Retornar para Roteiros de Práticas em Neurociências

Macroscopia

Objetivo didático

Exposição interativa de peças anatômicas ¹plastinadas do Sistema Nervoso de humanos e outros animais, onde os participantes podem manipular as peças e conhecer mais sobre as diferentes estruturas que compõem este sistema. A possibilidade de tocar, mexer, explorar e comparar as peças, através do tato e da visão, facilita a compreensão das informações passadas pelos voluntários da oficina. A utilização de diferentes fontes sensoriais para apresentar um sistema tão complexo como este facilita o entendimento e a construção de novos conhecimentos, antes restritos apenas a imagens e textos de livros e/ou revistas, o que desperta o interesse e curiosidade nos participantes. Nesta oficina observamos a imersão do participante nesta experiência tátil-visual, o que resulta em perguntas e questionamentos antes reprimidos pela falta de identificação com o assunto.

1 – Plastinação é um processo de conservação biológica, na qual ocorre uma troca de gordura e água por resina, dando consistência e resistência a peça, sem nenhum toxicidade. 

Dinâmica da Atividade

Os monitores mostram como o sistema nervoso é organizado e explicam as funções desempenhadas pelas as várias áreas e estruturas que compõem o sistema nervoso. Além disso, várias curiosidades são apresentadas sobre a anatomia e o funcionamento do sistema nervoso.

Material Utilizado

  • Peças anatômicas plastinadas;
  • Luvas para procedimentos não-cirúrgicos de tamanhos variados;
  • Descarte para luvas
  • Álcool Gel

Habilidades exercitadas:

  • Concentração
  • Memória

Recursos Didáticos

  • Neuroquest  – Organização do Encéfalo (https://www.youtube.com/watch?v=-l0NgtwU5ZE)

Imagens

Idealizador da atividade: Alfred Sholl-Franco

Revisor:  Alan Cardoso

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=1377

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.