Imprimir Página

Simon Cérebro

Aproveite para exercitar sua memória e aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso!

Jogos eletrônicos podem ser eficientes meios para a transmissão de conhecimentos, além de servirem como importante mecanismo para o trabalho cognitivo e a integração sensório-motora. Neste sentido, o desenvolvimento e uso de jogos educativos tem se tornado uma realidade para o ensino e a popularização de ciências. Assim, para desenvolver o Simon Cérebro pesquisamos vários jogos com potencial para a divulgação e ensino de neurociências, o que resultou na escolha do jogo “Simon”, também conhecido no Brasil como “Genius”. Este tipo de jogo exercita e desenvolve diferentes capacidades mnemônicas (p.e. perceptuais e operacionais).

O jogo “Simon Cérebro” foi desenvolvido por Cícero Cazé Rabelo e Alfred Sholl-Franco, em Flash/AS, a partir da união de informações básicas sobre o mapeamento cerebral, a mecânica do jogo “Simon” e um novo “design” de acordo com a proposta do divulgar e popularizar as neurociências através das artes e uso de novas tecnologias de informação e comunicação. A ideia inicial foi enriquecida com uma pesquisa sobre jogos digitais educativos e suas influências no desenvolvimento das capacidades cerebrais. Dentre os jogos observados do tipo casual, o “Simon” foi um dos selecionados para ser utilizado como base desta adaptação, uma vez que apresenta fácil operacionalidade para o uso por indivíduos de todas as idades, além de manter a atenção do jogador através do desafio apresentado.

Aproveitem e divirtam-se!

imagem simon - introducao

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=1494

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>