Olimpíadas de Neurociências e Curso de Verão de Ciências e Cognição no “Neuroscience 2013”

A edição local, nacional e internacional das Olimpíadas de Neurociências e o Curso de Verão promovido por Ciências e Cognição foram apresentados durante o “Neuroscience 2013″. O evento, que em 2013 está na 43º edição, é da Society for Neuroscience,  maior organização de cientistas e médicos dedicados a entender o cérebro e o sistema nervoso. Ocorreu entre 9 e 13 de novembro em San Diego, Califórnia e buscou desvendar novas ferramentas que otimizassem e desenvolvessem o conteúdo científico de maneira geral, através de parcerias entre os profissionais que o integram, por exemplo.

Confira abaixo tradução alternativa do pôster apresentado:

Incentivando as neurociências no ensino médio: relato sobre o II Curso de Verão em Neurociências no Rio de Janeiro e a I Olimpíada de Neurociências no Brasil

  •  Sobre a Brazilian Brain Bee

Olimpíadas de Neurociências (“Brain Bees”) são competições de neurociências para estudantes de ensino médio com idade entre 14 e 19 anos, e ocorrem internacionalmente desde 1998. Este ano, tivemos a primeira edição brasileira, resultado da criação de um comitê local. As competições de neurociências locais são a primeira pré-eliminatória para a nacional. São realizadas ao longo do ano, porém na maioria das vezes acontecem entre janeiro e abril (antes da Olimpíada Brasileira de Neurociências, que ocorre entre maio e agosto).

Esses campeonatos locais são patrocinados por organizações como universidades, faculdades,  museus, associações científicas, entre outros. O vencedor de cada competição local é convidado a participar da Olimpíada Nacional de Neurociências, que é a etapa classificatória para a Competição Internacional de Neurociências (Internacional Brain Bee – IBB). Os torneios exploram tópicos como inteligência, memória, emoções, estresse, envelhecimento, sono e doenças neurológicas.

  •  Curso de Verão em Neurociências

Candidatos e supervisores foram convidados a participar do II Curso de Verão em Neurociências no Rio de Janeiro (02/03/2013), numa plateia composta por indivíduos a partir dos 14 anos, e que foi localizada no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), contando com participação de professores de diferentes instituições. Os candidatos selecionados integraram, durante um sábado inteiro, aulas teóricas e práticas, tratando de diversos aspectos das neurociências básicas e aplicadas. O público alvo do curso é composto por estudantes de ensino médio, graduandos, graduados, profissionais da área e indivíduos em geral. Mais informações: cienciasecognicao.org/riobrainbee/curso-de-verao/ii-curso-de-verao-em-neurociencias-02032013

  • Equipe de professores do II Curso de Verão em Neurociências              

-Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ);

-Prof. Clynton Corrêa (Faculdade de Medicina/UFRJ);

-Profª Drª Jane Faria (ICB/UFRJ);

-Profª Drª. Adriana da Cunha Faria Melibeu (Neurobiologia/UFF);

-Prof. Dr. Gláucio Aranha (OCC).

  •  Voluntários

-Anna Rachel de Souza Ferra;

-Charmene Sampaio;

-Elizabeth Cherman;

-Fabrício Bruno Cardoso;

-Tatiana Maia Barreto.

  • Jurados

A I Olimpíada Brasileira de Neurociências foi realizada por uma equipe de jurados profissionais das neurociências:

-Drª Adriana Faria Melibeu (UFF);

-Dr. Alfred Sholl-Franco (UFRJ);

-Drª Jane Faria (UFRJ);

-Dr. Norberto Coimbra (USP);

-Drª Tatiana T. Felippotti (USP).

  • A competição

O Comitê Nacional, coordenado pelo professor Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ), é composto por um grupo de especialistas de diferentes áreas da neurociência. A competição nesse nível é formada por um conjunto de 100 perguntas abertas e de múltipla escolha, divididas em 5 categorias (neuroanatomia prática, neurohistologia, neurofisiologia e neurociência básica e aplicada), conforme indicado pelo Comitê Internacional.

  • Olimpíada Brasileira de Neurociências

As olimpíadas de neurociências mostram quão importante é o conteúdo científico para estudantes do ensino médio, motivando a juventude a aprender sobre as ciências do cérebro sob diferentes perspectivas (humana, tecnológica e biológica), tanto no nível básico quanto no aplicado, bem como desperta vocações.

  • Competidores e resultados

Os vencedores das edições locais das Olimpíadas competiram na fase nacional: Tiago Lubiana Alves (1º lugar – Rio de Janeiro/RJ); Renato da Silva Cardoso (2º lugar – Ribeirão Preto/SP) e Tatiana Slope Valle (3º lugar – Juiz de Fora/MG).

O estudante Tiago Lubiana Alves do Colégio São Vicente de Paulo (Rio de Janeiro), foi o campeão da I Olimpíada Brasileira de Neurociências (cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee). Ele conquistou o 4º lugar na edição de 2013 da International Brain Bee, durante o 21º Congresso Mundial de Neurologia (World Congresso of Neurology), em Viena, Áustria (entre 22 e 24 de setembro).

  • Material de estudo

O material de estudo é baseado em três publicações: “Brain Facts” (“Fatos do Cérebro”), publicado pela Society for Neuroscience (www.sfn.org); “Neuroscience: Science of the Brain” (“Neurociência: Ciência do Cérebro”), publicado por The British Neuroscience Association (Copyright 2003, tradução 2007 por John Malva, Instituto de Bioquímica, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal) e “Neuroscience: Exploring the Brain” (2006) (“Neurociência: Explorando o Cérebro”), por Mark F. Bear Barry W Connors e Michael A. Paradiso, editora: Lippincott Willians and Wilkins; 3ª edição.

  • Comitês Locais

As competições locais são coordenados por comitês locais (mesa). Para maiores informações sobre como iniciar um novo comitê, por favor visite nosso website em cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee ou nos envie um e-mail: brazilianbrainbee@gmail.com

  • Patrocinadores

A Olimpíada Brasileira de Neurociências é patrocinada por indivíduos (Dr. Alfred Sholl-Franco e Dr. Gláucio Aranha Barros) e as seguintes instituições: Organização Ciências e Cognição (OCC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Centro Transdisciplinar para Saúde e Desenvolvimento do Aprendiz (AWAKE).

Veja abaixo o cartaz:

Clique sob a imagem para melhor visualização.

Clique sob a imagem para melhor visualização.