Aliny Carvalho inicia pesquisa sobre estimulação visuomotora na escrita e leitura de alunos disléxicos

Aliny dos Santos Carvalho inicia projeto “Prevalência de alterações visuomotoras e efeitos de um programa de estimulação visuomotor nas habilidades de leitura e escrita em escolares com Dislexia da rede pública de ensino do município de São Fidélis-RJ”, sob a orientação do Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (UFRJ), no IBCCF/UFRJ.

Ler mais

Mindfulness Virtual: uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ

defesa da dissertação do Mestrado, em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pelo Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ), da aluna Mônica Maria Souza de Oliveira, intitulada Defesa da dissetação de mestrado “MINDFULNESS VIRTUAL – UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA DESENVOLVER O ESTADO DE ATENÇÃO PLENA DE ESTUDANTES DA UFRJ”,

Ler mais

Menção honrosa para o pôster: ‘Mindfulness Virtual’: uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ

Recebeu Menção Honrosa, no 2° Encontro Anual da Rede Ciências para a Educação – CpE, o estudo “Mindfulness Virtual – Uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ”, de Mônica Oliveira, com orientação do Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco. O pôster apresentou dados de sua pesquisa no Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). O projeto conta com o apoio do Ciências e Cognição e da equipe técnica do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/UFRJ, bem como com a colaboração do mestre Guaraci Tanaka e com a colaboração da psicologa Isabelle Fernades e do Prof. Dr. Daniel Mograbi.

Ler mais

Avaliação de um programa neuromotor para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

O trabalho “Avaliação de um programa neuromotor para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade” foi apresentado, por Aliny dos Santos Carvalho, na Sessão “Neurociências II”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho buscou avaliar os efeitos de um programa interativo de exercícios físicos (IPEP) nos desenvolvimentos motor e atencional de crianças com TDAH, com idade entre 6 e 7 anos.

Ler mais

Pôster sobre a Olimpíada Brasileira de Neurociências recebe Menção Honrosa no congresso da SBNeC – 2019

No dia 03/05/2019, Judy Chum, recebeu Menção Honrosa, pela apresentação do pôster “Brazillian Brain Bee as a toll for dissemination and popularization of neuroscience”, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

Ler mais

Reunião do Grupo de Pesquisa NEUROEDUC – 16/09/2019

A reunião do grupo de pesquisa NEUROEDUC (Centro de Estudos em Neurociências e Educação), realizada neste dia 16/09 (segunda-feira), contou com a apresentação e discussão do tema ¨Contribuições da Neuroeducação para a aprendizagem da leitura e da escrita¨.

Ler mais

[Entrevista] ‘Pessoas bem informadas tendem a cometer menos erros de juízo’

Entrevista com Alfred Sholl Franco para o portal ComCiência, em 09 de março de 2019, na qual são abordados os temas: comunicação científica, neurociências, educação e envelhecimento saudável. A entrevista intitulada “Alfred Sholl: ‘Pessoas bem informadas tendem a cometer menos erros de juízo’”, foi realizada por Luanne Caires.

Ler mais

Reunião do grupo de pesquisa NEUROEDUC – dia 08/04/19

Informamos que a próxima reunião do grupo de pesquisa NEUROEDUC será realizada no dia 08/04/2019 (segunda-feira), às 10:00, na sala G-015, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), localizado no Centro de Ciências da Saúdes (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. O tema da reunião será a implementação do projeto do projeto RedENeuro.

Ler mais
Translate »