Integrantes do CeCNuDCEN palestraram em Encontro de popularização

2-encontro-tecnolgiaOs professores Gláucio Aranha e Alfred Sholl-Franco marcaram presença no II Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de setembro no Auditório de Geociências da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Com palestras no formato de Mini-conferências de 30 minutos seguida de debates, o primeiro a se apresentar foi o professor Gláucio Aranha, na quarta-feira (18) com o tema: Roteirização de material transmídia: apropriações e inapropriações na divulgação científica, que tratou sobre a necessidade de um maior diálogo entre os profissionais da educação e os cientistas na hora de fazer a divulgação e preparação de material transmídia para o ensino. Além disso, o professor falou também sobre a importância de se conhecer o material de trabalho e seus requisitos para que o projeto atinja seus objetivos no que diz respeito à popularização da ciência, tecnologia e informação.

Já na sexta-feira (20), o professor Alfred Sholl-Franco esteve presente ao auditório durante o módulo que trata sobre a importância das olimpíadas científicas nacionais para os jovens estudantes, e falou sobre sua iniciativa de realizar a Olimpíada Brasileira de Neurociências, da qual é também coordenador. O tema de sua palestra foi “O papel das olimpíadas de neurociências na difusão científica entre estudantes do ensino médio”. Em sua primeira edição, em agosto de 2013, a OBN classificou um estudante brasileiro para participar da competição internacional em Viena, na Áustria, e pretende se expandir por todo o país e atingir estudantes de todas as escolas dos ensinos fundamental e médio.

Em sua segunda edição, o Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizado pela Universidade Federal Fluminense e seu Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências, com apoio da FAPERJ, PROEX, Capes, Desperta e a Organização Ciências e Cognição. Mais informações sobre o encontro podem ser acessadas no site oficial: www.popcientec.uff.br