Objetivos:
- Aprimorar os conhecimentos dos participantes sobre a integração sensório motora do nosso organismo por meio de uma atividade simples e divertida;
- Elucidar a participação do Motor e Cerebelo nas nossas atividades motoras;
- Mostrar que o treino pode levar numa melhora na atividade;
- Demonstrar que a região da memória recente é trabalhada no hipocampo, e que as atividades motoras voluntárias são trabalhadas no Córtex Motor;
Materiais utilizados:
- Espelho montado em um suporte em L.
- Papel com desenho de uma estrela
- Envelope tamanho A4 ou ofício cortado ao meio.
- Lápis
- Cronômetro;
- fita adesiva transparente
Preparo e Montagem dos materiais
- Antes de iniciar, providenciar o material necessário, o que inclui imprimir e cortas as estrelinhas (de contorno com linha dupla) . O arquivo para imprimir está disponível AQUI.
- Montagem do aparato com o espelho: o quadrado de espelho vai precisar de um suporte (que pode ser de madeira, metal ou qualquer outro material rígido em formato de L – Nós usamos um suporte em L para livros, de metal, o qual pode ser encontrado em qualquer papelaria). Veja nas figuras a baixo como montamos o suporte, com o uso de cola quente (ou cola de contato) para fixar o espelho no suporte).
Dinâmica da Atividade
- O mediador deve distribuir para cada aluno: suporte com espelho, lápis, cronômetro (pode ser o cronômetro do celular), papel com a impressão de uma estrela (pelo menos 4 cópias por aluno), papel envelope aberto no fundo e na ponta. O mediador deve demonstrar como posicionar os itens.
- Como posicionar os itens?
- O papel com a impressão de uma estrela será fixado ao aparato com a fita adesiva, sem cobrir as linhas de contorno.
- O espelho deverá estar em um ângulo de 90° do papel com a estrela.
- O papel envelope será posicionado para esconder a mão do aluno e o papel com a
estrela. - O aluno deve ser capaz de olhar, através do espelho, o papel com a estrela.
- O papel com a impressão de uma estrela com duas linhas paralelas de contorno. Portanto o aluno deverá desenhar entre o limite das duas estrelas.
- O aluno deve repetir o desenho pelo menos 3 vezes para que ele seja capaz de
perceber a melhora dos desenhos a cada execução. O mediador deve explicar que o
treino constante leva a melhora da atividade.
Resumindo, a atividade consiste desenhar uma linha com o lápis, utilizando o espaço entre as duas linhas impressas que formam cada estrela. Quem estiver fazendo o desenho deve observar a sua própria mão exclusivamente através do espelho (apenas a imagem mostrada pelo espelho). Pode-se deixar o tempo de realização livre (sem limites) ou estabelecer um tempo máximo para terminar as estrelas (2min para cada estrela, no máximo). Deve-se repetir por no mínimo 4 vezes (no modelo original foram utilizadas 10 repetições). No final, deve-se analisar a diferença dos contornos da estrela com relação ao número de erros (encostar ou transpassar as nordas impressas) e o tempo gasto para realização da tarefa.
O mediador deve explicar a atividade ao aluno, trocar os papéis da estrela a cada tentativa do aluno, e elucidar possíveis dúvidas sobre o tema e a atividade, podendo elucidar, por exemplo, que um treino motor constante pode levar a uma melhora na performance da atividade. No trabalho motor, a realização de treinos e repetições é sempre uma excelente estratégia para uma melhor execução.
Habilidades e Propriedades Funcionais Relacionadas:
Tópicos possíveis de serem questionados a partir dessa atividade:
Recursos Didáticos para Baixar:
- Folha com as Estrelinha para imprimir
- O homem sem lembranças
- A importância da memória de trabalho na gestão do conhecimento
- Aprendizagem e Memória
- Memória motora
- PAINEL – OFICINA – APRENDIZAGEM-MEMORIA
Imagens:
Autor: Alfred Sholl-Franco