IV Semana do Cérebro no “Neuroscience 2013”

Sendo a maior organização mundial sem fins lucrativos de médicos e cientistas, a Society for Neuroscience realiza em 2013 seu 43º Encontro Anual, que acontecerá de 9 a 13 de novembro em San Diego, Califórnia. O evento acontece para desvendar novas ferramentas que otimizem e desenvolvam o conteúdo científico de maneira geral, através de parcerias entre os profissionais que o integram, por exemplo.

O Ciências e Cognição integra o encontro, levando algumas ações desenvolvidas.

Uma das atividades em questão é a “IV Semana do Cérebro”, um evento anual realizado internacionalmente durante o mês de março, desde 1995. No Brasil, a Organização Ciências e Cognição (OCC) e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), através de “Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências” (CeC-NuDCEN) foram os pioneiros em organizar esse tipo de prática, no ano de 2010. Nesta primeira edição, ocorrida no Rio de Janeiro, houve incentivo para o desenvolvimento de atividades deste caráter em todo o País.

Em 2013, entre os dias 12 e 16 de março, foi realizada no Rio de Janeiro a “IV Semana do Cérebro: São Tantas Emoções…” que, repetindo o sucesso dos anos anteriores, contou com diversas parcerias de instituições científicas e educacionais, tais quais Universidade Federal Fluminense  (UFF), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Espaço Ciência Viva (ECV).

Durante o evento, as seguintes ações foram agregadas:

  • “I Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro”, para estudantes de ensino médio;
  • “2º Fórum de Difusão e Popularização de Neurociências”, que contou com participação de profissionais da área da educação, além de pesquisadores de artes e ciência;
  • Laboratório aberto de práticas;
  • Visita aos laboratórios de neurociências do IBCCF, Instituto de Bioquímica Médica e o Instituto de Ciências Biomédicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFRJ;
  • Exposições “Arte-Ciência” e “Op Art”.

Através da Semana, mais de 1.100 pessoas, dentre elas estudantes oriundos de 18 escolas de ensino básico (sendo 14 não-privadas) e o público em geral, foram atendidos.

O evento dispõe de uma equipe de 4 coordenadores e 207 voluntários (estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, docentes da educação básica e superior e profissionais de diferentes áreas.)

A constatação que fica, portanto, é a de que, em sua 4ª edição, a Semana do Cérebro é um evento importante para a divulgação científica.

Veja o pôster a ser apresentado na “Neuroscience 2013”:

Clique sob a imagem para melhor visualização.
Clique sob a imagem para melhor visualização.
Translate »