Neuroeduc discutiu Motivação e adolescência

A reunião do grupo de estudos Neuroeduc, de Ciências e Cognição, contou a apresentação e discussão do tema Motivação e Adolescência. A reunião reunião contou com a apresentação do tema por Katia Machinez (integrante do grupo e mestranda em Diversidade e Inclusão (UFF) e discussão com os membros do Neuroeduc

2015 - Neuroeduc - Ciencias e CognicaoO ponto de partida foi a compreensão de que a adolescência é um período caracterizado por uma série de mudanças cognitivas, sociais, físicas e emocionais, decorrentes da interação de fatores biológicos (genéticos, hormonais e neurais) e ambientais. Essas mudanças influenciam funções como motivação acadêmica e estratégias de aprendizagem em dois período críticos de transição acadêmica.  O objetivo desta reunião é apresentar uma revisão sobre a motivação na adolescência segundo a visão das neurociências, e os instrumentos de avaliação da motivação validados em pesquisas nacionais, a fim de compreender a importância da motivação  para o desenvolvimento cognitivo e conquistas acadêmicas a longo prazo.

Participaram da reunião os instegrantes do Neuroeduc: Alfred Sholl, Glaucio Aranha, Talita de Assis, Debora Anjos, Aline Heim, Mariza Sodré, Fabiana Villaca, Rodrigo Pinheiro, bem como 16 ouvintes externos. As reuniões do Neuroeduc são abertas para a participação de ouvintes.

Translate »