Imprimir Página

Prosódia emocional

Objetivo didático: Contextualizar de forma lúdica a divulgação de informações científicas referentes aos aspectos do processamento da linguagem e sua relação com a emoção. A oficina consiste em jogos de adivinhação que visam explorar as habilidades de expressão (A) e compreensão (B) prosódica-emocional vivenciando este aspecto do processamento comunicativo.
Funcionamento:
A) Baseado no jogo “EU SOU” da ESTRELA®, propomos o jogo “Qual é sua emoção?”, onde cada participante sorteia uma carta que indica um tipo de emoção (alegria, tristeza , medo, surpresa e raiva) e põe na cabeça do adversário sem que o próprio veja. O adversário fará o mesmo. Ambos então terão que ler uma frase “neutra” (ex. A porta está fechada) com entonações e recursos prosódicos correspondentes à emoção que deverá ser adivinhada.
B) Outra opção de atividade relacionase exclusivamente à compreensão linguística emocional. Contaremos com gravações de sentenças (CD) ou com a participação dos monitores da oficina para expressar diferentes emoções na leitura de frases. O público participante terá que adivinhar a emoção correspondente, associando a intenção do falante (quem leu a frase ou ao narrador do CD) à cartas de carinhas que as representam.
Material:
Para dinâmica (A):
– 4 capacetes/chapeus
– Cartas/fichas com sentenças
– Cartas com as emoções (“smiles”/”emoticons”)
Para a dinâmica (B):
– CD com as sentenças gravadas
– Fone de ouvido e leitor de cd

DSC058692013-05-24 12.49.00

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=1709

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>