“Ciências e Cognição” e UNIFSJ promovem ações da Semana do Cérebro em Itaperuna

RELATÓRIO DE EVENTO

IV SEMANA DO CÉREBRO

I ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR UNIFSJ: CÉREBRO E EMOÇÃO

O presente evento ocorreu na UNIFSJ, no dia 12 do mês de março de 2013, partindo de um convite do CeC-NuDCEN (Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências), Rio de Janeiro, que neste ano realizou a IV Semana do Cérebrode Ciências e Cognição com o título “São tantas emoções…”. Ambos constituem ações alinhadas com a iniciativa internacional da Dana Foundation, visando à realização de uma semana dedicada à difusão e popularização de assuntos relacionados com ao cérebro (sistema nervoso).

A participação da UNIFSJ neste evento justificou-se pelo interesse, atualidade e relevância do tema. O estudo do cérebro, até pouco tempo, restrito à área de saúde, ganhou força, ampliou-se e atualmente envolve praticamente todas as áreas do conhecimento popular e científico. A realização, mesmo que modesta e distante, em evento cuja iniciativa pretendeu abranger diversos países, proporcionando o intercâmbio científico com acadêmicos e leigos
de diferentes áreas, municípios e realidades, marcou o início da parceria entre a UNIFSJ e o NEPENC/UENF ao inserir-se na programação do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências [(NUDCEN – parceria entre o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) e a Organização Ciências e Cognição OCC)].

O NuDCEN tem o mérito de desenvolver iniciativas focadas na promoção de ações de divulgação e alfabetização científica que contribuam para o desenvolvimento do ensino de neurociências, compreendendo ações em nível regional e nacional, com seus docentes e discentes, além de atender a proposta de contribuir com a popularização de assuntos relacionados com o cérebro (sistema nervoso) e a divulgação de conhecimentos. A proposta do evento na UNIFSJ visou envolver professores e alunos dos cursos de Psicologia e Farmácia, de 18:30 às 22 horas, no auditório da UNIFSJ – Rua Maj. Porfírio Henriques 41, centro, Itaperuna, RJ, e teve como público alvo, além dos docentes e discentes,destes dois cursos, demais interessados. O número de participantes limitou-se à capacidade do espaço físico disponível na instituição.

A programação efetivou-se com a abertura realizada pela Coordenadora do curso de Psicologia, Prof. Débora Fernandes representando a Instituição e pela Prof. Hegle Dias, contextualizando o evento dentro de uma proposta multidisciplinar e de parcerias com outras instituições, caracterizando portanto, a participação na IV Semana do Cérebro, de Ciências e Cognição com o tema “São tantas emoções…” e o I ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR
UNIFSJ: CÉREBRO E EMOÇÃO. O evento teve início com a aluna Pauliene Granja, matriculada no 5. período de
Psicologia (UNIFSJ) tocando ao teclado a canção “Emoções” de Roberto Carlos. Em seguida, a Prof. Hegle Dias do curso de Psicologia (NEPENC/UNIFSJ) apresentou um trabalho realizado em parceria com a Prof. Dra. Sylvia Joffily (NEPENC/UENF), sobre Emoção e Memória. Outra apresentação musical e de imagens foi realizada pelos alunos Vítor Silveira e Matheus Fonseca cantaram acompanhados ao violão juntamente com platéia a música “Só os loucos sabem”, que versa sobre memória e emoção, da banda Charlie Brown Jr., cujo vocalista, Chorão, acabara de falecer em conseqüência de depressão e overdose de drogas.

Em seguida o Coordenador e Professor Paulo Roberto, dos cursos de Farmácia e Psicologia, ministrou uma palestra sobre Emoção, abordando as emoções universais, memórias, transtornos do humor, ação de psicofármacos e psicoterapia para o controle das mesmas. Após a palestra os participantes assistiram ao documentário da BBC sobre Neurociências e Emoção. Antes do encerramento do evento, aconteceu um momento durante o qual palestrantes e público trocaram, por meio de perguntas, respostas e comentários, saberes e opiniões de caráter científico e do senso comum, sobre o tema debatido. O evento foi encerrado com a distribuição dos certificados de presença. Como o evento aqui descrito foi considerado muito rico e satisfatório, espera-se que a parceria institucional que lhe deu origem se fortifique e prospere nos próximos anos.

Itaperuna, 20 de março de 2013

Hegle Dias