Objetivos:
Demonstrar as propriedades de adaptação ao toque, ilustrando como o SN pode alterar a sua percepção através dessa característica tátil, principalmente em regiões de maior sensibilidade, como na ponta dos dedos.
Materiais utilizados:
- Peças de madeira ou papelão (3 x 3 cm), nas quais foram fixados pedaços de lixas com diferentes texturas (gramaturas de 50, 80, 150, 180, 220 e 280), além de pedaços de etil vinil acetato (EVA) e feltro, formando oito pares de peças diferentes (um par de cada textura).
Descrição da Atividade
Os alunos foram dispostos em duplas, um de frente para o outro e ambos sentados. Um dos participantes estava de olhos fechados (vendados de preferência), com as duas mãos esticadas, as palmas voltadas para o tampo da mesa (carteira) e apenas os dedos indicadores de cada mão esticados. O outro colega da dupla segurou os indicadores por cima e encostou rapidamente as pontas dos dedos do colega sobre a superfície das amostras de texturas, iguais ou diferentes e, em seguida, afastou os dedos e questionou se o toque forneceu informações de que as texturas eram iguais e diferentes. Os resultados foram anotados indicando se as combinações de texturas foram identificadas como iguais ou diferentes. A seguir, a mesma lista de combinações foi retestada, mas agora ao invés das pontas dos dedos serem apenas encostadas brevemente sobre as texturas, o aluno deslizou as pontas dos dedos do colega ao longo das superfícies texturizadas, sendo novamente o resultado obtido anotado (Figura 4L). Após tocar rapidamente ou deslizar as pontas dos dedos na superfície, os alunos puderam comparar se houve diferença na percepção de texturas iguais ou diferentes.
Habilidades e Propriedades Funcionais Relacionadas:
Tópicos possíveis de serem questionados a partir dessa atividade:
- Há diferença na percepção das texturas diferentes quanto é realizado o toque breve ou o arrastar sobre as superfícies?
- Em qual experiência é mais fácil diferencias as texturas?
- Será que se as texturas forem expostas a outras regiões da nossa pele, teremos a mesma percepção?
Recursos Didáticos para Baixar:
Imagens:
Autor: Prof. Alfred Sholl-Franco