Imprimir Página

Mente e Corpo: Avaliando Circuitos Neurais

Mente e Corpo: Avaliando Circuitos Neurais

Objetivo didático: 

Mostrar através de pequenos  testes práticos o funcionamento do sistema neural e como ele se comunica com  as diferentes partes do nosso corpo, formando circuitos que proporcionam uma resposta, motora, visual, tátil, sensorial e  cognitiva.

Funcionamento:

A oficina esta dividida em diferentes módulos e em cada um deles avaliaremos um circuito neural diferente.

1)“Química Sensorial” –  Avaliaremos o circuito quimico-sensório através da identificação de odores especificos.

O participante de olhos vendados, fechara uma das narinas e com a outra terá que identificar os odores que lhe serão solicitados. Em pequenos potes colocaremos café, cravo, canela e outras especiarias. Assim sendo, solicitaremos que o participante identifique  um odor de cada vez e analisaremos o grau de dificuldade quanto a identificação.

 

2)“Visão” –  Avaliaremos a integridade óptica e o campo visual do participante.

Com o auxilio da Tabela de Snellen o participante terá que identificar com uma certa distancia a letra solicitada.  Em outro momento, daremos a oportunidade dos participantes colocarem os oculos “diferentes visões do mundo” onde terá a oportunidades  vivenciar alguns acometimentos visuais. Como : catarata, miopia, entre outras.

 

3)“Sons e Audição”- Avaliação da audição e da percepção de sons e ruidos.

Com o auxilio do diapasão de 512 Hz posicionado sobre o vertice ou na linha media da testa,  verificaremos se há percepção de som em ambos os ouvidos ou somente em um.  Em outro momento posicionaremos o diapasão no processo mastóide e verificaremos se há percepção de som em ambos os ouvidos ou somente em um.

 

4)“Percepção do Corpo” – Avaliaremos a percepção espacial e nivel de consciencia do indivíduo.

Pediremos ao participante que fique de pé com o braço estendido e com o auxilio de uma caneta esfereografica indicaremos pontos na regiao do braço e o participante tentará indicar o local que foi indicado anteriormente.

 

5)“Reflexos”- Avaliação dos reflexos motores.

Com o auxilio do martelo de Tylor, daremos pequenos toques nas extrremidades dos tendoões patelar, bicipital e tricipital para a verificalçao das respostas motoras.

 

6)“Fantasmas do Corpo”

 

Materiais utilizados: 

Diapasão 512 e 128 Hz, lanterna pequena, martelo de Tylor, algodão e pincel, caneta esferográfica, óculos da oficina “diferentes visões do mundo”, tabela de Snellen, pacotes com condimentos e mão de silicone.

 

13

Link permanente para este artigo: http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=3348