervoso e Parasitologia

 

Módulo Ludicidade

 

Módulo Linguagem e Comunicação

 

Módulo Lógica e Cognição

Módulo Memória & Aprendizado

 

Módulo Sensorial

  • Audição:
  • Sentidos químicos:
    • Alimentando-se de Cores
    • Sabores Cheirosos
    • Miraculina: O Doce da Vida
  • Equilíbrio:
    • Cadeira Giratória

 

Módulo Integração sensório-motora – Eu e o Ambiente

 

Módulo Funções Executivas e Emoções

  • Teatro do Corpo
  • Neurofeedback

 

Módulo Criatividade e Imaginação

  • Arte e Imaginação
  • O quanto você é Criativo
  • Modelando a Imaginação
  • Do Abstrato ao Concreto: Imprimindo em 3D

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=1300

Adaptação Tátil

Objetivo didático Perceber a diferença de tocar e deslizar os dedos sobre uma superfície na identificação de texturas. Elucidar que sensações táteis sofrem adaptação. Dinâmica da atividade O participante estará vedado ou de olhos fechados e tentará identificar qual textura é correspondente à peça que esta exposta e para encontrar uma peça com gramatura idêntica …

Pin It

Ver página »

Algoritimos – Jogo Cubo Mágico

Objetivo didático Fazer com que o participante trabalhe a sua lógica para a resolução de um cubo mágico Aprender a identificar os algoritmos existentes no jogo ”Cubo Mágico” Mostrar ao participante dicas e macetes para poder montar o ”Cubo Mágico” Demonstrar como um deficiente visual iria montar um ”Cubo Mágico Adaptado”, através da lógica do …

Pin It

Ver página »

Discriminação Tátil

Objetivo didático Mostrar que quanto mais distal, mais precisos são os resultados. Isso pode ser explicado observando-se o mapa cortical do homúnculo sensorial, no qual há uma maior presença de células sensoriais em áreas como as pontas dos dedos. Dinâmica da atividade Uma caneta hidrocor será dada ao participante, que estará vedado ou de olhos …

Pin It

Ver página »

Adaptação Térmica

Objetivo didático: Verificar a percepção de duração e discriminação térmica. Elucidar que sensações térmicas sofrem adaptação. Dinâmica da Atividade O participante, vendado ou de olhos fechados, colocará os dedos indicadores, um no recipiente de água gelada e outro na de água quente. Será perguntada a sensação térmica de cada dedo. Logo após isso, ambos os …

Pin It

Ver página »

Aprendizagem Motora (Estrelinha)

Objetivo Didático Aprimorar os conhecimentos dos participantes sobre a integração sensório motora do nosso organismo por meio de uma atividade simples e divertida; Elucidar a participação do Córtex Pré – Motor nas nossas atividades motoras; Mostrar que o treino pode levar numa melhora na atividade; Demonstrar que a região da memória recente é trabalhada no …

Pin It

Ver página »

Brincando com Histórias

Brincando com Histórias Objetivo didático: Proporcionar ao público o estímulo à criatividade com a criação e narração de histórias a partir de jogos e brincadeiras. Funcionamento: O mediador deverá organizar os participantes sentados em roda, se apresentar e explicar a oficina que consiste, resumidamente, na criação coletiva de uma história com produção de movimentos e/ou sons a …



Ver página »

Cada Letra Uma História

Objetivo didático: Demonstrar, através da ludicidade, a importância da integração dos níveis linguísticos para a elaboração de narrativas orais e escritas.   Funcionamento: Criar histórias narrativas (orais e/ou escritas, individuais e/ou coletivas). Com as fichas do jogo, o(s) participante(s) deverá(ão) construir uma história seguindo a estrutura do texto narrativo (início, meio e fim) utilizando palavras e …



Ver página »

Características Morfofuncionais da visão

Características Morfofuncionais da visão Objetivo didático: Contextualizar os participantes no reconhecimento de que a luz é o estímulo físico para o nosso sistema visual, ou seja, é ela que estimula a produção de impulsos para nossa visão. Ao mesmo tempo, é importante perceber que os diferentes comprimentos de onda da luz permite-nos observar as diferentes …

Pin It

Ver página »

Capacete do Cérebro

Objetivo Didático:  Este capacete tem por finalidade auxiliar no ensino das funções e localizações das estruturas corticais, de maneira lúdica e divertida. Explica-se as principais funções de acordo com a idade de cada criança e – quando feita a pergunta para quê eles estudam? – que todos possuem as chamadas múltiplas inteligências e os estudos/aprendizagem aprimoram-nas. …

Pin It

Ver página »

Capacete dos Circuitos

Objetivo Didático:  Este capacete tem por finalidade auxiliar no ensino das funções e localizações das estruturas corticais, de maneira lúdica e divertida. Explicam-se as principais funções de acordo com a idade de cada criança e que todos possuem as chamadas múltiplas inteligências e os estudos/aprendizagem basta aprimoram-se Funcionamento: Para fazer o seu Capacete dos Circuitos basta …

Pin It

Ver página »

Comando Imuno – O Jogo!

Jogo “Comando Imuno” Aprenda mais sobre o sistema nervoso e seus componentes celulares com o jogo de plataforma Comando Imuno!   NeurAventura – ComandoImuno Follow

Pin It

Ver página »

Dançando com o papel

Objetivos Didáticos Proporcionar a experiência sensorial por meio da manipulação do papel celofane em sincronia com estímulo musical. Dinâmica da Atividade Através do manuseio do papel celofane, friccionando-o, será vivenciada a dinâmica do pianíssimo ao fortíssimo, articulações rítmicas em variados planos sonoros,  efeitos percussivos com as mãos e com o papel, e o que mais …



Ver página »

Desafios em 2D – Tangram

Objetivo didático Montar as formas (quadrados, retângulo, cruz,coração e ovo) usando peças bidimensionais                    Classificar, selecionar e movimentar sobre o plano as peças que compõem os quebra-cabeças. Explorar e identificar propriedades geométricas elementares. Observar a conservação de uma forma após a realização de um movimento. Apropriar-se do …

Pin It

Ver página »

Desafio 3D – Cubo Soma

Objetivo didático: Montar diferentes formas tridimensionais com as peças do cubo, como figuras de móveis, bichos, formas arquitetônicas, etc. Trabalhar as formas diferentes de montar o cubo Promover competições em gincanas, comemoração do dia da matemática (6 de maio) ou em aulas especiais pode-se estimular os estudantes promovendo competições entre alunos onde venceria quem montasse …

Pin It

Ver página »

Face a Face

Face a Face Objetivo didático: Fazer com que, através de um jogo, os participantes possam utilizar sua memória visual e atenção, a fim de que ocorra também o desenvolvimento de habilidades motoras, voltadas para o desenho. Além disso, há o estímulo da percepção das expressões faciais. Funcionamento: O tabuleiro contém os elementos de reconhecimento de …

Pin It

Ver página »

Higienização das mãos

Objetivo didático Evidenciar a importância da lavagem das mãos, como medida profilática contra contaminação por parasitas (bactérias, vírus protozoários e helmintos). Além de estimular o uso racional da água. Dinâmica da atividade Os participantes esfregam em suas mãos uma mistura de álcool gel com tinta de marcador de texto fluorescente, como fosse hidratante, e posteriormente lavam …



Ver página »

Ilusões e Ilusionismo

Ilusões e Ilusionismo Objetivo didático: Compreender que a percepção dos objetos é uma construção ativa de um estado cerebral relacionado a elementos relevantes do ambiente. Através desta atividade o participante passa a entender as ilusões como aquilo que é percebido em uma dada situação, e o que é percebido em outra situação, trazendo diferentes interpretações …

Pin It

Ver página »

Improvisação Rítmica

Objetivo Didático Estimular a criatividade, a memória e habilidades cognitivas; Proporcionar o acompanhamento de ritmos variados que surgirão das improvisações rítmicas realizadas por eles; Estimular a interação e a integração entre os participantes ao tocarem em conjunto Dinâmica da Atividade Um dos participantes começa a improvisar um ritmo e os outros deverão acompanhar criando uma …



Ver página »

Leitura e Escrita Braille

Objetivo didático Esclarecer que o alfabeto Braille é um sistema de leitura e escrita com pontos em alto relevo numa superfície, que representa qualquer alfabeto convencional e que podem ser “lidos” pela pele, normalmente pelas pontas dos dedos. Mostrar que esse sistema não é exclusivo para pessoas cegas. Dinâmica da Atividade Será apresentado para o …

Pin It

Ver página »

Leitura e Simetria

Leitura e Simetria Objetivo didático: Conscientizar seus participantes sobre as peculiaridades do processamento visual para aquisição da linguagem escrita. Para isso, visa-se apresentar que a escrita obedece regras particulares quando o indivíduo torna-se competente na leitura. Confundir uma imagem pela inversão do plano horizontal desta mesma é conhecido como ato de “espelhar”. Deixar de fazê-lo …



Ver página »

Linguagem Oral: Das Letras aos Fonemas

Objetivos didáticos: Demonstrar através da ludicidade a importância do desenvolvimento da linguagem oral para aquisição da linguagem escrita no sistema alfabético do português brasileiro. Apresentar os aspectos fonéticos e fonológicos a partir de uma visão neurocientífica, incluindo o processamento da linguagem falada e sua relação com a língua escrita. Descrever a participação das percepções táteis, …

Pin It

Ver página »

Macroscopia

Objetivo didático: Exposição interativa de peças anatômicas plastinadas do Sistema Nervoso de humanos e outros animais, onde os participantes podem manipular as peças e conhecer mais sobre as diferentes estruturas que compõem este sistema. A possibilidade de tocar, mexer, explorar e comparar as peças, através do tato e da visão, facilita a compreensão das informações …

Pin It

Ver página »

Malabarismo e Wii

Objetivo Didático Aprimorar as habilidades motoras do aluno por meio de uma atividade prática com Malabares e Nintendo Wii Elucidar que a atividade motora e a coordenação estão relacionadas a áreas corticais do cérebro, e também a relação com o cerebelo que trabalha com controle motor Mostrar ao aluno a importância da persistência para a …



Ver página »

Memória auditiva

Memória Auditiva Objetivo didático: A prática deste trabalho é realizada através de gravuras dos instrumentos musicais de orquestra e uma gravação dos respectivos timbres. O aluno após ouvir cada um dos instrumentos deverá identificá-los pelo nome correto e/ou pela gravura correspondente. O objetivo é observar a resposta dos alunos ao estímulo apresentado complementando com informações …

Pin It

Ver página »

Mente e Corpo: Avaliando Circuitos Neurais

Mente e Corpo: Avaliando Circuitos Neurais Objetivo didático:  Mostrar através de pequenos  testes práticos o funcionamento do sistema neural e como ele se comunica com  as diferentes partes do nosso corpo, formando circuitos que proporcionam uma resposta, motora, visual, tátil, sensorial e  cognitiva. Funcionamento: A oficina esta dividida em diferentes módulos e em cada um …



Ver página »

Microscopia

Objetivo didático Disponibilizar a visualização de lâminas permanentes contendo cortes histológicos (hipocampo, cerebelo e retina) bem como parasitos (ovo e larva de Taenia solium, piolho, larva e adulto de mosquitos pertencentes à espécie Aedes aegypti, com auxílio de microscópios aos participantes). Permitir a construção/ampliação de conceitos, construção de conhecimento, a partir de momento ímpar para …



Ver página »

Multilinguismo: que universo é esse?

Objetivo didático: Interagir com o público, buscando refletir sobre o aprendizado de línguas, reconhecendo o universo da comunicação e diferentes linguagens no mundo globalizado. Funcionamento: O mediador deverá estimular a curiosidade e atenção do público, utilizando diferentes materiais e recursos (vídeos, quadrinhos, jogos) para despertar consciência sobre o aprendizado de línguas, considerando diversidade, inclusão e …



Ver página »

Música e Emoção

Música e Emoção  Objetivo didático: Esta oficina se desenvolve através de estímulo auditivo utilizando gravações de variados estilos musicais e de um breve questionário no qual o participante deverá indicar a palavra ou expressão que melhor traduza o sentimento e emoção despertados no ato da audição. Após esta etapa será feita pela coordenadora da oficina …

Pin It

Ver página »

Música e Emoção

Música e Emoção Objetivo didático: A Oficina da  Música tem por  objetivo  a elaboração de modelagens com material específico e desenhos, coloridos ou não, frutos dos efeitos psicológicos e emocionais estimulados pela audição de duas obras musicais contrastantes. Funcionamento: A dinâmica se dá pela audição através de fones de ouvido conectados ao  computador onde estão os arquivos …



Ver página »

Musiritmo

Objetivo Didática Reconhecer timbres variados por meio da manipulação de instrumentos musicais diversificados em tamanhos e materiais; Reconhecer e acompanhar três ritmos musicais brasileiros (baião, choro e samba); Estimular a atenção, a concentração e a memória auditiva; Proporcionar a integração e a interação entre os participantes ao tocarem em conjunto. Dinâmica da Atividade Cada participante …



Ver página »

Neurobalão

Objetivo didático: Proporciona, sob a perspectiva lúdica, o contato com a forma e a funcionalidade de um neurônio montado com balões infláveis do tipo canudo. Material: – Pacotes de 50 balões canudo de tamanho 260 de cor única (vermelho, verde, amarelo, azul, branco e violeta; seus balões de serem inflados); b) cores vermelho, verde, amarelo, …

Pin It

Ver página »

O mundo fantástico dos fungos

Objetivo didático Evidenciar a importância dos fungos no ambiente, na indústria, na saúde e na doença. Dinâmica da atividade Os participantes observaram distintos alimentos e materiais do cotidiano onde os fungos podem estar presentes realizando ações benéficas ou maléficas. Por um lado, será apresentado o papel dos fungos na produção de distintos alimentos (pão, queijo, …



Ver página »

Óculos Prismático

Óculos Prismático Objetivo didático: Levar os participantes a experimentarem como é enxergar o mundo a partir de uma determinada deficiência visual. Funcionamento: Utilização de óculos simuladores das deficiências visuais mais comuns. Material: Óculos de EPI confeccionados com EVA. Óculos com lentes de aumento. Habilidades exercitadas: Cognição, percepção visual, localização espacial. Baixar material didático:  Modelo óculos …

Pin It

Ver página »

Dobrar e Voar – Construção de Aerogami

Objetivo didático: Fazer aviões de papel, cofeccionar dobraduras de papel (Origami – Aerogami) e trabalhar a criatividade. Funcionamento: Esta oficina consiste na utilização de técnicas de Origami – 折り紙- para a confecção de aviões de papel,  conhecido no Japão como 紙飛行機 (kami hikouki; kami=papel, hikouki=avião), mais especificamente utilizando técnicas de Aerogami – アエロ紙 e uma …



Ver página »

Percepção Tátil

Objetivo didático Perceber a diferença de tocar e deslizar os dedos sobre uma superfície na identificação de texturas. Elucidar que sensações táteis sofrem adaptação. Dinâmica da oficina O participante colocará uma das mãos em uma caixa vedada com objetos variados, pegará um dos objetos em sua mão e sem tirá-la da caixa, somente com o …

Pin It

Ver página »

Pintando o cérebro

Objetivo didático: conhecer o formato do cérebro e seus hemisférios. gesso. Esse tipo de material didático auxilia no processo de aprendizagem de Neurociências pois através do toque e da visualização exercitamos nosso cérebro, uma vez que permite o uso de todas as características táteis para a construção de representações mentais a partir de objetos concretos. …

Pin It

Ver página »

Pintando o Cisticerco

Objetivo didático: Conhecer o formato do cérebro e seus hemisférios, através de picolés de gesso. Esse tipo de material didático auxilia no processo de aprendizagem de Neurociências e Parasitologia, pois através do toque e da visualização exercitamos nosso cérebro, uma vez que permite o uso de todas as características táteis para a construção de representações …



Ver página »

Prosodia Emocional

Objetivo didático Apresentar os aspectos neurológicos envolvidos na expressão e compreensão de estados emocionais a partir da análise de aspectos prosódicos da fala e da linguagem corporal. Com isso, visa-se ressaltar a importância da integração das atividades inter-hemisféricas do cérebro para a comunicação. A entonação e/ou a expressão facial para a comunicação interpessoal, quando prejudicadas …

Pin It

Ver página »

Prismas

Prismas Objetivo didático: Contextualizar os participantes no reconhecimento de que a luz é o estímulo físico para o nosso sistema visual, ou seja, é ela que estimula a produção de impulsos para nossa visão. Ao mesmo tempo, é importante perceber que os diferentes comprimentos de onda da luz permite-nos observar as diferentes cores. Funcionamento: Observação …



Ver página »

Sequencia Lógica: Torre de Hanói

Objetivo didático A torre é composta por uma base com três pinos e sete discos (o número de discos pode variar) com diferentes diâmetros organizados do maior para o menor. Trabalhar no participante a sua lógica para a conclusão da torre de hanói   Introduzir ao participante níveis de dificuldades (do mais fácil ao mais …

Pin It

Ver página »

Slackline

Objetivo didático: O Slackline é uma atividade realizada em uma fita de nylon estreita e flexível onde o praticante se desloca ao longo da fita se equilibrando ou executando movimentos corporais mais complexos. A prática de slackline surgiu na Califórnia, no anos 80, quando escaladores que viviam no parque de Yosemite desenvolveram um sistema primitivo …



Ver página »

Simon Cérebro

Aproveite para exercitar sua memória e aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso! Jogos eletrônicos podem ser eficientes meios para a transmissão de conhecimentos, além de servirem como importante mecanismo para o trabalho cognitivo e a integração sensório-motora. Neste sentido, o desenvolvimento e uso de jogos educativos tem se tornado uma realidade para o …

Pin It

Ver página »

Sons Corporais

Objetivos didáticos: Reconhecer o próprio corpo e os sons que ele pode produzir; Experimentar, descobrir e inventar sons com seu próprio corpo; Desenvolver a percepção auditiva experimentando sons corporais; Reconhecer timbres por meio da experimentação sonora de sons do corpo; Movimentar-se para produzir sons; Estimular a atenção, concentração e memória (ouvir, reconhecer, discriminar e produzir …



Ver página »

Sons em Movimento: Conhecendo a Dança do Ventre

Sons em Movimento: Conhecendo a Dança do Ventre Objetivo didático: Promover a vivência de alguns movimentos básicos de dança do ventre através percepção cinestésica e da relação entre ritmo e movimento. Funcionamento: A oficina será dividida em etapas. Na primeira, os alunos assistirão a um vídeo de dança do ventre e responderão um pequeno questionário …



Ver página »

Vendo Vozes

Vendo Vozes Objetivo didático: Apresentar a relação do processamento auditivo com o conceitos da psicodinâmica vocal. Esta é a representação mental que o ouvinte faz do interlocutor quanto aos seus aspectos físicos e de personalidade a partir da percepção dos elementos acústicos de sua voz. Funcionamento: O participante ouvirá gravações em áudio da fala de personagens …



Ver página »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>