Objetivo didático
- A torre é composta por uma base com três pinos e sete discos (o número de discos pode variar) com diferentes diâmetros organizados do maior para o menor.
- Trabalhar no participante a sua lógica para a conclusão da torre de hanói
- Introduzir ao participante níveis de dificuldades (do mais fácil ao mais difícil ), para instigá-lo a continuar a atividade, mostrando sempre a ele a sua capacidade de concluir alguma etapa
- Estimular o raciocínio
Dinâmica da atividade
Apresentar ao participante a torre, e as suas duas regras. Geralmente inicia-se o jogo com dois disco para demonstração das regras ( movimentar somente um disco por vez, não pode colocar discos maiores em cima). Logo depois inicia-se o jogo e a cada fase completada, o nível de dificuldade aumenta (coloca-se mais discos), é interessante motivar o aluno e dar dicas ao decorrer do jogo, atentando-se às regras e ao fornecimento das ‘’respostas’’. Logo após essas rodada, orienta-se o participante a montar a ‘’Torre de Hanói Adaptada’’ com o uso de um óculos que impossibilita a visão, fazendo com que a pessoa se guie pelos códigos que estão escritos nos discos e nas torres.
OBS: O manual existe para orientar o trabalho do mediador, por isso é importante seu uso durante a oficina
Materiais utilizados
- Torre de Hanói
- Torre de Hanói Adaptada;
- Manual de instruções – Ciências e Cognição.
Habilidades exercitadas
- Lógica
- Concentração
- Estratégia
- Raciocínio
Recursos Didáticos para Baixar/Usar:
Imagens
Idealizador: Kátia Machinez
Revisor: Alfred Sholl-Franco e Alan Cardoso
Imagens: Hugo Marins