projetos

Divulgação do Trabalho do Grupo de Jovens Talentos Pólo Nova Iguaçu

O Pólo de Nova Iguaçu de Ciências e Cognição  surgiu a partir de um projeto, com o apoio da FAPERJ, voltado para o desenvolvimento de cursos de formação continuada em neurociências que auxiliassem a promover a melhoria em escolas públicas, contribuindo para a arte de educar. O primeiro dessas ações de formação continuada foi o Curso de Formação Continuada em Neuroeducação.

Os participantes do pólo de Nova Iguaçu promovem atividades de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências do CeC-NuDCEN desde março de 2010, quando ocorreu a I Semana do Cérebro: uma neuraventura sensorial. Este evento atraiu a atenção de alguns alunos do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, motivando-os a participar, em 2011, das oficinas de Neurociências da II Semana do cerebro: desvendando a memória, dos cursos de férias voltados para o Ensino Médio, oferecidos pela IBqM/UFRJ e Instituto de Microbiologia da mesma Instituição.

Nosso pólo, em Nova Iguaçu, está no início. Suas atividades começaram em maio de 2011. Nele são discutidos temas relacionados às neurociências, bem como sua aplicação no dia a dia na escola. O pólo está sendo coordenado pelo professor Gustavo H.V.S. Alves (Prof. DOC I SEEDUC-RJ) com a participação dos bolsistas de Pré-ICs (Pré-Iniciação Científica) da  FAPERJ, Ariane Antônio dos Santos e Arthur Luiz da Silva , além de duas alunas não bolsistas, Ariana Antônio dos Santos e Miriã da Cunha Custódio.

Os Jovens Talentos do Pólo Nova Iguaçu também fazem várias pesquisas para apresentar e colocar em discussão em eventos, como congressos que tenham espaço para Pré-ICs, e desejam criar projetos que busquem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem nas escola, como nosso projeto. O grupo esta trabalhando, atualmente, com o tema linguagem, sendo desenvolvido no presente momento, tendo por objetivo de montar uma oficina para a III Semana do Cérebro que acontecerá em março de 2012.

As reuniões do Polo de Nova Iguaçu  acontecem todas às quintas-feiras, das 09:00 às 11:30.