Ciclo de estudo: Modificabilidade Cognitiva – 13/09

Em virtude do feriado de 07/09, a reunião mensal do grupo de pesquisa Neuroeduc – Neurociências Aplicadas à Educação, de Ciências e Cognição, foi transferida para o dia 13/09, às 17:00. Neste encontro, será realizado o quarto encontro do Ciclo de Estudos ‘Modificabilidade Cognitiva’.

Ler mais

Ciclo de estudo: Modificabilidade Cognitiva – 09/08

No dia 09/08, de 17:00 às 18:00, será realizada a reunião mensal do grupo de pesquisa Neuroeduc – Neurociências Aplicadas à Educação, de Ciências e Cognição, que congrega pesquisadores de diferentes instituições, dando continuidade ao Ciclo de Estudos ‘Modificabilidade Cognitiva’.

Ler mais

Ciclo de Estudos: Imaginação e Criatividade (3a. reunião) – Grupo de pesquisa Neuroeduc

No dia 05/05, de 18:00 às 19:00, será realizada a terceira reunião do ciclo de estudos ‘Imaginação e Criatividade’, do grupo de pesquisa Neuroeduc – Neurociências Aplicadas à Educação, de Ciências e Cognição, que congrega pesquisadores de diferentes instituições. Na reunião do dia 05/05, serão discutidos os capítulos ‘O mecanismo da imaginação criativa’ e ‘A imaginação da criança e do adolescente’ da obra ‘Imaginação e criatividade na infância’, de L.S. Vygostky.

Ler mais

Ciclo de Estudos: Imaginação e Criatividade (2a. reunião) – Grupo de pesquisa Neuroeduc

No dia 07/04, de 18:00 às 19:00, será realizada a segunda reunião do ciclo de estudos ‘Imaginação e Criatividade’, do grupo de pesquisa Neuroeduc – Neurociências Aplicadas à Educação, de Ciências e Cognição, que congrega pesquisadores de diferentes instituições.

Ler mais

Aliny Carvalho inicia pesquisa sobre estimulação visuomotora na escrita e leitura de alunos disléxicos

Aliny dos Santos Carvalho inicia projeto “Prevalência de alterações visuomotoras e efeitos de um programa de estimulação visuomotor nas habilidades de leitura e escrita em escolares com Dislexia da rede pública de ensino do município de São Fidélis-RJ”, sob a orientação do Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (UFRJ), no IBCCF/UFRJ.

Ler mais

Mindfulness Virtual: uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ

defesa da dissertação do Mestrado, em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pelo Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ), da aluna Mônica Maria Souza de Oliveira, intitulada Defesa da dissetação de mestrado “MINDFULNESS VIRTUAL – UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA DESENVOLVER O ESTADO DE ATENÇÃO PLENA DE ESTUDANTES DA UFRJ”,

Ler mais

Menção honrosa para o pôster: ‘Mindfulness Virtual’: uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ

Recebeu Menção Honrosa, no 2° Encontro Anual da Rede Ciências para a Educação – CpE, o estudo “Mindfulness Virtual – Uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ”, de Mônica Oliveira, com orientação do Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco. O pôster apresentou dados de sua pesquisa no Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). O projeto conta com o apoio do Ciências e Cognição e da equipe técnica do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/UFRJ, bem como com a colaboração do mestre Guaraci Tanaka e com a colaboração da psicologa Isabelle Fernades e do Prof. Dr. Daniel Mograbi.

Ler mais

Avaliação de um programa neuromotor para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

O trabalho “Avaliação de um programa neuromotor para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade” foi apresentado, por Aliny dos Santos Carvalho, na Sessão “Neurociências II”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho buscou avaliar os efeitos de um programa interativo de exercícios físicos (IPEP) nos desenvolvimentos motor e atencional de crianças com TDAH, com idade entre 6 e 7 anos.

Ler mais