Live: Inclusão no Ensino Básico

Será realizada no dia 18/09, às 16h, a live “Inclusão no Ensino Básico” que contará com a participação dos pesquisadores Giselle Mendes (FME-Niterói), Nayla Schenka-Ribeiro (FAETEC) e Alfred Sholl-Franco (UFRJ). A apresentação abordará propostas de inclusão para cegos e surdos no ensino; o ensino de braille e o ensino de inglês para surdos (asl e bsl). Na live serão lançados também os e-books “Conhecendo e aprendendo Braille” e “Inclusão de Alunos Surdos no Ensino”.

Ler mais

Introdução ao Método Científico para a Aprendizagem Investigativa (IMCAI) – Inscrições abertas

A oficina de Introdução ao Método Científico para a Aprendizagem Investigativa (IMCAI) tem por objetivo capacitar professores do ensino básico, licenciandos e alunos de pedagogia para o uso do método científico no ambiente escolar com seus alunos, com o fim de promover a aprendizagem investigativa.

Ler mais

I Jornada de Neuroeducação e Saúde Mental na Infância

A I Jornada de Neuroeducação e Saúde Mental na Infância ocorrerá no dia 27/03, de 09:00 às 16:30. Serão apresentadas oito ‘lives’, no canal do YouTube Ciências e Cognição (youtube.com/cienciasecognicao), abordando diversos transtornos do desenvolvimento, suas características e especificidades

Ler mais

Live ‘Neuropsicopedagogia: perspectivas e desafios’

Será realizada no dia 19/03, às 18:00, a live ‘Neuropsicopedagogia: perspectivas e desafios’, no canal Ciências e Cognição no YouTube. Trata-se de uma mesa-redonda sobre a emergência do campo acadêmico e profissional da neuropsicopedagogia, suas características e desafios atuais.

Ler mais

Curso: Introdução ao Método Científico para a Aprendizagem Investigativa (IMCAI) – Inscrições abertas

As oficinas de Introdução ao Método Científico para a Aprendizagem Investigativa têm por objetivo capacitar professores do ensino básico, licenciandos e alunos de pedagogia para o uso do método científico no ambiente escolar.

Ler mais

XIV Curso de Formação Continuada em Neuroeducação (online) – de 14 a 18/12/2020

Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem).

Ler mais