Primeiro Workshop “Arte com Ciência”

A Organização Ciências e Cognição, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, organizou no dia 20 de julho de 2013, no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, localizado na Cidade Universitária, o primeiro Workshop “Arte com Ciência”. O evento reuniu profissionais interessados no conhecimento e aplicação das artes como ferramenta educacional e científica e foi realizado em um sábado entre 9 e 17 horas, contando com palestras e atividades dinâmicas de assuntos variados dentro do universo das artes relacionadas à cognição.

Fazendo uma retrospectiva histórica e uma abordagem sobre a presença da arte ao longo das sociedades, o professor Gláucio Aranha, do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), abriu o evento seguido pela professora do Colégio de Aplicação da UFRJ, Maria Alice Sena, que trouxe para debate a questão da afinação vocal como processo cognitivo. Ainda na parte da manhã, o professor André Ramos, da Escola de Belas Artes da UFRJ, abordou estratégias educacionais para a geração Y.

Na parte da tarde, o Workshop foi marcado por dinâmicas em grupo, que fizeram com que os participantes interagissem com as ferramentas propostas pelos professores e entre si. Na dinâmica “Canto em grupo”, também coordenada pelo professora Maria Alice Sena, os alunos participaram de atividades envolvendo a voz e a coordenação motora. As atividades “Ludificação – Quando o jogo é o método” e “Narrativa Transmídia: o uso de novas mídias para uma educação colaborativa”, apresentadas respectivamente pelos professores André Ramos e Gláucio Aranha trouxeram para o auditório ferramentas e temas presentes no cotidiano das gerações atuais, instrumentalizando os participantes para o uso destas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem.

Está prevista a realização do Workshop semestralmente e as inscrições serão abertas a todos os interessados, devendo ser feitas através do site do Ciências e Cognição. A divulgação das próximas edições será feita através do site, Facebook e Twitter. Acompanhe!

A equipe do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências fez ainda a cobertura do Workshop que resultou em um vídeo com imagens exclusivas, que pode ser assistido logo abaixo: