Seja voluntário em ações do Museu Itinerante de Neurociências (MIN)

Estão abertas as inscrições para voluntários que atuarão no Dia do Cérebro, no CIEP 089 – Graciliano Ramos, que ocorrerá no dia 26/04/2019. Toda a equipe partirá em veículo fornecido pelo MIN, tendo como ponto de encontro e partida a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão (maiores detalhes sobre horário e localização exata serão fornecidas aos inscritos). De lá, a equipe será levada aoCIEP 089 – Graciliano Ramos, em Duque de caxias (RJ), para a realização da ação de popularização da ciência, retornando ao mesmo ponto da partida após a realização do evento.

Experimente essa oportunidade de contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação integrada de visita a uma escola, atuando ativamente em oficinas, montagem da ação, intermediando a construção do conhecimento e promovendo a popularização da ciência. Cada um de nós pode contribuir para a melhoria coletiva. A ação não tem qualquer vínculo político ou fim econômico, sendo todos os envolvidos voluntários.  Inscrições para tirar como voluntário pelo link:

https://doity.com.br/dia-do-cerebro-ciep089-graciliano-ramos

Exemplo de oficinas realizadas durante o Dia do Cérebro, promovido pelo Museu Itinerante de Neurociências (MIN)

Exemplo de oficinas realizadas durante o Dia do Cérebro, promovido pelo Museu Itinerante de Neurociências (MIN)

Museu Itinerante de Neurociências visita o Colégio Cruzeiro no Rio de Janeiro

O Museu Itinerante de Neurociências (MIN) chegou à sua 38° edição, no dia 31 de agosto de 2018, visitando o Colégio Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Diversas oficinas e atividades foram realizadas com grande participação de alunos e professores.

Resultado das escolas selecionadas para receber o MIN em 2018

Lista de instituições selecionadas para receber a visita do Museu Itinerante de Neurociências (MIN) em 2018:

  • 27/04 – Colégio Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado (Rua Cândido Benício, 826 – Campinho – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21320-060)
  • 18/05 – CIEP 450 – Emiliano Di Cavalcanti (Estrada Caetano Monteiro s/n – Badu – Niterói – RJ – CEP: 24320-570)
  • 22/06 – Escola Municipal Presidente Medici (Rua Tibagi, 316 – Bangu – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21820-270)
  • 31/08 – Colégio Cruzeiro (Rua Carlos de Carvalho, 76 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20230-180)
  • 29/09 – Escola Municipal Presidente Castelo Branco (Avenida Robert Kennedy, s/n – Rocha Sobrinho – Mesquita – RJ – CEP: 26020-045)
  • 23/11 – Instituto Nacional de Educação de Surdos (R. das Laranjeiras, 232 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ, 22240-003 – CEP: 22240-003)

MIN abre inscrição de voluntários para o “Dia do Cérebro” no dia 25/05/2017

O Museu Itinerante de Neurociências (MIN) abre inscrições para voluntários – Objetivo: realização do “Dia do Cérebro”, no C.E. Dr. Inácio Bezerra de Menezes. A ação será realizada no dia 25/05/2017, partindo pela manhã da UFRJ, em ônibus do projeto com destino ao Colégio Estadual e retorno à UFRJ no final da tarde.

Inscrições de Voluntários pelo site:https://www.doity.com.br/dia-do-cerebro-26052017-colegioestadualdoutorbezerrademenezes 

MIN visita escola em Bangu: seja um voluntário

Museu-Itinerante-de-Neurociências-e1433038684252Seja um voluntário no ‘Museu Itinerante de Neurociências‘ (MIN). O MIN é um projeto de difusão e popularização das neurociências, desenvolvido por ‘Ciências e Cognição’, sob a Coordenação do Prof. Alfred Sholl Franco, e que leva, gratuitamente, atividades práticas e interativas a escolas e espaços públicos do Rio e Grande Rio. A ação sai da Ilha do Fundão e se dirige em ônibus para a escola, retornando para a UFRJ no final da tarde. Desta vez, o MIN levará o ‘Dia do Cérebro’, no dia 11/11, ao CIEP Oswaldo Aranha, em Bangu, RJ. Saiba mais em: http://www.cienciasecognicao.org/min/?p=4156

Sete anos de atividades deo Museu Itinerante de Neurociências

14199706_10206646564184406_4584883820859686906_n

SETE ANOS DE ATIVIDADES DO MUSEU ITINERANTE DE NEUROCIÊNCIAS DIFUNDINDO E POPULARIZANDO AS NEUROCIÊNCIAS EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO NOS MUNICIPIOS DO RIO DE JANEIRO E DA REGIÃO DO GRANDE RIO

Castro, V., Teixeira, L., Aranha, G., Anjos, D.H.S., Sholl-Franco, A.

Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Introdução: As neurociências têm muito a contribuir para a sociedade na construção dos conhecimentos em nosso dia-a-dia. Neste sentido, o Museu Itinerante de Neurociências (MIN) foi criado em 2009 por Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC–NuDCEN), um projeto de extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, em colaboração com a Organização Ciências e Cognição (OCC). Desde 2010 este projeto tem desenvolvido várias atividades relacionadas à divulgação e ensino de neurociências.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de 7 anos de atividades do MIN na difusão e popularização das neurociências para o público em geral, durante o Dia do Cérebro em espaços formais e não formais de ensino.

Métodos: O MIN leva aos municípios do Rio de Janeiro e da região do Grande Rio um conjunto de atividades práticas e palestras. As inscrições das escolas são realizadas online a partir de um edital específico (www.cienciasecognicao.org/min). Após preenchimento dos formulários é feita a seleção dos locais a serem visitados conforme  critérios estabelecidos e a programação de cursos e atividades para o ano seguinte é divulgada (10-15 ações/ano). As atividades começam com os cursos de formação de mediadores (fevereiro/março) e continuam com as atividades relacionadas ao Dia do Cérebro. Cada atividade é precedida por visitas técnicas, organização das oficinas, recrutamento de voluntários, treinamento e planejamento para o dia do evento. Desenvolvemos, durante a visita técnica, um mapa de distribuição das oficinas (20-25/evento) de acordo com a disponibilidade de espaço e respeitando uma sequência lógica entre os conteúdos a serem abordados. O recrutamento de voluntários é feito por e-mail, mídias sociais (sites/blogs/facebook) e material impresso (panfletos/cartazes). Os participantes selecionados são distribuídos nas oficinas buscando uma proximidade com sua área de conhecimento e um treinamento é oferecido antes do evento começar.

Resultados: Entre fevereiro de 2010 e maio de 2016 realizamos 83 ações, totalizando aproximadamente 39.614 participantes, em atividades realizadas nos municípios do Rio de Janeiro e da Região do Grande Rio. Temos tido um crescente número de participantes desde o inicio das ações, tendo alcançado entre 7.500 e 7.900 participantes nos últimos três anos.

Conclusão: Os resultados apresentados demonstram que a cada ano alcançamos um número maior de participantes (alunos do ensino básico e público em geral) nas ações promovidas pelo MIN e que a crescente demanda pelas atividades (superiores a 15 vezes nossa capacidade de realização de ações) reforça o grande interesse da população e, em particular, do público escolar, por informações sobre as neurociências e sua aplicação em nosso dia-a-dia.

Apoio Financeiro: OCC, FAPERJ, PROEXT MEC/SESU, PR-5/UFRJ.

2016-xxxi-fesbe-castro-et-al-min-painel

Chamada de voluntários para ação do Museu Itinerante de Neurociências no dia 24/06 – Ciep Oswaldo Aranha

O Museu Itinerante de Neurociências (MIN) convida todos a participarem como voluntários do próximo Dia do Cérebro que ocorrerá no dia 24/06, no  Ciep Oswaldo Aranha,  localizado na R. Princesa Leopoldina, S/N – Realengo, Rio de Janeiro – RJ.

A visitação ocorrerá no turno da tarde. Será disponibilizado um ônibus, para ida e volta ao local do evento, com saída da UFRJ (Ilha do Fundão, às 9:00h), (chegada às 18:00h), além de almoço no local. O evento ocorrerá das 13:00 às 17:00 horas. Como de costume, o transporte sairá PONTUALMENTE do estacionamento da DECANIA do Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco K às 09:00 horas e com previsão de retorno para o mesmo ponto (Decania do CCS, bloco K) às 18:00 h.

O ponto de encontro para transporte do material até o ônibus será a sala do Núcleo (G0-015, subsolo do bloco G, Instituto de Biofísica, CCS, na Ilha do Fundão), às 8:30h.

Dados a serem fornecidos devem ser enviados para o e-mail (museuitinerante@cienciasecognicao.org), para credenciamento como voluntário na ação do MIN:

– nome completo:

– utilizará nosso ônibus?

– número da identidade (incluindo órgão emissor e data de emissão):

– CPF:

– data de nascimento:

– e-mail:

– telefone celular:

– formação (especificar):

– caso seja graduando, especificar a graduação*, **:

– profissão que exerce:

– vínculo institucional:

– já teve experiência prévia com o Museu Itinerante de Neurociências (ou em outro projeto de Divulgação Científica):

– caso a resposta acima tenha sido positiva, participou de qual(is) eventos/ações:

– expectativa em participar da ação:

* graduandos da UFRJ podem verificar a inclusão da carga horária como CH curricular extensionista, uma vez que a ação é credenciada junto a PR-5 como um projeto de extensão.

** Alunos das disciplinas CFF007 e CFB007 devem informar para validar a presença (carga horária).   Lembrando que todos receberão certificado de monitores após a realização do evento.

oswaldo aranha

 

Chamada de voluntários para ação do Museu Itinerante de Neurociências em Niterói no dia 29/04

O Museu Itinerante de Neurociências (MIN) convida todos a participarem como voluntários do próximo Dia do Cérebro que ocorrerá no dia 29/04, no Colégio Pedro II – Campus Niterói, localizado na rua General Castrioto, 120 Barreto – Niterói,RJ – CEP: 24110-256

A visitação ocorrerá no turno da tarde. Será disponibilizado um ônibus, para ida e volta ao local do evento, com saída da UFRJ (Ilha do Fundão, às 9:00h), (chegada às 18:00h), além de almoço no local. O evento ocorrerá das 13:00 às 17:00 horas. Como de costume, o transporte sairá PONTUALMENTE do estacionamento da DECANIA do Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco K às 09:00 horas e com previsão de retorno para o mesmo ponto (Decania do CCS, bloco K) às 18:00 h.

O ponto de encontro para transporte do material até o ônibus será a sala do Núcleo (G0-015, subsolo do bloco G, Instituto de Biofísica, CCS, na Ilha do Fundão), às 8:30h.

Dados a serem fornecidos por e-mail para credenciamento como voluntário nas ações do MIN:

– nome completo:

– utilizará nosso ônibus?

– número da identidade (incluindo órgão emissor e data de emissão):

– CPF:

– data de nascimento:

– e-mail:

– telefone celular:

– formação (especificar):

– caso seja graduando, especificar a graduação*, **:

– profissão que exerce:

– vínculo institucional:

– já teve experiência prévia com o Museu Itinerante de Neurociências (ou em outro projeto de Divulgação Científica):

– caso a resposta acima tenha sido positiva, participou de qual(is) eventos/ações:

– expectativa em participar da ação:

* graduandos da UFRJ podem verificar a inclusão da carga horária como CH curricular extensionista, uma vez que a ação é credenciada junto a PR-5 como um projeto de extensão.

** Alunos das disciplinas CFF007 e CFB007 devem informar para validar a presença (carga horária). Lembrando que todos receberão certificado de monitores após a realização do evento.

2015-05-29 00.32.07

IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro

Parabéns aos vencedores da IV Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro

  • 1o lugar – Lorrayne Isidoro Goncalves
  • 2o lugar – Gabriela Marques Mendonça Lira
  • 3o lugar – Danilo Maciel de Deus e Melo

Competição de altíssimo nível. Parabéns aos 14 participantes e aos seus supervisores!!!

Olimpíada do Rio de Janeiro de Neurociência

Olimpíada do Rio de Janeiro de Neurociência

Museu Itinerante de Neurociências​ levou o “Dia do Cérebro” ao CIEP 382 Magalhães Bastos

Museu Itinerante de Neurociências​ levou o “Dia do Cérebro” ao CIEP 382 Magalhães Bastos, no dia 26/06/2015. Confira o vídeo e conheça esta ação de divulgação e alfabetização científica.