Tecnologia para aprender

O artigo “Tecnologia para aprender”, da autoria de Alfred Sholl-Franco e Glaucio Aranha, aborda a questão das novas mídias que por vezes podem se revelar, simultaneamente, como grandes aliadas e vilãs no conflito de gerações entre professores
e alunos. É uma reflexão sobre o potencial do paradigma das novas tecnologias em ambiente escolar.

Ler mais

Treinamento e capacitação de professores e profissionais de Educação: importância para o ensino infantil

O capítulo “Treinamento e capacitação de professores e profissionais de Educação: importância para o ensino infantil”, da autoria de Anna Carolina Miguel, Fabrício Bruno Cardoso e Alfred Sholl-Franco, publicado e livro “Neurociências e Educação na Primeira Infância: progressos e obstáculos” foi publicado pelo Senado Federal, que recentemente disponibilizou a obra gratuitamente no formato eletrônico.

Ler mais

Modelagem e impressão 3D como ferramentas de estímulo à criatividade, à divulgação das neurociências e à produção de materiais de ensino

O trabalho “Modelagem e impressão 3D como ferramentas de estímulo à criatividade, à divulgação das neurociências e à produção de materiais de ensino”, foi apresentado por Mariana Cunha dos Santos, na Sessão “Divulgação científica”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho borda o uso experimental de impressoras 3D, e sua respectiva modelagem, em ações de extensão voltadas para a popularização de ciências.

Ler mais

Museu Itinerante de Neurociências: a transmissão do conhecimento científico por meio da itinerância nas escolas do estado do Rio de Janeiro

Apresentação da comunicação Museu Itinerante de Neurociências: a transmissão do conhecimento científico por meio da itinerância nas escolas do estado do Rio de Janeiro, por Vinicius de Castro e Silva, na Sessão “Popularização da Ciência”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho em aborda o Museu Itinerante de Neurociências (MIN), criado em 2009, por Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), e as atividades relacionadas à divulgação e ensino de neurociências no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvidas por este projeto.

Ler mais

X Semana do Cérebro no Rio de Janeiro: Neurociências e Educação

Apresentação da comunicação X SEMANA DO CÉREBRO NO RIO DE JANEIRO: NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO, por Alan cardoso do nascimento, na Sessão “Divulgação Científica na Educação Básica”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho apresenta uma análise histórica da X Semana do Cérebro e sua contribuição como estímulo e contato de discentes da Educação Básica com temas de neurociências.

Ler mais

Inclusão na Educação através da música: a percepção de educadores e musicoterapeutas brasileiros [artigo]

Foi publicado no International Journal of Development Research (IJDR) (Qualis A2, Interdisciplinar), o estudo “Inclusion in Education through music: the perception of brazilian educators ans music therapists” (Inclusão na Educação através da música: a percepção de educadores brasileiros e musicoterapeutas), da autoria de Liliam C. Ameal, Gunnar G.C.C. Taets e Alfred Sholl-Franco.

Ler mais

Olimpíada Brasileira de Neurociências como ferramenta para divulgação e popularização das neurociências

resentação da comunicação OLIMPÍADA BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS, por Judy Chun, na Sessão “Popularização da Ciência”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho apresenta uma análise do impacto das Olimpíadas Brasileiras de Neurociências como elemento colaborador para o estímulo de contato dos alunos com temas de neurociências.

Ler mais

Museu Virtual de Neurociências: ressignificando a experiência museal no universo digital

Hugo Marins apresenta a comunicação MUSEU VIRTUAL DE NEUROCIÊNCIAS: RESSIGNIFICANDO A EXPERIÊNCIA MUSEAL NO UNIVERSO DIGITAL, na Sessão “Popularização da Ciência”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho em aborda o processo de virtualização do Museu Itinerante de Neurociências (MIN) na busca por uma itinerância no ciberespaço.

Ler mais

Palestra “Avaliação e intervenção motora como diferenciais no sucesso do atendimento neuropsicopedagógico”

O Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso apresentou a palestra “Avaliação e intervenção motora como diferenciais no sucesso do atendimento neuropsicopedagógico”, durante o Congresso Brasileiro de Neuropsicopedagogia, no Bourbon Business Hotel, em Joinville (SC).

Ler mais

I Mostra REDENEURO de Ciências na Escola – Inscrições até 10/10/2019

A I Mostra REDENEURO de Ciências na Escola tem como objetivo incentivar e promover o intercâmbio científico e cultural entre os professores das diversas áreas de ensino, estudantes e comunidade escolar, e estimular o aprendizado e a prática de atividades científicas pelos participantes.

Ler mais
Translate »