XII Curso de Formação Continuada em neuroeducação (XII CFCN)

De 22 a 26/01/18, manhã e tarde (08:00 às 18:00), Rio de Janeiro (Ilha do Fundão/UFRJ) – Inscrições abertashttps://doity.com.br/xii-curso-de-formao-continuada-em-neur… (vagas disponíveis para profissionais atuantes na área de educação associados de Ciências e Cognição).

REALIZAÇÃO: Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências / Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ).

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 45 horas presenciais. OBJETIVOS: Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.

PÚBLICO ALVO E NÚMERO DE VAGAS:

• 30 VAGAS para professores atuantes na rede pública e/ou privada de ensino básico (infantil, fundamental ou médio), a serem preenchidas pela ordem de inscrição, após confirmação de TODOS os documentos exigidos no presente edital.

• 30 VAGAS para profissionais da educação, graduados, que atuem nos processos de ensino-aprendizagem e que sejam associados em dia da Organização Ciências e Cognição – OCC (estes profissionais devem comprovar vinculo de associação – número de matrícula – com a ONG no ato da inscrição). Por profissionais com atuação no processo de ensino-aprendizagem, entende-se também os profissionais autônomos que atuem direta ou indiretamente com a área de educação (por exemplo, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros) em todo o Brasil.  Informações sobre a Organização Ciências e Cognição, CLIQUE AQUI. Caso queira fazer sua associação junto a ONG Organização Ciências e Cognição, você poderá optar pelo pagaemnto da anuidade (R$ 250,00 – duzentos e cinquenta reais) no ato da inscrição no curso. O representante da OCC irá encaminhar para o seu e-mail de contato o número de matricula e benefícios decorrentes da associação. Mais informações sobre a OCC, acesse o portal  www.cienciasecognicao.org/portal.

OBSERVAÇÕES: 1 – Inscrições incompletas serão invalidadas e o inscrito perderá sua vaga caso outros candidatos se inscrevam até que ele realize nova tentativa. Desta forma, recomendamos fortemente que os candidatos confiram todos os arquivos a serem anexados antes de submeterem suas inscrições, pois não haverá reserva de vagas. 2 – Não serão aceitas inscrições de graduandos, uma vez que este curso é de formação continuada e destinado a interessados que já tenham curso superior e atuem na área de educação.

INSCRIÇÕES: • As inscrições serão realizadas através do site Doity, no qual o formulário de inscrição deverá ser preenchido e TODOS os documentos (listados neste edital) anexados. A falta de algum documento implicará no cancelamento da inscrição e perda da vaga, não sendo possível anexar posteriormente. Não haverá reserva de vaga para as inscrições com erros e com documento faltando. • Período de inscrição: de 23/10/2017 a 20/01/2017, enquanto houverem vagas disponíveis. • Documentos digitalizados (formato jpg ou pdf, com boa resolução) a serem anexados no ato da inscrição (OBRIGATÓRIOS):  Cópia da comprovação de vínculo com a Educação Básica (declaração da escola/instituição de ensino ou educação, ou cópia do último contra cheque ou ato de investidura), quando se aplicar. No caso de profissional liberal que atue no contexto educacional é necessário registro no conselho da classe ou declaração da instituição de vinculo. Serão aceitas declarações para profissionais autônomos, em casos excepcionais). o Cópia do documento de identidade (RG). o Cópia do CPF. o Cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso de graduação).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Caminhos da Neuroeducação. O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.

• Desenvolvimento do Sistema Nervoso e Períodos Críticos. Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.

• Corporeidade: Sensações e Movimento. Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.

• Aprendizagem, Atenção e Memória. Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.

• Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem. Raciocínio, habilidades e inteligências. Conheci-mento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição. • Distúrbios de Aprendizagem. Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.

• Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar. Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.

• Aulas Práticas Demonstrativas. Relatos de experiências e atividades desenvolvidas em sala da aula no ensino básico.

CERTIFICADOS: Serão emitidos certificados digitais (pdf) pela Organização Ciências e Cognição, condicionados ao cumprimento de frequência igual ou superior a 80% da carga horária presencial.

DOCENTES:

• Prof. Alfred Sholl-Franco (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ; OCC).

•Profa. Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha (OCC; CeC-NuDCEN/UFRJ; Grupo DESPERTA).

• Profa. Camila Marra de Almeida (Colégio Pedro II – Engenho Novo II; OCC)

• Prof. Fabrício Bruno Cardoso (FASFI; OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

• Prof. Gláucio Aranha (OCC).

ORGANIZAÇÃO GERAL: • Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, UFRJ e OCC. • Profa. Talita da Silva de Assis, SEEDUC e OCC. • Dr. Gláucio Aranha, OCC. CONTATOS: • Tel.: +55-21-2721-0101 / +55-21-987430444. • E-mail: cfcn@cienciasecognicao.org • Webpage: http://www.cienciasecognicao.org/portal • Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, 373, Sl. G0-015, Bl. G, IBCCF, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ,.

II Workshop Cognição e Lógica: neurociências e matemática – 23/11/2017

Já está disponível o edital para as inscrições no II WORKSHOP COGNIÇÃO E LÓGICA. Este curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências e matemática, de forma a promover a introdução ou complementação dos conteúdos voltados para estes temas. Pretendemos complementar a formação acadêmica de professores de matemática e profissionais de sala de recursos multifuncionais, da graduação e de profissionais em diferentes áreas envolvidos na organização de eventos de divulgação científica nas áreas de neurociências e educação matemática através de atividades práticas em oficinas temáticas. Trabalharemos, ainda, a dinâmica de atuação de mediadores com o público em museus participativos, através da experiência de situações de ensino não-formal. As oficinas propostas poderão ser adaptadas e incrementadas pela intervenção ativa dos participantes, assim como outras poderão ser idealizadas e criadas.

O Workshop é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de JAneiro (UFRJ) e a Organização Ciências e Cognição (OCC).

Dia 23/11/2017 (Quinta-feira), no Rio de Janeiro.

Cargo-horária: 8h.

Mais Informações e inscrições em:  https://doity.com.br/ii-workshop-cognicao-e-logica – Vagas Limitadas (60 vagas).

III Curso de Inverno em Neurociências / IX Curso de Férias em Neurociências – Niterói (RJ) – 22/07/2017

EDITAL

III Curso de Inverno em Neurociências / IX Curso de Férias em Neurociências

Niterói (RJ)

22 de Julho de 2017

Promoção:

A Comissão Organizadora dos Cursos de Férias em Neurociências abre as inscrições para o III Curso de Inverno em Neurociências. Esta iniciativa é um produto da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – SIGProj N°: 242956.1276.86166.28072016), a Universidade Federal Fluminense (UFF – SIGProj N°: 257141.1347.86171.28012017) e a Organização Ciências e Cognição (OCC). O curso ocorrerá durante um sábado inteiro (manhã e tarde), contendo aulas teóricas e práticas abordando vários aspectos das neurociências básicas e clínicas ministradas por profissionais de várias instituições de ensino e pesquisa.

Realização:

  • Data e horário: 22/07/2017, das 8:00 às 18:00h.
  • Local: Instituto de Fisica – Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº – Campus da Praia Vermelha – CEP 24210-346, Niterói, RJ. 2o andar, espaço ao lado da Casa da Descoberta.

Público alvo:

Alunos de ensino médio e professores do ciências do ensino basico.

Este é um curso de extensão gratuito que visa a integração entre ensino, pesquisa e extensão, levando o conhecimento para a comunidade em geral.

As inscrições de candidatos menores de idade só serão validadas após conferência dos documentos anexados (carta de autorização do responsável e cópia do RG do responsável).

As inscrições de Professores de Ciências só serão validadas após conferência dos documentos anexados (identidade e comprovante de vinculo insritucional como professor de ciências em instituição de ensino pública e/ou privada – ensino fundamental e/ou médio).

ATENÇÃO!!

É OBRIGATÓRIO ANEXAR, NO ATO DA INSCRIÇÃO, OS DOCUMENTOS DE IDENTIDADE E COMPROVANTES SOLICITADOS (DE ESTUDANTE OU DE PROFESSOR, CONFORME O CASO), INSCRIÇÕES FALTANDO ALGUM DOCUMENTO SERÃO CANCELADAS E O CANDIDATO PERDERÁ O DIREITO A VAGA CASO ELE TENTE NOVAMENTE E AS VAGAS ESTEJAM ESGOTADAS.

Número de Vagas:

100 (50% das vagas são destinadas a alunos do ensino médio – menores de 18 anos). SERÁ OBRIGATÓRIO O ENVIO DE COMPROVANTE DE MATRÍCULA ATIVA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO.

Divulgação dos inscrições confirmadas:

Conforme as inscrições forem sendo computadas, informaremos a lista dos candidatos inscritos. Menores de idade terão que anexar no ato da inscrição cópia digitalizada da identidade do responsável e carta de autorização para realização do curso assinada pelo responsável. Inscrições sem os anexos obrigatórios serão canceladas.

Inscrição:

através do portal Doity.

https://www.doity.com.br/ iii-curso-de-inverno-em-neurociencias-20170516143219

Confirmação da inscrição:

Será realizada por e-mail diretamente aos candidatos no ato da inscrição. A falta dos documentos referentes aos participantes menores de idade acarretará o cancelamento da inscrição (MODELO AUTORIZACAO PARA MENOR).

Material Didático (arquivos em formato Adobe Acrobat):

2017-07 – III CIN – CONJUNTO COMPLETO DE AULAS (disponível apenas no dia da aula).

Este arquivo estará disponível para ser baixado até agosto de 2017. Ele poderá ser aberto, lido e impresso, mas o mesmo é protegido por senha, a qual será fornecida no inicio da aula. Caso algum participante (conforme nome na lista) esqueça a senha, basta enviar um e-mail para cnupeden.uff@gmail.com que a forneceremos novamente

Organização:

Coordenação (Comitê)

  • DRA. PRISCILLA OLIVEIRA SILVA BOMFIM (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DRA. ADRIANA DA CUNHA FARIA MELIBEU(Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DR. ALFRED SHOLL-FRANCO(CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • DR. GLAUCIO ARANHA (OCC/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

Professores

– Neuroanatomia/Neuroanatomia:

  • ACADÊMICA INGRID MOURA DE OLIVEIRA (Faculdade de Medicina/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • DRA. PRISCILLA OLIVEIRA SILVA BOMFIM (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DR. HENRIQUE MENDONÇA (MACAÉ/UFRJ).

– Neurofisiologia:

  • DR. MARCELO GRANJA (Pós-Doc Fiocruz-Rio).

– Neurociências Básicas:

  • DRA. PAULA CAMPELLO-COSTA (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DRA. ADRIANA DA CUNHA FARIA MELIBEU(Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).

– Neurociências Clínicas/Funcional:

  • DR. CLYNTON CORREA (Faculdade de Medicina/UFRJ).

Monitores (Alunos dos Programas de Iniciação Científica/Iniciação Artística e Cultural/Extensão/Monitoria/Pós-gradauação)

A serem confirmados.

  • Aliny dos Santos Carvalho
  • Izabelle da Silva Costa
  • Lorrayne Isidoro Gonçalves

Participantes/Alunos:

A serem confirmados.

Instituições Parceiras:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Organização Ciências e Cognição (OCC)

Apoio e Financiamento:

  • Organização Ciências e Cognição.
  • Universidade Federal Fluminense.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Ministério da Educação e Cultura – MEC/Sesu (PROEXT).

Registros Institucionais dos Cursos de Férias (Verão e Inverno):

SIGProj N°: 242956.1276.86166.28072016 (UFRJ)

SIGProj N°: 257141.1347.86171.28012017 (UFF)

Conteúdo Programático:

Módulo Programa
Introdução à organização morfofuncional do sistema nervoso História das Neurociências. Desenvolvimento e organização do sistema nervoso (SN). Introdução à estrutura e ao funcionamento do SN. Divisões anatômicas e funcionais do SN (centrais e periféricas). Tipos celulares neurais (neuronais e não neuronais) e suas características funcionais e morfológicas (macroscópicas e microscópicas). Aula Teórica e Prática.
Excitabilidade celular: bioeletrogênese e sinapse Membrana celular: composição bioquímica e papel funcional das proteínas. Excitabilidade celular. Definição e características dos potenciais elétricos e sua propagação. Conceito e características das sinapses. Mecanismos de interrupção ou bloqueio da transmissão sináptica e patologias relacionadas. Agonistas e antagonistas farmacológicos e o uso de toxinas. Aula Teórica e Prática.
Sensações e percepções Modalidades e submodalidades sensoriais. Tipos e exemplos de receptores sensoriais e vias de processamento sensorial. Integração multimodal. Mecanismos atencionais. Anatomia funcional do sistemas somestésico, visual, olfatório, gustativo e auditivo. Plasticidade e topografia corticais. Aula Teórica e Prática.
Introdução aos sistemas motores e movimentos. Tipos de movimentos. Organização geral dos sistemas motores somáticos e viscerais. Funções motoras e estruturas de controle central. Áreas centrais, vias descendentes e organização medular. Integração sensório-motora. Movimentos reflexos, rítmicos, voluntários e ajustes posturais. Locomoção. Aula Teórica e Prática.
Sistema nervoso autônomo, estados motivados e emoção. Características do sistema autônomo e dos estados motivados (fome, sede, sexo, regulação térmica e de pressão). Subdivisões autônomas e centros e eixos de controle neuro-endócrino. Bases neuroendócrinas dos comportamentos e emoções. Aula Teórica e Prática.
Aprendizado, memória, linguagem, inteligência e consciência. Características dos processos de aprendizagem e memória. Tipos de memória e circuitos envolvidos. Aprendizado e plasticidade sináptica. Amnésias. A produção e a compreensão da fala: mecanismos cerebrais. A natureza do pensamento e suas características. Compreensão x cognição. Atenção e motivação. Inteligência: conceitos, tipos e hereditariedade. Ritmos biológicos, vigília, consciência, sono e sonhos.Aula Teórica e Prática.
Neurociências clínicas, técnicas de pesquisa e tecnologia médica. Analise dos princípios, características e quadros clínicos de patologias que acometem o sistema nervoso tais como Doença de Huntington, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Autismo, Epilepsia, AVE, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Síndrome de Rett, Síndrome de Korsakoff, Trauma /Lesão raquimedular, Doenças do Príon – Doença de Creutzfeldt-Jakob, Síndrome de Down, Neuro AIDS, Vícios/Dependência química, Síndrome de Tourette, Hidrocefalia, Paralisia Cerebral. Avaliação de técnicas de estudo de e tecnologias aplicadas à área médica: Teste de Inteligência, Teste de Memória, Exame saguíneo (Hemograma), Teste de DNA, Punção Lombar, Aferição de Pressão Arterial, Biópsa e Neuropatologia, Teste de condoção nervosa, Avaliação de reflexos, Avaliação motora, Avaliação sensorial, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Estudo de fluxo sanguíneo cerebral, Tomografia Computadorizada (CT scan), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan), Imagem de Ressonância Magnética Funcional (functional MRI), Imagem de Ressonância Magnética (MRI scan). Aula Teórica e Prática.

Dúvidas sobre o Edital:

Deverão ser encaminhadas aos Coordenadores do Curso, representados pela Profa Dra. Priscilla Oliveira Silva, através do e-mail: nupeden.uff@gmail.com

 

  • Endereço para correspondência postal:

Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências. A/C Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco. Av. Carlos Chagas Filho, 373, sala G0-015, bloco G, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cidade Universitária.Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ 21941-902, Brasil.

 

LOGO CURSO DE FERIAS - png - Colorido - transparente

Logo 01 - RGB

logo_ibccf_cate2010 - logo ibccf centenario2010 - logo ufrj minervalogo UFFproex bonito mas com fundo

2013 - logo_do_MEC

8a. Edição do ‘Curso de Férias em Neurociências’

Tem início a 8a. Edição do ‘Curso de Férias em Neurociências’ (VI Curso de Verão em Neurociências) promovido por uma parceria entre ‘Ciências e Cognição’, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) e Departamento de Neurobiologia (UFF). Ao longo do dia, 81 alunos participarão das aulas de neurofisiologia, neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e clínica neurofuncional.

Curso de Educação Ambiental para Promoção de Saúde Coletiva

educacao-ambiental-e-saude-coletivaCurso de Educação Ambiental para Promoção de Saúde Coletiva 

Data: 03 de dezembro de 2016

Horário: 08:00 às 17:00h

Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão

Resumo

Este curso tem como objetivo difundir conhecimentos básicos sobre Parasitologia, Virologia e saúde pública, através da divulgação/alfabetização científica, para docentes e profissionais de educação básica, agentes de saúde, bem como os demais membros da sociedade; de forma interdisciplinar, para ratificar a importância da promoção da educação ambiental e de saúde para combater focos e criadouros de mosquitos pertencentes à espécie Aedes aegypti, em diferentes unidades escolares, comunidades de distintos municípios e demais localidades, atendendo a atual demanda da saúde pública. Esta ação pedagógica está vinculada ao projeto de extensão e pesquisa “Mexa-se: seja mais um contra o Aedes aegypti” que reforça a educação ambiental e de saúde, bem como tem o intuito de avaliar o impacto do processo educacional na redução de focos e criadouros de mosquitos pertencentes à referida espécie responsável pela dispersão dos três arborírus diferentes que assolam a saúde pública atualmente.

Metodologia

Este curso conterá aulas teóricas: Educação ambiental (Elementos da educação ambiental, Problemas ambientais, saúde coletiva e ciências ambientais, Educação ambiental no combate ao mosquito pertencente à espécie Aedes aegypti, Aedes aegypti e A. albopictus, vetores de vírus, Integração de pesquisa, ensino e extensão; aulas práticas: Estratégias educacionais na guerra contra Aedes aegypti, construção de mosquitoeira (armadilha sentinela) e Microscopia

Público-Alvo

Professores e profissionais de educação do ensino básico (fundamental e médio), Agentes de saúde, Alunos de ensino médio e superior e demais membros da sociedade

Vagas

20 (vinte) vagas, sendo 10 (dez) para professores e profissionais de educação do ensino básico (fundamental e médio), e 10 (dez) para Agentes de Saúde, Alunos de Ensino Médio e Superior e demais membros da sociedade.

Associados de “Ciências e Cognição” que se inscrevam terão material de apoio, a ser entregue no credenciamento.

No ato da inscrição, os interessados deverão anexar uma declaração da escola/instituição ou comprovante profissional de que trabalham na função da categoria de vagas para a qual solicitou inscrição. Serão indeferidas as inscrições sem documento comprobatório válido, sem possibilidade de nova submissão.

Inscrições

Local

UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ilha do Fundão. Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Bloco G, CCS, Centro de Ciências da Saúde, sala G1-022. Auditório Hertha Mayer.

 

 

VI Curso de Verão em Neurociências – 14/01/2016

curso-de-verao-neurociencias2

Edital disponível e inscrições abertas para a 6a. edição do Curso de Verão em Neurociências (8a. edição dos Cursos de Férias em Neurociências), fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense e a Organização Ciências e Cognição.

Vagas Limitadas para alunos do Ensino Médio e Professores de CIências!

EDITAL

curso-de-verao-copy

curso-de-verao-copy

XI Curso de Formação Continuada em Neuroeducação – 23 a 27/01/2016

2014-panfleto-cfcn-okJá está disponível o Edital do XI Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. A partir de 28/10/2016, estarão disponíveis as inscrições. Está será a 11a. edição do Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. As vagas tem número limitado e público alvo específico. O Edital descreve todos os requisitos para inscrição, procedimentos e datas. As inscrições estarão abertas até que seja completado o número de vagas. Como nas edições anteriores, em face da procura elevada, não haverá ‘fila de espera’ ou prorrogação, tendo em vista que as vagas habitualmente encerram antes do término do período de inscrição.

Para acessar o Edital, CLIQUE AQUI.

 

Ampliação das Vagas para o Curso de Inverno em Neurociências

A coordenação do II Curso de Inverno em Neurociências tem o prazer de anunciar a ampliação do número de vagas para um total de 100! São mais 25 vagas para cada um dos lotes inicialmente divulgados (público em geral e alunos do ensino médio). As 50 vagas inicialmente disponibilizadas para o público em geral se esgotaram em menos de 10 horas! Agora são mais 50 vagas, sendo mais 25 para o público em geral (em respeito ao edital inicial).

Maiores informações: http://www.cienciasecognicao.org/portal/?p=3564

 

II Curso de Inverno em Neurociências do Rio de Janeiro / VII Curso de Férias em Neurociências – Rio de Janeiro

BANNER CURSO DE INVERNO JPG-01II Curso de Inverno em Neurociências do Rio de Janeiro / VII Curso de Férias em Neurociências – Rio de Janeiro

30 de Julho de 2016

 Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Organização Ciências e Cognição

 

A coordenação do Curso de Inverno em Neurociências tem o prazer de anunciar a ampliação do número de vagas para um total de 150! São mais 25 vagas para cada um dos lotes inicialmente divulgados (público em geral e alunos do ensino médio). As 50 vagas inicialmente disponibilizadas para o público em geral se esgotaram em menos de 10 horas! Agora são mais 50 vagas, sendo mais 25 para o público em geral (em respeito ao edital inicial).

Promoção:

A Comissão Organizadora dos Cursos de Férias em Neurociências abre as inscrições para o II Curso de Inverno  em Neurociências. A iniciativa é promovida por uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – SIGProj N°: 140957.779.86166.31122014), a Universidade Federal Fluminense (UFF – SIGProj N°: 202799.938.86178.15052015) e a Organização Ciências e Cognição (OCC). O curso ocorrerá durante um sábado inteiro (manhã e tarde), contendo aulas teóricas e práticas abordando vários aspectos das neurociências básicas e clínica ministradas por profissionais de várias instituições de ensino e pesquisa.

Material Didático (arquivos em formato Adobe Acrobat):

O link para o material didático será disponibilizado no dia do evento.

Realização:

  • Data e horário: 30/07/2016, das 8:00 às 18:00h.
  • Local: Instituto de Biologia, Campus Valonguinho, UFF, Outeiro de São João Batista, S/N, Centro, Niterói, Rio de Janeiro, RJ.

Público alvo:

Alunos de ensino médio, professores do ensino basico e o público em geral

Inscrições:

05/06/2016 a 15/07/2016 (enquanto houver vaga).

O sistema utilizado para a inscrição é o Doity e para realizar sua inscrição serão necessárias as seguintes informações e documentos (digitalizados): Nome, E-mail, Idade, Profissão [p.e. Professor(a), Fonoaudiólogo(a), Pedagogo(a), Medico(a), Enfermeiro (a), Estudante do ensino Médio, etc], Número do documento de identidade e tipo, Copia da documentação de identidade (indicada no item anterior), Autorização para participação em eventos (apenas para os inscritos menores de 18 anos de idade), Copia da documentação de identidade do responsável pelo menor de idade.

Este é um curso de extensão gratuito que visa a integração entre ensino, pesquisa e extensão, levando o conhecimento para a comunidade em geral. Para realizar sua pré-inscrição, acesse o site e  preencha o formulário: CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO PELO SITE DOITY.

As inscrições de candidatos menores de idade só serão validadas após conferência dos documentos anexados (carta de autorização do responsável e cópia da identidade do responsável). A carta de autorização para participação poderá seguir o seguinte MODELO AUTORIZAÇÃO PARA MENOR.

Número de Vagas:

100 (50% das vagas são destinadas para alunos do ensino médio – com idade entre 14 e 18 anos).

Vagas adicionais liberadas no sistema Doity em 20/06/2016: 50 vagas extras (50% das vagas são destinadas para alunos inscritos no ensino médio – com idade entre 14 e 18 anos).

Divulgação dos inscrições confirmadas:

Conforme as inscrições forem sendo computadas, informaremos a lista dos candidatos inscritos. Menores de idade terão que anexar no ato da inscrição cópia digitalizada da identidade do responsável e carta de autorização para realização do curso assinada pelo responsável. Inscrições sem os anexos obrigatórios serão canceladas.

Confirmação da inscrição:

Será realizada por e-mail diretamente aos candidatos no ato da inscrição. A falta dos documentos referentes aos participantes menores de idade acarretará o cancelamento da inscrição (MODELO AUTORIZAÇÃO PARA MENOR).

Conteúdo Programático

Módulo Programa
Introdução à organização morfofuncional do sistema nervoso História das Neurociências. Desenvolvimento e organização do sistema nervoso (SN). Introdução à estrutura e ao funcionamento do SN. Divisões anatômicas e funcionais do SN (centrais e periféricas). Tipos celulares neurais (neuronais e não neuronais) e suas características funcionais e morfológicas (macroscópicas e microscópicas). Aula Teórica e Prática.
Excitabilidade celular: bioeletrogênese e sinapse Membrana celular: composição bioquímica e papel funcional das proteínas. Excitabilidade celular. Definição e características dos potenciais elétricos e sua propagação. Conceito e características das sinapses. Mecanismos de interrupção ou bloqueio da transmissão sináptica e patologias relacionadas.  Agonistas e antagonistas farmacológicos e o uso de toxinas. Aula Teórica e Prática.
Sensações e percepções  Modalidades e submodalidades sensoriais. Tipos e exemplos de receptores sensoriais e vias de processamento sensorial.  Integração multimodal. Mecanismos atencionais. Anatomia funcional do sistemas somestésico, visual, olfatório, gustativo e auditivo. Plasticidade e topografia corticais. Aula Teórica e Prática.
Introdução aos sistemas motores e movimentos. Tipos de movimentos. Organização geral dos sistemas motores somáticos e viscerais. Funções motoras e estruturas de controle central. Áreas centrais, vias descendentes e organização medular. Integração sensório-motora. Movimentos reflexos, rítmicos, voluntários e ajustes posturais. Locomoção. Aula Teórica e Prática.
Sistema nervoso autônomo, estados motivados e emoção. Características do sistema autônomo e dos estados motivados (fome, sede, sexo, regulação térmica e de pressão). Subdivisões autônomas e centros e eixos de controle neuro-endócrino. Bases neuroendócrinas dos comportamentos e emoções. Aula Teórica e Prática.
Aprendizado, memória, linguagem, inteligência e consciência. Características  dos processos de aprendizagem e memória. Tipos de memória e circuitos envolvidos. Aprendizado e plasticidade sináptica. Amnésias. A produção e a compreensão da fala: mecanismos cerebrais. A natureza do pensamento e suas características. Compreensão x cognição. Atenção e motivação. Inteligência: conceitos, tipos e hereditariedade. Ritmos biológicos, vigília, consciência, sono e sonhos.Aula Teórica e Prática.
Neurociências clínicas, técnicas de pesquisa e tecnologia médica. Analise dos princípios, características e quadros clínicos de patologias que acometem o sistema nervoso tais como Doença de Huntington, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Autismo, Epilepsia, AVE, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Síndrome de Rett, Síndrome de Korsakoff, Trauma /Lesão raquimedular, Doenças do Príon – Doença de Creutzfeldt-Jakob, Síndrome de Down, Neuro AIDS, Vícios/Dependência química, Síndrome de Tourette, Hidrocefalia, Paralisia Cerebral. Avaliação de técnicas de estudo de e tecnologias aplicadas à área médica: Teste de Inteligência, Teste de Memória, Exame saguíneo (Hemograma), Teste de DNA, Punção Lombar, Aferição de Pressão Arterial, Biópsa e Neuropatologia, Teste de condoção nervosa, Avaliação de reflexos, Avaliação motora, Avaliação sensorial, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Estudo de fluxo sanguíneo cerebral, Tomografia Computadorizada (CT scan), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan), Imagem de Ressonância Magnética Funcional (functional MRI), Imagem de Ressonância Magnética (MRI scan). Aula Teórica e Prática.

Dúvidas sobre o Edital

As dúvidas sobre o presente edital deverão ser encaminhadas aos Coordenadores do Curso, representados pela Professora Dra. Adriana da Cunha Faria Melibeu,  através do e-mail: cursodeinvernoneurociencias@gmail.com.

Contato com a Equipe de Coordenação do Curso

Profa. Dra. Adriana da Cunha Faria Melibeu. Curso de Inverno em Neurociências. Professor Associado – Departamento de Neurobiologia – Instituto de Biologia. Lab. Neurobiologia do Desenvolvimento – Universidade Federal Fluminense. Outeiro São João Batista s/n, sala 201, Campus Valonguinho – Centro – Niterói – RJ 24020-141.

Organização

Coordenação (Comitê)

  • DRA. ADRIANA DA CUNHA FARIA MELIBEU (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DR. ALFRED SHOLL-FRANCO (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • DR. GLÁUCIO ARANHA (OCC/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

Professores

– Neuroanatomia/Neuroanatomia:

  • DRA. PRISCILLA OLIVEIRA SILVA BOMFIM (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • ACADÊMICA INGRID MOURA DE OLIVEIRA (Faculdade de Medicina/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • ACADÊMICA VIVIANE LEITE ABUD (Faculdade de Medicina/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

– Neurofisiologia:

  • DR. ALFRED SHOLL-FRANCO (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

– Neurociências Básicas:

  • DRA. PAULA CAMPELLO-COSTA (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DRA. ADRIANA DA CUNHA FARIA MELIBEU (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).

– Neurociências Clínicas/Funcional:

  • DR. CLYNTON CORRÊA (Faculdade de Medicina/UFRJ).

Monitores (Alunos dos Programas de Iniciação Científica/Iniciação Artística e Cultural/Extensão/Monitoria/Pós-gradauação)

Participantes/Alunos

Instituições Parceiras

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Organização Ciências e Cognição (OCC)

Apoio e Financiamento

  • Organização Ciências e Cognição.
  • Universidade Federal Fluminense.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Ministério da Educação – MEC/Sesu (PROEXT).

Registros Institucionais dos Cursos de Férias em Neurociências (Crusos de Verão e de Inverno em Neurociências)

SIGProj N°: 140957.779.86166.31122014 (UFRJ)

SIGProj N°: 202799.938.86178.15052015 (UFF)

Lista de Participantes:

A confirmar.

BANNER CURSO DE INVERNO JPG-01

BANNER CURSO DE INVERNO PDF

LOGO CURSO DE FERIAS - png - Colorido - transparente

Logo 01 - RGB

logo_ibccf_cate2010 - logo ibccf centenario2010 - logo ufrj minervalogo UFFproex bonito mas com fundo

2013 - logo_do_MEC


_____________________________
__