Imprimir Página

Desafio 3D – Cubo Soma

Desafio 3D – Cubo Soma

O cubo soma é jogo lógico em 3D criado pelo poeta e matemático dinamarquês Piet Hein (1936).

cubo soma 1

Objetivo didático:

O objetivo deste quebra-cabeças é montar um cubo 3x3x3 com sete policubos (peças irregulares formadas com até 4 cubos). Existem 240 formas diferentes de montar (fora as rotações) e pode-se usar a criatividade para montar outras figuras.

Como no Tangram é importante apresentar o objetivo do jogo e deixar oestudante manipular livremente o jogo tentando montá-lo.

Uso criativo: Liberdade para criar novas formas bidimensionais usando as peças do tangram.

Funcionamento:

O mediador vai observando como a lógica desse estudante é conduzida. Se ele necessitar de ajuda o mediador pode pergunta-lo quais peças ele achou mais difíceis de encaixar. Faz a mesma pergunta do Tangram: É melhor começar pelo mais fácil ou pelo mais difícil? Com a resposta o mediador sugere que o estudante separe as peças mais fáceis e as mais difíceis. O mediador então orienta o estudante e começar montando a base (sem deixar furos em baixo) com as peças mais difíceis e vir montando o cubo de baixo para cima. E, é importante não desmontar a base antes de testar todas as posições das peças (rotação, reflexão) antes de desistir e mexer na base.

Materiais utilizados:

Peças de madeira em 3D.

cubo soma 2

O cubo soma é considerado o Tangram 3D. Também desenvolve habilidades espaciais, pensamento crítico, soluções de problemas, memória, concentração, coordenação e agilidade mental.

 

 

Autor: Kátia Machinez; Dennis

 

 

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=2866