Imprimir Página

Slackline

Objetivo didático:

O Slackline é uma atividade realizada em uma fita de nylon estreita e flexível onde o praticante se desloca ao longo da fita se equilibrando ou executando movimentos corporais mais complexos. A prática de slackline surgiu na Califórnia, no anos 80, quando escaladores que viviam no parque de Yosemite desenvolveram um sistema primitivo de montagem para treinarem seu equilíbrio numa espécie de corda bamba montada com equipamentos de escalada. Desde então a prática se difundiu e os equipamentos utilizados evoluíram, o que possibilitou o acesso de outras pessoas não praticantes de escalada. A possibilidade de ser realizada em ambientes naturais com belas paisagens torna o slackline uma atividade extremamente agradável, trazendo tanto benefícios mentais quanto físicos aos seus praticantes.

Dinâmica da atividade:

Serão montadas duas fitas de slackline de até 15 metros de comprimento cada. Necessita-se de duas árvores rígidas e grossas para a montagem de cada fita, sendo que a montagem ficará a uma altura de 30 cm do chão. As fitas serão montadas com comprimento menor do que 15m no intuito de facilitar a experiência daqueles que não possuem domínio da prática, pois numa fita muito longa o deslocamento e o equilíbrio se tornam mais difíceis. As placas de EVA ficarão dispostas abaixo das linhas montadas para assegurar que possíveis quedas sejam realizadas de forma suave e sem acidentes.

Os monitores deverão passar uma proteção entorno da árvore antes de passar a fita em volta da mesma, pois esta proteção prevenirá danos à árvore e ao material. A proteção pode ser feita com qualquer pedaço de pano, papelão ou tapete. Após, o monitor terá que envolver uma das árvores com a fita que possui a catraca de tensão e passar a catraca por dentro do loop da fita. Depois o monitor irá envolver a segunda árvore com a fita para caminhada e passá-la por dentro da catraca de tensão e, enfim, tensionar a fita de caminhada. A tensão na fita facilita a caminhada dos inexperientes. Uma fita pouco tensionada exigirá muito mais habilidade ao se equilibrar.

O ideal é orientar que o aluno se equilibre com um é de cada vez e depois utilizando os dois pés, para que o aluno vivencie a experiência do equilíbrio e desequilíbrio. O aluno deverá flexionar os joelhos, levantar os braços e concentrar-se no seu centro de equilíbrio. O correto é olhar para frente, não para os pés ou para a fita.

Materiais utilizados:

  • Fitas de slacklina
  • EVA
  • Colchão

 

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=3342