Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos

Logo da OBNG

I Olimpíada Brasileira

de Neurociências para Graduandos

(I OBNG)

Conheça as normas de inscrição e particpação na I Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (I OBNG), que ocorrerá durante o I Simpósio Brasileiro de Neurociências (I OBN). O evento será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 05 e 06 de maio de 2018.

 

 

Calendário das Atividades e Competições Locais – 2018

As atividades promovidas (Cursos) pelos comites locais e pelo comite nacional e a corrida por vagas na Olimpíada Brasileira de Neurociências já vai começar! Segue a listagem das atividades e  das Competições Locais que estão habilitdos a se inscreverem na Competição Nacional. Esperamos a participação de vocês!!

Prestem atenção nas datas de inscrição para os Cursos e atividades, para não perderem a chance de competirem!

Comitê Nacional

IX Curso de Férias em Neurociências/VII Curso de Verão em Neurociências. Aberto para alunos e professores do ensino médio de todo o Brasil. Realização na cidade do Rio de Janeiro em 27 de janeiro de 2018. Data e Local: 27/01/18 das 8:00 as 18:00h no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho,  Av. Carlos Chagas Filho 373, Bloco G, Sala G1-022 – Campus Fundão, Cidade Universitária UFRJ – CEP 21.941-902, Rio de Janeiro, RJ. Realização: UFRJ/UFF – O edital  e as inscrições estão disponíveis através do sitiohttps://doity.com.br/vii-curso-de-verao-em-neurociencias-do-rio-de-janeiro (100 vagas: 50 para estudantes do ensino médio e 50 para o professores de Ciências do Ensino Básico).

Lives sobre Neurociências na pagina do Facebook da OBN: https://www.facebook.com/brazilianbrainbee. Datas:

14/09/2017 – Neurotransmissores.

05/10/2017 – Sinapses.e Toxicidade Sináptica.

19/10/2017 – Sistema Somestésico.

10/11/2017 – Sistemas Motores.

13/12/2017 – Dor.

11/01/2018 – Exames Neurológicos.

25/01/2018 – Técnicas de Diagnóstico por Imagem.

22/02/2018 – Doença de Parkinson

08/03/2018 – Addição e Dependência.

22/03/2018 – Doença de Alzheimer

05/04/2018 – Sono e Distúrbios

19/04/2018 – Tema a ser definido por votação online.

03/05/2018 – Conversa sobre a dinâmica da OBN.

 

Comitê de São Paulo

IV Curso de Neurociências de São Paulo (Brain Bee SP). Evento sem fins lucrativos e destinado a qualquer estudante do ensino básico, entre 14 e 19 anos. No curso gratuito de Neurociências, que será realizado de 26 a 27 de Janeiro de 2018, serão oferecidas palestras em diversas áreas de atuação da neurociência, especialmente no âmbito da saúde. O curso é oferecido aos alunos e professores da rede publica e privada do ensino básico, e visa prepará-los para a IV Olimpíada de Neurociências de São Paulo. Inscrições pelo sitio www.einstein.br/brainbee.

III Olimpíada de Neurociências de São Paulo – Data de Realização: 17/03/2018. Local de Realização: Auditório Kleinberger do Hospital Israelita Albert Einstein (Bloco D, 3º andar), Av. Albert Einstein, 627, Morumbi, São Paulo – SP, CEP 05652-900.

Mais Informações: www.einstein.br/brainbee.

Comitê do Rio de Janeiro

VI Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro. Data de Realização da Prova: 17/03/2018.

Mais Informações: www.cienciasecognicao.org/riobrainbee.

Inscrições a partir de Janeiro de 2018!!

 

Comitê de Dourados

II Olimpíada de Neurociências de Grande Dourados. Data de Realização: 17/03/2018. Local de Realização:Universidade Federal da Grande Dourados – Unidade I – Rua João Rosa Góes, Vila Progresso, Dourados – Mato Grosso do Sul. Mais Informações: https://www.facebook.com/olimpiadaneurocienciasgd/

http://olimpiadadeneurociencias2018.webnode.com/

Comitê de São Fidélis

III Olimpíada de Neurociências da Cidade de São Fidélis Data de Realização: a ser confirmada. Local de Realização: Faculdade São Fidélis – Grupo CENSUPEG, São Fidélis, Rio de Janeiro. Mais Informações: CLIQUE AQUI

Comitê de Brasília

III Curso de Férias. Período de realização: entre o dia 22 e 27 de janeiro. Inscriçoes no site do Comitê de Brasília: https://doity.com.br/ii-curso-de-verao-em-neurociencias.

III Olimpíada Brasiliense de Neurociências. Data de Realização:  dia 3 de fevereiro. Local de Realização: Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. Mais Informações: CLIQUE AQUI

Comitê de Ribeirão Preto (SP)

III Olimpíada Paulista de Neurociências. Data de Realização: 17/03/2017. Informações através do sitio: https://sites.google.com/site/olimpiadapaulistabrainbee/home.

O Curso preparatório para a Olimpíada Paulista Brain Bee em Ribeirão Preto sera entre os dias 05 e 09 de marco e as inscrições estarão disponíveis a partir de Janeirod e 2018!

Comitê de Baurú-Botucatú (SP)

I Olimpíada de Neurociências de Bauru-Botucatu. Data de Realização: a ser confirmada.

Comitê do Amazonas (AM)

I Olimpíada Gaucha de Neurociências. Data de Realização: a ser confirmada.

Comitê de Porto Alegre (RS)

I Olimpíada Amazonense de Neurociências. Data de Realização: a ser confirmada.

Comitê de Belém (PA)

 I Olimpíada Paraense de Neurociências. Data de Realização: dia 17/03/2018.
Será promovido um Curso de Neurociências entre os dias 19/02 e 02/03 com os inscritos do Ensino Médio. Informações pelo e-mail: lanec.ufpa@gmail.com.

Resultado da V Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) – 2017

Após dois dias de provas, a V Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) chegou ao fim, tendo como resultado final:

  • Hellen Valério Chagas (1a Colocada – Comitê do Rio de Janeiro)
  • Nicolas Yamada (2o Colocado – Comitê de São Paulo)
  • Isabelle da Silva dos Santos (3a Colocada – Comitê de Brasília).

Esta edição da OBN teve como Coordenadores Alfred Sholl-Franco e Ingrid Moura. Após ter sido realizada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a competição nacional de 2017 foi realizada em São Fidélis, e durou dois dias, contando com provas de:

  • neuroanatomia,
  • neurohistologia,
  • neurociências básicas e aplicadas,
  • clínica neurofuncional (diagnóstico clinico).

As provas foram compostas por avaliações objetivas, quiz e perguntas discursivas (Live Questions).

No segundo dia, os participantes puderam relaxar com atividade cultural (Declamação de Poesias), com Geraldo Evangelista Chocolate e Thiago Yuri, antes do encerramento da competição e premiação dos primeiros colocados.

A ação é promovida pela Organização Ciências e Cognição (OCC) e pelo projeto de extensão ‘Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, contando com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão  da UFRJ e do Grupo CENSUPEG.

Agradecemos em especial às coordenação e direção do Grupo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós GraduaçãoCENSUPEG / Faculdade FASFI e à Secretária de Educação de São Fidélis por acolher a OBN, na edição de 2017, e estimular as olimpíadas de conhecimentos. Acompanhe as Olimpíada Brasileira da Neurociências através do sítio www.cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee.

Estudo sobre a IV Olimpíada Brasileira de Neurociências é apresentado na FESBE

fesbe8Na 37a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) Ingrid Moura (acadêmica de Medicina e coordenadora do Comitê Nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências) apresentou o trabalho “IV Olimpíada Brasileira de Neurociências: Divulgação e popularização das neurociências entre estudantes do ensino médio“, em formato pôster. São coautores do trabalho Alfred Sholl Franco (UFRJ, OCC) e Glaucio Aranha (OCC, TJRJ), membros do ‘Grupo de Pesquisa em Neurociências e Educação’ (NEUROEDUC).

Resumo:

IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS: DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Ingrid Moura de Oliveira¹, Alfred Sholl-Franco² ³ e Glaucio Aranha²

1- Graduanda  do Curso de Medicina da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ; 2 – Pesquisador/Professor da Organização Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, RJ; 3- Pesquisador/Professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

  • Introdução: As olimpíadas de neurociências são competições de neurociências para estudantes do ensino médio com idade entre 14 e 19 anos incompletos, que ocorrem internacionalmente desde 1998 e no Brasil desde a fundação do Comitê Brasileiro em 2013.
  • Objetivo: Nosso objetivo é apresentar os resultados da IV Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN; cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee) e estimular a formação de novos Comitês Locais (CL) responsáveis pela realização de competições em todo o Brasil.
  • Métodos: O comitê nacional, coordenado pelo Prof. Alfred Sholl-Franco e pela Acadêmica de Medicina da UFRJ Ingrid Moura de Oliveira, é membro do comitê internacional (http://www.internationalbrainbee.com/) e conta com a participação de uma comissão científica composta por Professores e Pesquisadores em neurociências. Na IV OBN tivemos a participação de dois novos Comitês Locais (São Fidelis/RJ e Brasiliense/DF) e a reativação de outro Comitê Local (Ribeirão Preto/SP), elevando o número de competidores para 13. A competição nacional foi realizada no dia 14/05/2016, na cidade de São Paulo, das 12:00 às 18:00 h, no Centro de Educação em Saúde Abram Szajman (CESAS), localizado na unidade Francisco Morato do Hospital Albert Einstein. Os três primeiros colocados de cada Comitê Local foram classificados para a competição nacional: Lorrayne Isidoro Gonçalves, Danilo Maciel de Deus e Melo e Gabriela Marques Mendonça Lira pelo Comitê do Rio de Janeiro e Grande Rio/RJ; Thiago Garcia Varga, Laura Valqueíria Ramos Maita e Caroline Magalhães de Toledo pelo Comitê de São Paulo/SP; Breno Masi De Basi, Débora Souza Queiroz e Talles Gabriel Castellar Barroso pelo Comitê de Ribeirão Preto/SP; Caio Silva de Paula Cabral pelo Comitê São Fidélis/RJ; Fabrício Andrade Rodrigues, Kaleb Damarcena de Oliveira e Karen Kathleen Amorim Oliveira pelo Comitê Brasiliense/DF. Os exames aplicados durante a OBN foram compostos por questões teóricas e práticas (objetivas e discursivas), divididas em 5 categorias (neuroanatomia, neurohistologia, neurofisiologia, neurociências básicas e neurociências clínicas).
  • Resultados: A representante do Comitê do Rio de Janeiro Lorrayne Isidoro Gonçalves, estudante do 3º ano do Colégio Pedro II Engenho Novo, supervisionada pela Profa. Camila Marra, venceu a IV OBN e participou da Olimpíada Internacional de Neurociências (International Brain Bee – IBB; www.thebrainbee.org), realizada entre 30/06 e 04/07,  em Copenhagen (Dinamarca), durante o Fórum da Federação das Sociedades Européias de Neurociências (FENS, http://www.fens.org/). A IBB contou com a participação de 25 países e a representante brasileira obteve a 18ª colocação geral, ficando em segundo lugar no exame de diagnóstico clínico e em sexto lugar no exame de neuroanatomia.
  • Conclusões: A realização das olimpíadas de neurociências (locais e nacional) mostra que este tipo de atividade é muito importante para a divulgação das neurociências para alunos do ensino médio, motivando os jovens ao aprendizado das ciências e despertando vocações nas áreas humanas, tecnológicas e/ou biológicas que estudam ou interagem com as neurociências, tanto no nível básico como clínico.  
  • Apoio Financeiro: Organização Ciências e Cognição; IBCCF/UFRJ; PR-5/UFRJ, PROEXT-MEC/SESU, CNPq, CENSUPEG, ALBERT EINSTEIN – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira.

2016-xxxi-fesbe-moura-e-sholl-franco-obn-24072016

 

Inscrições Abertas para a II Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro

Atenção alunos do Ensino Médio! Já estão abertas as inscrições para a segunda edição da Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro! É uma competição que busca motivar os jovens a aprenderem sobre as ciências que estudam o sistema nervoso e despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas que estudam ou interagem com as neurociências tanto no nível básico como no clínico. Temas como sensações, movimento, aprendizagem e memória serão abordados. Qualquer estudante entre 14 e 19 anos (completos até Agosto/Setembro) pode participar.

O edital você confere AQUI. Inscrições, material de estudo e demais informações sobre a Olimpíada estão no site oficial: http://cienciasecognicao.org/riobrainbee/

1501743_732326246777391_69774214_n

Clique sob a imagem para melhor visualização.

Representante brasileiro na “International Brain Bee”

A “International Brain Bee” é uma competição que busca motivar os jovens a conhecerem mais sobre as ciências que estudam o sistema nervoso e a despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas, que estudam ou interagem com as neurociências tanto ao nível básico como clínico.

Este ano ocorre entre 22 e 24 de setembro em Viena, na Áustria. Conta com um representante brasileiro: Tiago Lubiana Alves, vencedor da edição brasileira realizada em agosto, a “I Olimpíada Brasileira de Neurociências”.

Além do Brasil, estão participando Alemanha, Austrália, Canadá,  Cingapura, China, Coreia do Sul,  Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, Itália,  Macau, Malásia, Nigéria, Nova Zelândia,  Quênia, Romênia,  Turquia e Ucrânia.

Vamos torcer!

Participantes dos países na "Internacional Brain Bee". Na ponta esquerda, Tiago Lubiana Alves, representante brasileiro.

Participantes dos países na “International Brain Bee”. Na ponta esquerda, Tiago Lubiana Alves, representante brasileiro.

Resultado da I Olimpíada Brasileira de Neurociências: campeão carioca

Aconteceu no último sábado (3) a I Olimpíada Brasileira de Neurociências. Participaram três candidatos com seus supervisores (orientadores e/ou acompanhantes), cinco juízes, uma equipe de dois alunos de Iniciação Científica e quatro voluntários, além dos membros da Comissão Organizadora.

Foi Tiago Lubiana Alves, representante do Comitê do Rio de Janeiro e Grande Rio, que se consagrou vencedor. Ele recebeu como prêmio o livro “100 Bilhões de Neurônios”, autografado e com dedicatória do autor, professor Roberto Lent. Já o segundo e terceiro colocados, respectivamente Renato Silva Cardoso, da Escola Sesi de Limeira e Tatiana Ladeira do Valle, do Colégio Apogeu, foram premiados com o livro ” Neurônios, Cérebro e Pessoas”, também de autoria de Lent.

Após a premiação, foi feita uma mesa redonda com a participação dos representantes dos Comitês Locais do Rio de Janeiro e Ribeirão Preto. Discutiu-se as perspectivas e ações para o próximo ano. 2014 será promissor!

Em seu encerramento, a competição contou com palestra do professor da faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Norberto Coimbra. O tema em foco foi “O Estudo da Ansiedade, do Estresse e da Depressão sob o Enfoque da Neurociência e seus Reflexos no Trabalho“. 

Agora resta torcer pelo campeão na Olimpíada Internacional de Neurociências (International Brain Bee), que ocorrerá em setembro, na cidade de Viena.

Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro e Grande Rio – Inscrições abertas

2012_divulgacao_riobrainbee 2013Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro e Grande Rio ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Sob a Coordenação do Prof. Dr. Alfred Sholl Franco (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRj e Organização Ciências e Cognição). Candidatos de qualquer lugar do Brasil que não tenham um Comitê Local podem participar!!!!! Inscrições Abertas até 22/02/2013!!!

logo versão rio brain bee-01peq

I Olimpíada Brasileira de Neurociências

Brazilian Brain Bee

Este ano teremos a I Olimpíada Brasileira de Neurociências como conseqüência de várias iniciativas locais para a realização de olimpíadas de neurociências em diferentes estados brasileiros (veja a lista de iniciativas) a partir do trabalho realizado pelo Coordenador Nacional Dr. Alfred Sholl-Franco.  A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) é uma competição sem fins lucrativos de neurociências para estudantes do ensino básico, que visa incentivar a busca pelo conhecimento sobre o sistema nervoso e estimular o interesse de estudantes do ensino básico pela pesquisa acadêmico-científica nas diferentes áreas das neurociências. Esta competição teve seu inicio em 1998 por iniciativa do  Dr. Norbert Myslinski, (Universidade de Maryland, EUA) sob a rubrica Brain Bee Competition. Iniciada nos EUA se expandiu para vários países. Existem atualmente cerca de 150 coordenadores de Olimpíadas de Neurociências distribuídos em Comitês Locais por todo o mundo. Um representante de cada país é selecionado a partir de seleções nacionais que agregam os candidatos indicados por Comitês Locais e o vencedor é convidado a participar de uma competição internacional (International Brain Bee).

A previsão é que o Brasil sedie o Campeonato Internacional em 2015, no Rio de Janeiro, durante o congresso da The International Brain Research Organization (IBRO – Congress of Neuroscience). Vamos fazer todos os esforços para recebermos esta iniciativa!!!

 

Confira os Links para as diferentes ações locais e participe!!

Edital de Convocação da I Olimpíada Brasileira de Neurociências! -Download: Edital – I Olimpiada Brasileira de Neurociencias – 2013