Museu Itinerante de Neurociências​ levou o “Dia do Cérebro” ao CIEP 382 Magalhães Bastos

Semana do Cérebro, organizada por Ciências e Cognição. Todos os direitos da imagem reservados. http://cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro

Museu Itinerante de Neurociências​ levou o “Dia do Cérebro” ao CIEP 382 Magalhães Bastos, no dia 26/06/2015. Confira o vídeo e conheça esta ação de divulgação e alfabetização científica.     Compartilhe


Reunião do NeuroEduc – Dia 28/08/2015 – Tema: PROMOÇÃO DA LINGUAGEM EMOCIONAL: O QUE O PROFESSOR TEM A VER COM ISSO?

logo - neuroeduc2

A próxima reunião do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) acontecerá no dia 28/08/2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, das 10:00 às 12:00, na sala G1-009, bloco G. Tema: Promoção da linguagem emocional: o que o professor tem a ver com isso? Resumo: A linguagem emocional representa um conjunto de competências cognitivo-linguísticas que permite o … Continue lendo…


[Livro] Fazendo Arte com o Cérebro

Fazendo arte com o cérebro

SHOLL-FRANCO, Alfred; VEQUE, Thais. FAZENDO ARTE COM O CÉREBRO. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2013. O livro é destinado ao público infanto-juvenil e estabelece uma ponte entre as artes e as neurociências através de atividades de desenho, pintura, dentre outras. Apresenta uma série de atividades e conceitos na fronteira das artes e das neurociências para o público infanto-juvenil de modo lúdico e divertido. Conteúdo O que é “desenhar” e “colorir”? Materiais e técnicas: modos de … Continue lendo…


Neuroeduc discutiu Aprendizagem Significativa

Neurociências Aplicadas a Educação

No dia 03/06, o tema “A Teoria da Aprendizagem Significativa: Contribuições para o Ensino e a Pesquisa sobre o Ensino” foi apresentado e discutido no grupo de estudos Neuroeduc (Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação), de Ciências e Cognição. A apresentação foi conduzida pela Profa. Talita da Silva de Assis (integrante do grupo e do Geas – Fiocruz). O ponto de partida foi a a compreensão dos conceitos básicos e propostas da Teoria da Aprendizagem … Continue lendo…


Reunião do NeuroEduc – Dia 03/07/2015 – Tema: A Teoria da Aprendizagem Significativa – Contribuições para o Ensino e a Pesquisa sobre o Ensino

2015 - Neuroeduc - Ciencias e Cognicao 1

A próxima reunião do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) acontecerá no dia 03/07/2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, das 10:00 às 12:00, na sala C1-002 (Tutoria), bloco C. Tema: A Teoria da Aprendizagem Significativa: Contribuições para o Ensino e a Pesquisa sobre o Ensino Resumo: A Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David … Continue lendo…


Lista de Selecionados para o IX Curso de Formação Continuada em Neuroeducação

2015 - IX CFCN CARTAZ FOLDER JPG-02

Apresentamos abaixo a lista de candidatos selecionados para o IX Curso de Formação Continuada em Neuroeducação, como em todas as outras edições a seleção seguiu parâmetros de comparação dos candidatos segundo os critérios descritos no edital. Destacamos, que o curso visa, prioritariamente, a formação continuada de profissionais ligados à área de educação e com potencial de multiplicação do conhecimento e aplicação prática. Devido ao elevado número de candidatos, relacionamos abaixo, em ordem alfabética, apenas os candidatos selecionados. Aqueles … Continue lendo…


Livro “Desenhando Emoções”

desenhando-emocoes

TÍTULO: “Desenhando Emoções” Autores: Alfred Sholl-Franco, Anna Carolina Miguel e Scarlet Guedes Ano: 2014. Páginas: 40. Editora: Ciências e Cognição Sinopse: O livro “Desenhando Emoções” trata o tema das emoções e de suas curiosidades: “onde nascem”, “como surgem”, “seus tipos”, etc. Com base nas descobertas neurocientíficas, o leitor poderá aprender sobre o assunto através de um texto de linguagem clara e direta para o público leigo e educadores. Para isso, há um irrecusável convite de aprender … Continue lendo…


Reunião do NeuroEduc – Dia 12/06/2015 – Tema: Aspectos cognitivos do uso de mídias para a divulgação científica e ensino

logo - neuroeduc2

A próxima reunião do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) acontecerá no dia 12/06/2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, das 10:00 às 12:00, na sala G1-030. Tema: Aspectos cognitivos do uso de mídias para a divulgação científica e ensino Resumo: A midiatização da divulgação científica e do ensino parece não estar levando em … Continue lendo…


I Curso de Inverno de Neurociências será realizado em julho de 2015

CARTAZ - I CURSO DE INVERNO

Em julho de 2015, será realizado 0 I Curso de Inverno de Neurociências / V Curso de Férias em neurociências (UFF/UFRJ), na cidade de Niterói (RJ). Trata-se de uma iniciativa em parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Organização Ciências e Cognição (OCC). As pré-inscrições estarão disponíveis até 26/06/2015, sendo disponibilizadas 50 vagas (pelo menos 50% destinadas a alunos do ensino médio). Para maiores informações, clique aqui ou entre em contato … Continue lendo…


IX CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO – 27-31/07/2015 – Rio de Janeiro

2015 - IX CFCN CARTAZ FOLDER JPG-02

IX CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO – 27 a 31/07/2015 – Tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores. EDITAL IX CFCN – CECNUDCEN-UFRJ  IX CURSO DE … Continue lendo…


I Curso de Inverno em Neurociências / V Curso de Férias em Neurociências – UFF/UFRJ

logo-verde_pura

I Curso de Inverno em Neurociências do Rio de Janeiro V Curso de Férias em Neurociências do Rio de Janeiro 25 de Julho de 2015 Universidade Federal Fluminense; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Organização Ciências e Cognição A Comissão Organizadora convida alunos de ensino médio e professores do ensino basico a participarem do I Curso de Inverno em Neurociências a ser realizado a partir de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) … Continue lendo…


Reunião do NeuroEduc – Dia 15/05/2015 – Tema: Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa

logo - neuroeduc2

A próxima reunião do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) acontecerá no dia 15/05/2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, das 10:00 às 12:00, na sala G1-009. Tema: Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa Resumo: O mapa conceitual é uma estrutura esquemática útil para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições. Para … Continue lendo…


Neuroeduc discutiu Motivação e adolescência

2015 - Neuroeduc - Ciencias e Cognicao

A reunião do grupo de estudos Neuroeduc, de Ciências e Cognição, contou a apresentação e discussão do tema Motivação e Adolescência. A reunião reunião contou com a apresentação do tema por Katia Machinez (integrante do grupo e mestranda em Diversidade e Inclusão (UFF) e discussão com os membros do Neuroeduc O ponto de partida foi a compreensão de que a adolescência é um período caracterizado por uma série de mudanças cognitivas, sociais, físicas e emocionais, decorrentes … Continue lendo…


Reunião do NeuroEduc – Dia 10/04/2015

logo - neuroeduc2

A próxima reunião do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) acontecerá no dia 10/04/2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, das 10:00 às 12:00, na sala G1-009. Tema: Motivação e Adolescência Resumo: A adolescência é um período caracterizado por uma série de mudanças cognitivas, sociais, físicas e emocionais, decorrentes da interação de fatores biológicos (genéticos, hormonais … Continue lendo…


Neurociências e Artes: como as artes podem contribuir para a cognição

alfred_sholl

No dia 18/03 (quarta-feira), às 10:00, o Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará a palestra “Neurociências e Artes: como as artes podem contribuir para a cognição“. Discutirá tópicos relacionados com as implicações cognitivas da experiência artística, o modo como as artes podem contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e aspectos gerais sobre a convergência entre os campos de artes e neurociências, que vem se convencionando chamar de “neuroestética”. Após a palestra, haverá … Continue lendo…


Chamada de Voluntários para a VI Semana do Cérebro

Semana do Cérebro, organizada por Ciências e Cognição. Todos os direitos da imagem reservados. http://cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro

As inscrições para atuar como monitor voluntário da “VI Semana do Cérebro – Fazendo Arte com o Cérebro”, ação coordenada por Ciências e Cognição (Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN/UFRJ) e a Organização Ciências e Cognição (OCC), em parceria com o Museu da Vida (Fiocruz) e o Espaço Ciência Viva (ECV) estão abertas. As atividades do Museu Itinerante de Neurociências e do Clube de Arte+Ciência acontecerão nos dias 18 (quarta feira) e 20 … Continue lendo…


Estágio – Ciências e Cognição

Museu-Itinerante-de-Neurociências-e1433038684252

Vagas de estágio para alunos da UFRJ na área de divulgação científica. O estágio será desenvolvido no CeC-NuDCEN que está localizado na Ilha do Fundão (UFRJ), Rio de Janeiro. Carga horária 16 horas semanais. Turno da manhã. Atuação em áreas variadas. Valor da bolsa de 400,00, exclusiva para alunos da UFRJ. O candidato deverá encaminhar e-mail para cecnudcen@cienciasecognicao.org, informando: – qual é a expectativa de aprendizagem e atuação com o estágio e como entende que se qualifica para … Continue lendo…


Lista de selecionados – IV Curso de Verão em Neurociências 2015

sol

Divulgamos abaixo a lista dos 80 candidatos selecionados para o IV Curso de Verão em Neurociências 2015. Informamos aos candidatos que não estão listados na lista abaixo que não haverá lista de espera. Selecionados em ordem alfabética: Lista de 80 candidatos selecionados: Adriana B. Machado de Sá Freire Ana Paula dos Santos Oliveira Costa Andrea Fernandes Emiliano da Silva Arthur Simeão Faria Bruna Miranda de Freitas Camila Marques de Barros Carla Cristina Lopes Catarina Ferreira da Silva Cibele Isaias Crocamo Claudia Pontes Braz Crislaine Simeão Nolelat Debora Poloniato … Continue lendo…


SEMANTIC PRIMING EFFECT AFTER LEFT HEMISPHERE STROKE

Ciências & Cognição 19(3) icone peq

SEMANTIC PRIMING EFFECT AFTER LEFT HEMISPHERE STROKE Candice Holderbaum, Denise Fontoura, Jaqueline Rodrigues, Jerusa Salles Holderbaum, C.; Fontoura, D.; Rodrigues, J.; Salles, J. (2014) Semantic priming effect after left hemisphere stroke. Ciências & Cognição, v. 19(3), 2014. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/943 Abstract Semantic priming effect (SPE) refers to a facilitation in processing a target due to the semantic association between that and a preceding stimulus (prime). Recent neuroimaging researches supports the hypothesis that brain left hemisphere (LH) plays an … Continue lendo…