Imprimir Página

Desafios em 2D – Tangram

Desafio em 2D – Tangram

São Jogos lógicos em 2D (cinco modelos de Tangram) onde a sequência de dificuldade vem do mais fácil (tangram coração) ao mais difícil (tangram cruz partida).

tangram 1

Objetivo didático: 

O objetivo do jogo é montar as formas (quadrado, retângulo, cruz, coração e ovo) usando as peças bidimensionais.

Uso criativo: Liberdade para criar novas formas bidimensionais usando as peças do tangram.

Uso da lógica:                                           

  • Para os jogos de forma retangulares (tradicional, cruz partida e pitagórico) é mais lógico começar a montagem pelas peças mais difíceis e deixar as mais fácies para depois onde poderão ser feitas rotações, translações reflexões até que elas se encaixem nos espaços. Se não tiver encaixe então é preciso mexer nas peças já encaixadas;

Para os jogos com formato curvo (coração e ovo) é mais lógico começar a montagem pelas peças curvas que tem posições específicas e deixar as outras peças para encaixar depois sem mexer nas já encaixadas.

Funcionamento:

Os mediadores deixam o estudante manipular livremente observando como ele usa sua lógica, e, caso o estudante precise de ajuda o mediador o desafia a analisar as peças e a pensar em como elas podem ser movimentadas para serem encaixadas antes de ficar tirando e colocando peças aleatoriamente. O mediador pode instigar o estudante com a seguinte pergunta – É melhor começar pelo mais fácil ou o mais difícil? Normalmente os estudantes começam encaixando as peças menores e mais fáceis e deixam as grandes e mais difíceis para depois, além de colocar e tirar as 7 peças a cada vez que uma não se encaixa (sem nem tentar ver outras posições para essa peça fazendo rotação, translação e reflexão). Então o mediador vai instigando o estudante (respeitando as diferenças) a perceber os padrões das peças e as formas como elas podem ser movimentadas e encaixadas.

 

Slide1

Translação – deslocamento paralelo, mesma direção e sentido. Ex. elevador

 

Slide2

Reflexão – transformação geométrica que espelha a figura. Ex. Imagem no espelho

 

Slide3

Rotação – girar sem sair da origem em diferentes graus. Ex. ponteiro do relógio.

 

 EXEMPLO DE ENCAIXE SEM O USO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

 

tangram 5

Observe a forma que esse Tangram estava sendo montado por um estudante adolescente (ensino médio). Ele estava colocando e tirando as peças sem analisar as formas e os espaços. Aparentemente usando regulação sensório-motora automática.

 

Materiais utilizados: 

Peças de madeira com modelos de desenhos diversos

 

Autor: Kátia Machinez; Dennis
Pin It

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=2864