Objetivo didático: Proporciona, sob a perspectiva lúdica, o contato com a forma e a funcionalidade de um neurônio montado com balões infláveis do tipo canudo.
Material:
– Pacotes de 50 balões canudo de tamanho 260 de cor única (vermelho, verde, amarelo, azul, branco e violeta; seus balões de serem inflados); b) cores vermelho, verde, amarelo, azul, branco, violeta; as cores restantes podem ser obtidas a partir de 1 pacote extra de 50 balões canudo de tamanho 260 de cor sortida);
– Fitas adesivas;
– Inflador de balões;
– Imagem de um neurônio modelo;
Montagem: O neurobalão padrão é constituído de dois dendritos, um axônio, um corpo celular, um núcleo celular. Há um balão moldado em forma de dendrito quase totalmente inflado com dois dedos de comprimento de rabicho (dendrito maior) e outro com metade de tamanho do anterior (dendrito menor). Há um balão moldado em forma de axônio quase totalmente inflado com dois dedos de comprimento de rabicho. O axônio é dividido em torcido em dois segmentos iguais equidistantes. Cada torção é um giro duplo do axônio sobre seu próprio eixo. A cada torção se corta um segmento de fita adesiva (aproximadamente 6/7 cm) que é girado e fixado em torno de cada torção. Cada segmento em forma de salsicha é chamado de bainha mielinizada ou célula de Schwann. Cada fita adesiva unida no espaço entre os segmentos do axônio é chamada de nodo de Ranvier. Há um balão moldado em forma de corpo celular quase totalmente inflado com dois dedos de comprimento de rabicho. O corpo celular é dividido em torcido em dois segmentos iguais equidistantes. Cada torção é um giro duplo do corpo celular sobre seu próprio eixo. A cada torção se corta um segmento de fita adesiva (aproximadamente 6/7 cm) que é girado e fixado em torno de cada torção. Nenhum segmento em forma de salsicha recebe nome e a fita fixada é colocada apenas para assegurar a imobilização da torção. O rabicho se une ao início do corpo celular (a que recebeu o nó para aprisionar o ar) dando-se um nó para formar o triângulo resultante. O rabicho que sobra ao final de cada estrutura do neurônio (dentrito maior, menor e axônio) é usado para se dar um nó em cada vértice do corpo celular (triângulo). Cada vértice é unido a apenas uma dessas estruturas. Há um balão moldado em forma de núcleo celular quase totalmente inflado com dois dedos de comprimento de rabicho. Com as duas mãos a partir do meio deste balão conforma-se o balão em “U” para que a estrutura se molde em círculo. O rabicho se une ao início do balão (a que recebeu o nó para aprisionar o ar).