↑ Retornar para Material Didático

Imprimir Página

Roteiros de Práticas em Neurociências

Conheça as oficinas de práticas em neurociências realizadas pelo Museu Itinerante de Neurociências (MIN) e desenvolva você também:

 

Módulo Morfologia Sistema Nervoso e Parasitologia

 

Módulo Ludicidade

 

 

Módulo Linguagem e Comunicação

 

Módulo Lógica e Cognição

 

Módulo Memória & Aprendizado

 

Módulo Sensorial

 

Módulo Integração sensório-motora – Eu e o Ambiente

 

Módulo Funções Executivas e Emoções

  • Teatro do Corpo
  • Neurofeedback

 

Módulo Criatividade e Imaginação

  • Arte e Imaginação
  • O quanto você é Criativo
  • Modelando a Imaginação
  • Do Abstrato ao Concreto: Imprimindo em 3D

 

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=1300

Adaptação Tátil

Objetivos didáticos: Demonstrar através … Dinâmica da Atividade:   Materiais utilizados:   Habilidades exercitadas:   Imagens:   Follow



Ver página »

Adaptação Térmica

Adaptação térmica Objetivo didático: Verificar a percepção de duração e discriminação térmica. Elucidar que sensações térmicas sofrem adaptação. Funcionamento: O participante, vendado ou de olhos fechados, colocará os dedos indicadores, um no recipiente de água gelada e outro na de água quente. Será perguntada a sensação térmica de cada dedo. Logo após isso, ambos os …



Ver página »

Brincando com Histórias

Brincando com Histórias Objetivo didático: Proporcionar ao público o estímulo à criatividade com a criação e narração de histórias a partir de jogos e brincadeiras. Funcionamento: O mediador deverá organizar os participantes sentados em roda, se apresentar e explicar a oficina que consiste, resumidamente, na criação coletiva de uma história com produção de movimentos e/ou sons a …



Ver página »

Cada Letra Uma História

Objetivo didático: Demonstrar, através da ludicidade, a importância da integração dos níveis linguísticos para a elaboração de narrativas orais e escritas.   Funcionamento: Criar histórias narrativas (orais e/ou escritas, individuais e/ou coletivas). Com as fichas do jogo, o(s) participante(s) deverá(ão) construir uma história seguindo a estrutura do texto narrativo (início, meio e fim) utilizando palavras e …



Ver página »

Caixa de Percepção

Caixa de percepção Objetivo didático:  Perceber a diferença de tocar e deslizar os dedos sobre uma superfície na identificação de texturas. Elucidar que sensações táteis sofrem adaptação. Funcionamento:  O participante colocará uma das mãos em uma caixa vedada com objetos variados, pegará um dos objetos em sua mão e sem tirá-la da caixa, somente com …



Ver página »

Características Morfofuncionais da visão

Características Morfofuncionais da visão Objetivo didático: Contextualizar os participantes no reconhecimento de que a luz é o estímulo físico para o nosso sistema visual, ou seja, é ela que estimula a produção de impulsos para nossa visão. Ao mesmo tempo, é importante perceber que os diferentes comprimentos de onda da luz permite-nos observar as diferentes …



Ver página »

Capacete do Cérebro

Objetivo Didático:  Este capacete tem por finalidade auxiliar no ensino das funções e localizações das estruturas corticais, de maneira lúdica e divertida. Explica-se as principais funções de acordo com a idade de cada criança e – quando feita a pergunta para quê eles estudam? – que todos possuem as chamadas múltiplas inteligências e os estudos/aprendizagem aprimoram-nas. …



Ver página »

Capacete dos Circuitos

Objetivo Didático:  Este capacete tem por finalidade auxiliar no ensino das funções e localizações das estruturas corticais, de maneira lúdica e divertida. Explicam-se as principais funções de acordo com a idade de cada criança e que todos possuem as chamadas múltiplas inteligências e os estudos/aprendizagem basta aprimoram-se Funcionamento: Para fazer o seu Capacete dos Circuitos basta …



Ver página »

Comando Imuno – O Jogo!

Jogo “Comando Imuno” Aprenda mais sobre o sistema nervoso e seus componentes celulares com o jogo de plataforma Comando Imuno!   NeurAventura – ComandoImuno Follow



Ver página »

Desafios em 2D – Tangram

Desafio em 2D – Tangram São Jogos lógicos em 2D (cinco modelos de Tangram) onde a sequência de dificuldade vem do mais fácil (tangram coração) ao mais difícil (tangram cruz partida). Objetivo didático:  O objetivo do jogo é montar as formas (quadrado, retângulo, cruz, coração e ovo) usando as peças bidimensionais. Uso criativo: Liberdade para …



Ver página »

Desafio 3D – Cubo Soma

Desafio 3D – Cubo Soma O cubo soma é jogo lógico em 3D criado pelo poeta e matemático dinamarquês Piet Hein (1936). Objetivo didático: O objetivo deste quebra-cabeças é montar um cubo 3x3x3 com sete policubos (peças irregulares formadas com até 4 cubos). Existem 240 formas diferentes de montar (fora as rotações) e pode-se usar …



Ver página »

Discriminação Tátil

Discriminação tátil Objetivo didático: Mostrar que quanto mais distal, mais precisos são os resultados. Isso pode ser explicado observando-se o mapa cortical do homúnculo sensorial, no qual há uma maior presença de células sensoriais em áreas como as pontas dos dedos. Funcionamento: Uma caneta hidrocor será dada ao participante, que estará vedado ou de olhos …



Ver página »

Face a Face

Face a Face Objetivo didático: Fazer com que, através de um jogo, os participantes possam utilizar sua memória visual e atenção, a fim de que ocorra também o desenvolvimento de habilidades motoras, voltadas para o desenho. Além disso, há o estímulo da percepção das expressões faciais. Funcionamento: O tabuleiro contém os elementos de reconhecimento de …



Ver página »

Ilusões e Ilusionismo

Ilusões e Ilusionismo Objetivo didático: Compreender que a percepção dos objetos é uma construção ativa de um estado cerebral relacionado a elementos relevantes do ambiente. Através desta atividade o participante passa a entender as ilusões como aquilo que é percebido em uma dada situação, e o que é percebido em outra situação, trazendo diferentes interpretações …



Ver página »

Leitura e Escrita Braille

Leitura e escrita Braille: Objetivo didático: Esclarecer que o alfabeto Braille é um sistema de leitura e escrita com pontos em alto relevo numa superfície, que representa qualquer alfabeto convencional e que podem ser “lidos” pela pele, normalmente pelas pontas dos dedos. Mostrar que esse sistema não é exclusivo para pessoas cegas. Funcionamento:  Será apresentado …



Ver página »

Leitura e Simetria

Leitura e Simetria Objetivo didático: Conscientizar seus participantes sobre as peculiaridades do processamento visual para aquisição da linguagem escrita. Para isso, visa-se apresentar que a escrita obedece regras particulares quando o indivíduo torna-se competente na leitura. Confundir uma imagem pela inversão do plano horizontal desta mesma é conhecido como ato de “espelhar”. Deixar de fazê-lo …



Ver página »

Linguagem Oral: Das Letras aos Fonemas

Objetivos didáticos: Demonstrar através da ludicidade a importância do desenvolvimento da linguagem oral para aquisição da linguagem escrita no sistema alfabético do português brasileiro. Apresentar os aspectos fonéticos e fonológicos a partir de uma visão neurocientífica, incluindo o processamento da linguagem falada e sua relação com a língua escrita. Descrever a participação das percepções táteis, …



Ver página »

Macroscopia

Objetivo didático: Exposição interativa de peças anatômicas plastinadas do Sistema Nervoso de humanos e outros animais, onde os participantes podem manipular as peças e conhecer mais sobre as diferentes estruturas que compõem este sistema. A possibilidade de tocar, mexer, explorar e comparar as peças, através do tato e da visão, facilita a compreensão das informações …



Ver página »

Memória auditiva

Memória Auditiva Objetivo didático: A prática deste trabalho é realizada através de gravuras dos instrumentos musicais de orquestra e uma gravação dos respectivos timbres. O aluno após ouvir cada um dos instrumentos deverá identificá-los pelo nome correto e/ou pela gravura correspondente. O objetivo é observar a resposta dos alunos ao estímulo apresentado complementando com informações …



Ver página »

Mente e Corpo: Avaliando Circuitos Neurais

Mente e Corpo: Avaliando Circuitos Neurais Objetivo didático:  Mostrar através de pequenos  testes práticos o funcionamento do sistema neural e como ele se comunica com  as diferentes partes do nosso corpo, formando circuitos que proporcionam uma resposta, motora, visual, tátil, sensorial e  cognitiva. Funcionamento: A oficina esta dividida em diferentes módulos e em cada um …



Ver página »

Microscopia

Objetivo didático: Disponibilizar a visualização de lâminas permanentes contendo cortes histológicos (hipocampo, cerebelo e retina) bem como parasitos (ovo e larva de Taenia solium, piolho, larva e adulto de mosquitos pertencentes à espécie Aedes aegypti, com auxílio de microscópios aos participantes). Permitir a construção/ampliação de conceitos, construção de conhecimento, a partir de momento ímpar para …



Ver página »

Multilinguismo: que universo é esse?

Objetivo didático: Interagir com o público, buscando refletir sobre o aprendizado de línguas, reconhecendo o universo da comunicação e diferentes linguagens no mundo globalizado. Funcionamento: O mediador deverá estimular a curiosidade e atenção do público, utilizando diferentes materiais e recursos (vídeos, quadrinhos, jogos) para despertar consciência sobre o aprendizado de línguas, considerando diversidade, inclusão e …



Ver página »

Música e Emoção

Música e Emoção  Objetivo didático: Esta oficina se desenvolve através de estímulo auditivo utilizando gravações de variados estilos musicais e de um breve questionário no qual o participante deverá indicar a palavra ou expressão que melhor traduza o sentimento e emoção despertados no ato da audição. Após esta etapa será feita pela coordenadora da oficina …



Ver página »

Música e Emoção

Música e Emoção Objetivo didático: A Oficina da  Música tem por  objetivo  a elaboração de modelagens com material específico e desenhos, coloridos ou não, frutos dos efeitos psicológicos e emocionais estimulados pela audição de duas obras musicais contrastantes. Funcionamento: A dinâmica se dá pela audição através de fones de ouvido conectados ao  computador onde estão os arquivos …



Ver página »

Neurobalão

Objetivo didático: Proporciona, sob a perspectiva lúdica, o contato com a forma e a funcionalidade de um neurônio montado com balões infláveis do tipo canudo. Material: – Pacotes de 50 balões canudo de tamanho 260 de cor única (vermelho, verde, amarelo, azul, branco e violeta; seus balões de serem inflados); b) cores vermelho, verde, amarelo, …



Ver página »

O Corpo no Som

O Corpo no Som Nosso cérebro está profunda e diretamente conectado à música. O ser humano tem pré-disposição nata para produzir e desfrutar de comportamentos musicais. Assim sendo, pretendemos proporcionar aos participantes, momentos de envolvimento com a criatividade, expressão musical, improvisações, sensibilidade, diferentes sensações e emoções através da integração corpo-instrumento-mente musical. Pesquisadores e profissionais da …



Ver página »

Óculos Prismático

Óculos Prismático Objetivo didático: Levar os participantes a experimentarem como é enxergar o mundo a partir de uma determinada deficiência visual. Funcionamento: Utilização de óculos simuladores das deficiências visuais mais comuns. Material: Óculos de EPI confeccionados com EVA. Óculos com lentes de aumento. Habilidades exercitadas: Cognição, percepção visual, localização espacial. Baixar material didático:  Modelo óculos …



Ver página »

Origami

Dobrar e Voar – Construção de Aerogami Objetivo didático: Fazer aviões de papel, cofeccionar dobraduras de papel (Origami – Aerogami) e trabalhar a criatividade. Funcionamento: Esta oficina consiste na utilização de técnicas de Origami – 折り紙- para a confecção de aviões de papel,  conhecido no Japão como 紙飛行機 (kami hikouki; kami=papel, hikouki=avião), mais especificamente utilizando …



Ver página »

Percepção Tátil

Percepção Tátil Objetivo didático: Perceber a diferença de tocar e deslizar os dedos sobre uma superfície na identificação de texturas. Elucidar que sensações táteis sofrem adaptação. Funcionamento: O participante estará vedado ou de olhos fechados e tentará identificar qual textura é correspondente à peça que esta exposta e para encontrar uma peça com gramatura idêntica …



Ver página »

Pintando o cérebro

Objetivo didático: conhecer o formato do cérebro e seus hemisférios. gesso. Esse tipo de material didático auxilia no processo de aprendizagem de Neurociências pois através do toque e da visualização exercitamos nosso cérebro, uma vez que permite o uso de todas as características táteis para a construção de representações mentais a partir de objetos concretos. …



Ver página »

Pintando o Cisticerco

Objetivo didático: Conhecer o formato do cérebro e seus hemisférios, através de picolés de gesso. Esse tipo de material didático auxilia no processo de aprendizagem de Neurociências e Parasitologia, pois através do toque e da visualização exercitamos nosso cérebro, uma vez que permite o uso de todas as características táteis para a construção de representações …



Ver página »

Prosódia emocional

Objetivo didático: Contextualizar de forma lúdica a divulgação de informações científicas referentes aos aspectos do processamento da linguagem e sua relação com a emoção. A oficina consiste em jogos de adivinhação que visam explorar as habilidades de expressão (A) e compreensão (B) prosódica-emocional vivenciando este aspecto do processamento comunicativo. Funcionamento: A) Baseado no jogo “EU …



Ver página »

Prosódia Emocional

Prosódia Emocional Objetivo didático: Apresentar os aspectos neurológicos envolvidos na expressão e compreensão de estados emocionais a partir da análise de aspectos prosódicos da fala e da linguagem corporal. Com isso, visa-se ressaltar a importância da integração das atividades inter-hemisféricas do cérebro para a comunicação. A entonação e/ou a expressão facial para a comunicação interpessoal, …



Ver página »

Prismas

Prismas Objetivo didático: Contextualizar os participantes no reconhecimento de que a luz é o estímulo físico para o nosso sistema visual, ou seja, é ela que estimula a produção de impulsos para nossa visão. Ao mesmo tempo, é importante perceber que os diferentes comprimentos de onda da luz permite-nos observar as diferentes cores. Funcionamento: Observação …



Ver página »

Slackline

Slackline Objetivo didático: O Slackline é uma atividade realizada em uma fita de nylon estreita e flexível onde o praticante se desloca ao longo da fita se equilibrando ou executando movimentos corporais mais complexos. A prática de slackline surgiu na Califórnia, no anos 80, quando escaladores que viviam no parque de Yosemite desenvolveram um sistema …



Ver página »

Simon Cérebro

Aproveite para exercitar sua memória e aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso! Jogos eletrônicos podem ser eficientes meios para a transmissão de conhecimentos, além de servirem como importante mecanismo para o trabalho cognitivo e a integração sensório-motora. Neste sentido, o desenvolvimento e uso de jogos educativos tem se tornado uma realidade para o …



Ver página »

Sons em Movimento: Conhecendo a Dança do Ventre

Sons em Movimento: Conhecendo a Dança do Ventre Objetivo didático: Promover a vivência de alguns movimentos básicos de dança do ventre através percepção cinestésica e da relação entre ritmo e movimento. Funcionamento: A oficina será dividida em etapas. Na primeira, os alunos assistirão a um vídeo de dança do ventre e responderão um pequeno questionário …



Ver página »

Vendo Vozes

Vendo Vozes Objetivo didático: Apresentar a relação do processamento auditivo com o conceitos da psicodinâmica vocal. Esta é a representação mental que o ouvinte faz do interlocutor quanto aos seus aspectos físicos e de personalidade a partir da percepção dos elementos acústicos de sua voz. Funcionamento: O participante ouvirá gravações em áudio da fala de personagens …



Ver página »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>