Arte e neurociências: o impacto da experiência artística como terapia preventiva e de reabilitação na saúde mental

No dia 30/08 às 17:00, na sala virtual 06, ocorrerá o painel temático ARTE E NEUROCIÊNCIAS: O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA COMO TERAPIA PREVENTIVA E DE REABILITAÇÃO NA SAÚDE MENTAL, com a participação de Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ) e Glaucio Aranha (NUTES/UFRJ). O painel temático será gratuito e faz parte das atividades do Festival do Conhecimento da UFRJ.

Ler mais

Neurociências e tecnologia no processo de ensino-aprendizagem

No dia 31/08 às 14:30, na sala virtual 18, ocorrerá o painel temático NEUROCIÊNCIAS E TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, com a participação de Glaucio Aranha (NUTES/UFRJ) e Alfred Sholl-Franco (IBCCF). O painel temático será gratuito e faz parte das atividades do Festival do Conhecimento da UFRJ.

Ler mais

Teoria da Autodeterminação da Motivação no ensino-aprendizagem

No dia 30/08 às 14:30, na sala virtual 21, ocorrerá o painel temático TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM, com a participação de Daniella Vasconcelos, Nicole Bonavita, Alfred Sholl-Franco e Glaucio Aranha. O painel temático será gratuito e faz parte das atividades do Festival do Conhecimento da UFRJ.

Ler mais

Digital Storytelling na aprendizagem da cultura corporal de movimento com o Yoga

O vídeo “Digital Storytelling na aprendizagem da cultura corporal de movimento com o Yoga” é o registro da comunicação oral apresentada por Nicole Bonavita (PPGECS/UFRJ), durante o evento bilingue ‘XVI Congress of Brazilian Studies Association (BRASA).

Ler mais

Tecnologia educacional e prospecção de cenários para a formação docente pós-pandemia

O vídeo “Ensino Remoto Emergencial no Brasil: expectativas sobre a tecnologia educacional e prospecção de cenários para a formação docente” é o registro da apresentação do Prof. Dr. Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho (UFRJ), durante o evento bilingue ‘XVI Congress of Brazilian Studies Association (BRASA).

Ler mais

Arte, saúde mental e neurociências: o impacto da experiência artística como terapia preventiva e de reabilitação

Foi publicado no volume 31, da revista Observatório, do Itaú Cultural, o artigo “Arte, saúde mental e neurociências: o impacto da experiência artística como terapia preventiva e de reabilitação”, de Gláucio Aranha e Alfred Sholl-Franco, o artigo discute a intercessão entre as artes e as neurociências e como ela aponta para novos e desafiadores horizontes.

Ler mais

Impactos repetitivos na cabeça de atletas: a ciência entre gigantes

Os impactos repetitivos na cabeça de jogadores de futebol americano estão relacionados com doenças neurodegenerativas e prejuízos cognitivos.

Ler mais