Reunião do NeuroEduc – Dia 02/10/2015 – Tema: Arte+Ciência e Inclusão: uma perspectiva multidisciplinar sobre a utilização de atividades musicais


A próxima reunião do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) acontecerá no dia 02/10/2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, das 10:00 às 12:00, na sala G1-009, bloco G.

Apresentador: Liliam Ameal (Musicista, Professora do Colégio Pedro II, Mestranda do IBQM/UFRJ)

Tema: Arte+Ciência e Inclusão: uma perspectiva multidisciplinar sobre a utilização de atividades musicais

Resumo: Entendemos que as inter-relações e interlocuções entre  arte, ciência e o processo de inclusão, se mais conhecidas, poderão ajudar a lidar com as dificuldades de aprendizagem e relacionamento que encontramos na sociedade e, em particular, no ambiente educacional. Desta forma, discutiremos algumas descobertas científicas sobre a importancia da utilização de atividades/recursos musicais para a inclusão de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA), dentre outros distúrbios. Nesta apresentação será discutida ainda a estrutura de um site desenvolvido para divulgação desta temática e a pesquisa desenvolvida pelo grupo na área de musica, neurociências e inclusão.

A reunião visa apresentar e discutir temas relacionados com as pesquisas em andamento nos Grupos de Trabalho (GT), do Neuroeduc, sendo destinadas aos pesquisadores e associados de Ciências e Cognição, mas aberta para participação como ouvinte do público externo. Para o público externo, enviar e-mail com antecedência de no mínimo 24 horas, informando o desejo de participar para cecnudcen@cienciasecognicao.org, tendo em vista o número limitado de assentos. Não há emissão de certificados ou declarações de participação.