X Curso de Formação Continuada em Neuroeducação – 25 a 29 de janeiro 2016


1469774_709372565739426_977927809_nEDITAL

X CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO

 VAGAS ESGOTADAS

1. REALIZAÇÃO:

Organização Ciências e Cognição (OCC) e Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Sala G0-015, Bloco G, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Av. Carlos Chagas Filho, 373, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.

2. LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO:

Auditório Hertha Meyer – Sala G1-022, Bloco G, IBCCF, CCS, Av. Carlos Chagas Filho, 373, UFRJ, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.

3. PERÍODO DO CURSO:

25 a 29/01/2016 – das 08:00 às 17:30. (OBS: A EMISSÃO DE CERTIFICADOS PELA ORGANIZAÇÃO CIÊNCIAS E COGNIÇÃO ESTARÁ SUJEITA À FREQUÊNCIA IGUAL OU SUPERIOR A 80% DA CARGA HORÁRIA PRESENCIAL – 40H)

 4. OBJETIVO:

Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.

 5. PÚBLICO ALVO:

Profissionais graduados, que atuam nos processos de ensino e aprendizagem na rede de ensino básico, incluindo profissionais autônomos que atuem direta ou indiretamente com a área de educação (por exemplo, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros) em todo o Brasil. Não serão aceitas inscrições de interessados que ainda estejam se graduando, uma vez que este curso é de formação continuada.

 6. PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO CURSO:

  • Ser graduado.
  • Atuar nos processos de ensino e aprendizagem na rede de ensino básico, incluindo profissionais autônomos que atuem direta ou indiretamente com a área de educação (por exemplo, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros).

 7. NUMERO DE VAGAS:  VAGAS ESGOTADAS

Serão oferecidas 60 vagas através deste edital, as quais serão preenchidas pela ordem de inscrição e após confirmação, por parte dos candidatos, dos pré-requisitos no prazo estabelecido neste edital

 8. INSCRIÇÕES: VAGAS ESGOTADAS

Leia com atenção as etapas para realizar sua inscrição no curso e observe o prazo máximo para envio da documentação completa. Apenas após analise da documentação enviada você receberá a confirmação de sua inscrição.

Etapas:

8.1 – Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO DO CURSO, disponível através do link http://goo.gl/1XznDD e que estará disponível de 26/10/2015 a 14/12/2015.

8.2 – Efetuar o pagamento da taxa de material no valor de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais), através do serviço online PagSeguro no link http://www.cienciasecognicao.org/portal/?p=3165. A FORMA DE PAGAMENTO PODERÁ SER: PELA GERAÇÃO DE BOLETO BANCÁRIOS (TAXA ADICIONAL DE R$1,00), DÉBITO BANCÁRIO OU CARTÃO DE CRÉDITO. OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO NÃO SERÃO CONSIDERADAS.

8.3 – Enviar, para o e-mail cfcn@cienciasecognicao.org, no prazo máximo de 5 dias após a realização das etapas anteriores, os seguintes documentos digitalizados:

  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de material emitido pelo PagSeguro.
  • Cópia da comprovação de vínculo com a Educação Básica (declaração da escola/instituição de ensino ou educação, ou cópia do último contra cheque ou ato de investidura), quando se aplicar. No caso de profissional liberal que atue no contexto educacional é necessário registro no conselho da classe ou declaração da instituição de vinculo.
  • Cópia do documento de identidade (RG).
  • Cópia do CPF.
  • Cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso de graduação).

RESUMO PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

OBS: A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO ESTARÁ CONDICIONADA AO ENVIO DE TODOS OS DOCUMENTOS DESCRITOS ACIMA NO PRAZO ESTABELECIDO.

 9. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Caminhos da Neuroeducação. O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.
  • Desenvolvimento do Sistema Nervoso e Períodos Críticos. Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.
  • Corporeidade: Sensações e Movimento. Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.
  • Aprendizagem, Atenção e Memória. Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.
  • Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem. Raciocínio, habilidades e inteligências. Conhecimento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição.
  • Distúrbios de Aprendizagem. Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.
  • Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar. Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.
  • Aulas Práticas Demonstrativas. Relatos de experiências e atividades desenvolvidas em sala da aula no ensino básico.

10. CARGA HORÁRIA DO CURSO:

40 horas presenciais.

 11. DOCENTES:

  • Prof. Alfred Sholl-Franco (OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • Profa. Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha (OCC; CeC-NuDCEN/UFRJ e Grupo DESPERTA).
  • Profa. Camila Marra (Colégio Pedro II; OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • Prof. Fabrício Bruno Cardoso (Fasfi; OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ; UERJ).
  • Profa. Talita da Silva de Assis (OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ; CIEP 178 João Saldanha/SEEDUC-RJ).

 

CRONOGRAMA X CFCN
Período de Inscrição 26/10/2015 a 14/12/2015
Realização do X CFCN 25 a 29/01/2016

 

12. ORGANIZAÇÃO GERAL:

  • Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, OCC e UFRJ.
  • Profa. Talita da Silva de Assis, OCC e Secretaria de Estado de Educação – Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

13. CONTATOS:

  • Tel.: +55-21-982431747 / +55-21-987430444.
  • E-mail: cfcn@cienciasecognicao.org.
  • Webpage: http://www.cienciasecognicao.org.
  • Skype: CeC-NuDCEN Curso de Neuroeducação.