Imprimir Página

Sobre nós

O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN) foi criado em novembro de 2009, através da parceria entre a Organização Ciências e Cognição (uma ONG) e o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ). Esta é uma iniciativa focada na promoção da alfabetização e difusão científica, que envolve atividades como o Laboratório Aberto de Práticas, palestras, exposições, dentre outras.
Entre os anos de 2010 e 2016 o Projeto atendeu um total de aproximadamente 39.700 participantes entre crianças, jovens e adultos. Até o mês de agosto deste ano (2017) o público já somava aproximadamente 4.000 participantes. Esse total incluiu também os visitantes da “Semana do Cérebro”, atividade organizada anualmente no mês de março, no campus da UFRJ, que em sua 8ª edição contabilizou 1.450 visitantes.

Durante esses anos o MIN já levou suas atividades ao município do Rio de Janeiro e a vários municípios da região metropolitana. Entre eles estão: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Nilópolis, Teresópolis, etc.

O processo de capacitação de voluntários é realizado sempre de maneira contínua. Tanto com os estudantes da UFRJ e voluntários externos, quanto com os alunos e professores da instituição visitada. Todos aprendem sobre os fundamentos teóricos de cada atividade prática desenvolvida nas oficinas (entre 20 e 25 diferentes oficinas por visitação), além de receberem certificado comprovando sua participação.

A agenda de visitações do MIN nas escolas é definida por meio de edital publicado no ano anterior, de maneira a selecionar todas as escolas que o receberão durante o ano. Informações sobre as datas e regras estão disponíveis na página www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=2343.

As palestras abordam temas atuais à luz das neurociências, ligadas ao tema central do MIN, que se modifica a cada ano. Essas exposições são proferidas em linguagem simples e acessível, para os níveis de educação fundamental e médio, pelo Prof. Dr. Alfred Sholl Franco.

O projeto tem por finalidade oferecer os primeiros contatos de alunos e visitantes com fundamentos básicos de neurociências, auxiliando a formação de conhecimentos que poderão ser recuperados, posteriormente, durante o ensino formal ou no dia-a-dia.

Os interessados em atuar como voluntários devem entrar em contato através do e-mail: museuitinerante@cienciasecognicao.org

 

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=21

Contato

PARA DÚVIDAS, SUGESTÕES, RECLAMAÇÕES, ELOGIOS E OUTROS, ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL: museuitinerante@cienciasecognicao.org       . Follow



Ver página »

Equipe/Parceiros

Coordenação Geral: Alfred Sholl-Franco (UFRJ), Débora henrique Anjos (UFRJ), Luisa Teixeira Pinto (Ciências Biológicas/CEDERJ-UFRJ) e Vinicius de Castro e Silva (Ciências Biológicas/CEDERJ-UFRJ). Responsável por Voluntários: Luisa Teixeira Pinto (Ciências Biológicas/CEDERJ-UFRJ) e Tatiana Maia Barreto (SEMED Nova Iguaçu) Responsável por Gestão e Divulgação: Vinicius de Castro e Silva (Ciências Biológicas/CEDERJ-UFRJ). Assistentes: Alan Cardoso (Ciências Biológicas/CEDERJ-UFRJ), Sara Faleiro …



Ver página »

Estatísticas

Eventos em 2016 Voluntários Público VII Semana do Cérebro  215  1.450 Dia do Cérebro no Colégio Pedro II – Campus Niterói (Rua General Castrioto, 120 Barreto – Niterói,RJ – CEP: 24110-256)  73  560 Dia do Cérebro no Colégio Estadual Hélio Rangel – (Rua Odessa, 546 – Jardim Primavera Duque de Caxias – RJ – CEP: 25265-480  65  750 Dia …

Pin It

Ver página »

2 comentários

  1. Sandro Almeida

    Olá, sou professor de Ciências e Biologia do Estado do Rio de Janeirio. Gostaria de saber como agendar para levar a minha escola até vocês e,se estão enviando ônibus para as escolas levarem os alunos para a exposição que vocês possuem?
    Caso a resposta seja positiva, como devo proceder?
    Atenciosamente, Sandro Almeida.

    1. Caro Sandro,
      O MIN leva até as escolas da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro o “Dia do Cérebro” com oficinas e palestras.
      A agenda de 2012 já está fechada.

      Para agendamento para 2013, o solicitante (funcionário da Unidade de Ensino ou do Espaço) deverá enviar o formulário de inscrição (ficha inscricao MIN – 2013) preenchido e digitalizado para o e-mail: museuitinerante@cienciasecognicao.org.
      O período de pré- inscrições será de 15/10/2012 à 07/12/2012 e o resultado divulgado pelo site: http://www.cienciasecognicao.org/min, a partir de 21/12/2012.

      Atenciosamente,

      Kristini Coura
      Gestão e Divulgação Online – MIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>