NEPENC e CeCNuDCEN: novas parcerias

parceriaO CeCNuDCEN (Ciências e Cognição – Núcleo de Estudos Científicos e Ensino de Neurociências) comemora as parcerias de sucesso que têm diversificado e ampliado à outras instituições de ensino a atuação do núcleo. Iniciada através do NEPENC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Neuropsicologia Cognitiva), a parceria com o UNIFSJ (Centro Universitário São José) de Itaperuna, município do noroeste fluminense, já existe desde o final de 2012.

Segundo a professora Hegle Dias, responsável pela iniciativa de ampliar a parceria entre o NEPENC e o CeCNuDCEN também à UNIFSJ, a associação tem o objetivo de “incentivar a pesquisa no interior do estado do Rio de Janeiro, expandindo e somando experiências” e já trouxe resultados como a participação de sua instituição na IV Semana do Cérebro, projeto realizado por Ciências e Cognição. A perspectiva é que o grupo de trabalhos e projetos possa se expandir para estados além do Rio de Janeiro, como Minas Gerais e Espírito Santo.

“Para nós, do NEPENC e do UNIFSJ, essa parceria com o CecNudcen representa a realização do desejo de somar forças, crescer, acrescentar e enriquecer o exercício de pesquisa, ampliar os horizontes de nossos alunos, estender a divulgação de conhecimento em nossa comunidade, enfim… Nossa parceria está fundamentada no interesse em pesquisa, na perspectiva de multidisciplinaridade, na afinidade em nossos focos de estudo, temáticas, métodos e na possibilidade de produção e expressão artística. Desejamos então, que seja uma feliz parceria para todos nós!” Completa Hegle, que também é coordenadora de pesquisa no CenPe (Centro de Pesquisa da UNIFSJ).

O NEPENC, coordenado pela professora Sylvia Joffily, desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino de Neurociências com foco no sono e processos cognitivos, promovendo o conhecimento através do uso de objetos paradidáticos (confeccionados em sucata e materiais orgânicos), além de realizar ciclos de debates, grupos de leitura dramática, temas em cordel, entre outros.

2 comentários em “NEPENC e CeCNuDCEN: novas parcerias

  • 06/10/2013 em 15:59
    Permalink

    maravilhoso! fala da patologia com clareza, numa leitura informativa e explicativa , abrangendo interesses de várias áreas acadêmicas! parabéns!!

  • 10/08/2013 em 13:54
    Permalink

    Prezados Amigos,

    Sou Educadora Psicopedagoga e Neuropsicóloga. Fiquei bastante interessada nesta parceria com o NUPENC, visto de que, na nossa Escola Djalma Pessoa – Sesi, temos um projeto de Neurociência que se baseia na Teoria da modificabilidade cognitiva, e os alunos são estimulados nas áreas de concentração, memória, raciocínio lógico, onde também contribui para a aprendizagem significativa e a na melhoria das relações professor e aluno, aluno e aluno e com toda comunidade escolar. atualmente nosso projeto tem parceria com a revista Coquetel. Ademais gostaria de saber que como é essa parceria com vocês, conhecer a proposta e discutirmos a possibilidade de darmos aos mãos e avançar nossos conhecimentos.

    Muito Grata.

Fechado para comentários.