Objetivo didático
- Fazer com que o participante trabalhe a sua lógica para a resolução de um cubo mágico
- Aprender a identificar os algoritmos existentes no jogo ”Cubo Mágico”
- Mostrar ao participante dicas e macetes para poder montar o ”Cubo Mágico”
- Demonstrar como um deficiente visual iria montar um ”Cubo Mágico Adaptado”, através da lógica do dado, em que cada lado do cubo possui pontos de cristais de 1 a 6, como forma de guia
Dinâmica da atividade
- O aluno deve conhecer primeiramente as peças, as camadas e como funciona a movimentação do cubo, se ele já conhecer ele poderá já começar a montagem do cubo. Deve-se apresentar ao aluno os passos a passos da montagem do cubo, dando o tempo necessário para o aluno montar os passos, para assim ir evoluindo até completar o cubo.
- Além do cubo tradicional, elaboramos um cubo adaptado para deficientes visuais, com o intuito de mostrarmos como um cego poderia montar este cubo. Desenvolvemos um material de sensibilização, com óculos de segurança (em policarbonado) com lentes incolores e anti-embaçante Jaguar Kalipso, cobertas por EVA preto . Tivemos a preocupação de escolher esse material para adaptação por ser eficiente em tampar a visão sem provocar incômodo ou alergia, pois o EVA não tem contato direto com os olhos.
OBS: O manual existe para orientar o trabalho do mediador, por isso é importante seu uso durante a oficina
Material Utilizado
- Cubo Mágico 3x3x3
- Manual de instruções – Ciências e Cognição
Habilidades exercitadas
- Lógica
- Concentração
- Estratégia
Recursos Didáticos para Baixar/Usar:
Imagens
Idealizador: Kátia Machinez
Revisor: Alfred Sholl-Franco e Alan Cardoso