Apresentação:
A criança, desde o seu nascimento, responde aos estímulos sensoriais do ambiente e estas experiências irão proporcionar um desenvolvimento adequado.
As atividades lúdicas de estimulação são fundamentais para que o desenvolvimento da criança ocorra de forma funcional. O brincar proporciona à criança um estreitamento de laços afetivos, que são fatores importantes para que a intervenção seja bem-sucedida.
Associando o som ao movimento, a criança tem maiores possibilidades de expressão corporal, integrando gestos ao seus ambiente sonoro. O manuseio de instrumentos musicais permitirão à criança a experimentação de imitação e criação de melodias e ritmos. A experiência musical juntamente com a estimulação, ativa diversas áreas cerebrais distintas, que interagem entre si, formando uma rede de estimulos, com efeitos na motricidade, na cognição, nas emoções e na linguagem.
Portanto as atividades aqui apresentadas buscam trabalhar as diversas capacidades que podem ser desenvolvidas através do ritmo e do som com o desenvolvimento de diversas habilidades através da exposição aos estímulos sensoriais e motores que a música pode proporcionar.
Materiais utilizados:
– tambor de lata de leite com tampa de bolas de látex;
– baqueta de tambor com palitos e bolas de isopor;
– pulseira de guizos de elástico;
– dedoche em formato de formiga de feltro com guizo;
– chocalho de garrafa de plástico;
– recorte de tecido helanca de 50x50cm;
– bola de encher de tamanhos variados e cartões com cores correspondentes.
Objetivos e resultados esperados:
Espera-se om as atividades que as crianças sejam estimuladas em seus aspectos sensório-motores pelo ritmo e pelo movimento, facilitando o seu desenvolvimento motor e sensorial, ativando regiões cerebrais simultâneas, sendo capazes de adiquirir melhorias em sua movimentação voluntária, na consciência corporal, no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.