II Curso de Inverno em Neurociências do Rio de Janeiro / VII Curso de Férias em Neurociências – Rio de Janeiro

BANNER CURSO DE INVERNO JPG-01II Curso de Inverno em Neurociências do Rio de Janeiro / VII Curso de Férias em Neurociências – Rio de Janeiro

30 de Julho de 2016

 Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Organização Ciências e Cognição

 

A coordenação do Curso de Inverno em Neurociências tem o prazer de anunciar a ampliação do número de vagas para um total de 150! São mais 25 vagas para cada um dos lotes inicialmente divulgados (público em geral e alunos do ensino médio). As 50 vagas inicialmente disponibilizadas para o público em geral se esgotaram em menos de 10 horas! Agora são mais 50 vagas, sendo mais 25 para o público em geral (em respeito ao edital inicial).

Promoção:

A Comissão Organizadora dos Cursos de Férias em Neurociências abre as inscrições para o II Curso de Inverno  em Neurociências. A iniciativa é promovida por uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – SIGProj N°: 140957.779.86166.31122014), a Universidade Federal Fluminense (UFF – SIGProj N°: 202799.938.86178.15052015) e a Organização Ciências e Cognição (OCC). O curso ocorrerá durante um sábado inteiro (manhã e tarde), contendo aulas teóricas e práticas abordando vários aspectos das neurociências básicas e clínica ministradas por profissionais de várias instituições de ensino e pesquisa.

Material Didático (arquivos em formato Adobe Acrobat):

O link para o material didático será disponibilizado no dia do evento.

Realização:

  • Data e horário: 30/07/2016, das 8:00 às 18:00h.
  • Local: Instituto de Biologia, Campus Valonguinho, UFF, Outeiro de São João Batista, S/N, Centro, Niterói, Rio de Janeiro, RJ.

Público alvo:

Alunos de ensino médio, professores do ensino basico e o público em geral

Inscrições:

05/06/2016 a 15/07/2016 (enquanto houver vaga).

O sistema utilizado para a inscrição é o Doity e para realizar sua inscrição serão necessárias as seguintes informações e documentos (digitalizados): Nome, E-mail, Idade, Profissão [p.e. Professor(a), Fonoaudiólogo(a), Pedagogo(a), Medico(a), Enfermeiro (a), Estudante do ensino Médio, etc], Número do documento de identidade e tipo, Copia da documentação de identidade (indicada no item anterior), Autorização para participação em eventos (apenas para os inscritos menores de 18 anos de idade), Copia da documentação de identidade do responsável pelo menor de idade.

Este é um curso de extensão gratuito que visa a integração entre ensino, pesquisa e extensão, levando o conhecimento para a comunidade em geral. Para realizar sua pré-inscrição, acesse o site e  preencha o formulário: CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO PELO SITE DOITY.

As inscrições de candidatos menores de idade só serão validadas após conferência dos documentos anexados (carta de autorização do responsável e cópia da identidade do responsável). A carta de autorização para participação poderá seguir o seguinte MODELO AUTORIZAÇÃO PARA MENOR.

Número de Vagas:

100 (50% das vagas são destinadas para alunos do ensino médio – com idade entre 14 e 18 anos).

Vagas adicionais liberadas no sistema Doity em 20/06/2016: 50 vagas extras (50% das vagas são destinadas para alunos inscritos no ensino médio – com idade entre 14 e 18 anos).

Divulgação dos inscrições confirmadas:

Conforme as inscrições forem sendo computadas, informaremos a lista dos candidatos inscritos. Menores de idade terão que anexar no ato da inscrição cópia digitalizada da identidade do responsável e carta de autorização para realização do curso assinada pelo responsável. Inscrições sem os anexos obrigatórios serão canceladas.

Confirmação da inscrição:

Será realizada por e-mail diretamente aos candidatos no ato da inscrição. A falta dos documentos referentes aos participantes menores de idade acarretará o cancelamento da inscrição (MODELO AUTORIZAÇÃO PARA MENOR).

Conteúdo Programático

Módulo Programa
Introdução à organização morfofuncional do sistema nervoso História das Neurociências. Desenvolvimento e organização do sistema nervoso (SN). Introdução à estrutura e ao funcionamento do SN. Divisões anatômicas e funcionais do SN (centrais e periféricas). Tipos celulares neurais (neuronais e não neuronais) e suas características funcionais e morfológicas (macroscópicas e microscópicas). Aula Teórica e Prática.
Excitabilidade celular: bioeletrogênese e sinapse Membrana celular: composição bioquímica e papel funcional das proteínas. Excitabilidade celular. Definição e características dos potenciais elétricos e sua propagação. Conceito e características das sinapses. Mecanismos de interrupção ou bloqueio da transmissão sináptica e patologias relacionadas.  Agonistas e antagonistas farmacológicos e o uso de toxinas. Aula Teórica e Prática.
Sensações e percepções  Modalidades e submodalidades sensoriais. Tipos e exemplos de receptores sensoriais e vias de processamento sensorial.  Integração multimodal. Mecanismos atencionais. Anatomia funcional do sistemas somestésico, visual, olfatório, gustativo e auditivo. Plasticidade e topografia corticais. Aula Teórica e Prática.
Introdução aos sistemas motores e movimentos. Tipos de movimentos. Organização geral dos sistemas motores somáticos e viscerais. Funções motoras e estruturas de controle central. Áreas centrais, vias descendentes e organização medular. Integração sensório-motora. Movimentos reflexos, rítmicos, voluntários e ajustes posturais. Locomoção. Aula Teórica e Prática.
Sistema nervoso autônomo, estados motivados e emoção. Características do sistema autônomo e dos estados motivados (fome, sede, sexo, regulação térmica e de pressão). Subdivisões autônomas e centros e eixos de controle neuro-endócrino. Bases neuroendócrinas dos comportamentos e emoções. Aula Teórica e Prática.
Aprendizado, memória, linguagem, inteligência e consciência. Características  dos processos de aprendizagem e memória. Tipos de memória e circuitos envolvidos. Aprendizado e plasticidade sináptica. Amnésias. A produção e a compreensão da fala: mecanismos cerebrais. A natureza do pensamento e suas características. Compreensão x cognição. Atenção e motivação. Inteligência: conceitos, tipos e hereditariedade. Ritmos biológicos, vigília, consciência, sono e sonhos.Aula Teórica e Prática.
Neurociências clínicas, técnicas de pesquisa e tecnologia médica. Analise dos princípios, características e quadros clínicos de patologias que acometem o sistema nervoso tais como Doença de Huntington, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Autismo, Epilepsia, AVE, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Síndrome de Rett, Síndrome de Korsakoff, Trauma /Lesão raquimedular, Doenças do Príon – Doença de Creutzfeldt-Jakob, Síndrome de Down, Neuro AIDS, Vícios/Dependência química, Síndrome de Tourette, Hidrocefalia, Paralisia Cerebral. Avaliação de técnicas de estudo de e tecnologias aplicadas à área médica: Teste de Inteligência, Teste de Memória, Exame saguíneo (Hemograma), Teste de DNA, Punção Lombar, Aferição de Pressão Arterial, Biópsa e Neuropatologia, Teste de condoção nervosa, Avaliação de reflexos, Avaliação motora, Avaliação sensorial, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Estudo de fluxo sanguíneo cerebral, Tomografia Computadorizada (CT scan), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan), Imagem de Ressonância Magnética Funcional (functional MRI), Imagem de Ressonância Magnética (MRI scan). Aula Teórica e Prática.

Dúvidas sobre o Edital

As dúvidas sobre o presente edital deverão ser encaminhadas aos Coordenadores do Curso, representados pela Professora Dra. Adriana da Cunha Faria Melibeu,  através do e-mail: cursodeinvernoneurociencias@gmail.com.

Contato com a Equipe de Coordenação do Curso

Profa. Dra. Adriana da Cunha Faria Melibeu. Curso de Inverno em Neurociências. Professor Associado – Departamento de Neurobiologia – Instituto de Biologia. Lab. Neurobiologia do Desenvolvimento – Universidade Federal Fluminense. Outeiro São João Batista s/n, sala 201, Campus Valonguinho – Centro – Niterói – RJ 24020-141.

Organização

Coordenação (Comitê)

  • DRA. ADRIANA DA CUNHA FARIA MELIBEU (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DR. ALFRED SHOLL-FRANCO (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • DR. GLÁUCIO ARANHA (OCC/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

Professores

– Neuroanatomia/Neuroanatomia:

  • DRA. PRISCILLA OLIVEIRA SILVA BOMFIM (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • ACADÊMICA INGRID MOURA DE OLIVEIRA (Faculdade de Medicina/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • ACADÊMICA VIVIANE LEITE ABUD (Faculdade de Medicina/CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

– Neurofisiologia:

  • DR. ALFRED SHOLL-FRANCO (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

– Neurociências Básicas:

  • DRA. PAULA CAMPELLO-COSTA (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).
  • DRA. ADRIANA DA CUNHA FARIA MELIBEU (Dept. Neurobiologia/Instittuto Biologia/UFF).

– Neurociências Clínicas/Funcional:

  • DR. CLYNTON CORRÊA (Faculdade de Medicina/UFRJ).

Monitores (Alunos dos Programas de Iniciação Científica/Iniciação Artística e Cultural/Extensão/Monitoria/Pós-gradauação)

Participantes/Alunos

Instituições Parceiras

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Organização Ciências e Cognição (OCC)

Apoio e Financiamento

  • Organização Ciências e Cognição.
  • Universidade Federal Fluminense.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Ministério da Educação – MEC/Sesu (PROEXT).

Registros Institucionais dos Cursos de Férias em Neurociências (Crusos de Verão e de Inverno em Neurociências)

SIGProj N°: 140957.779.86166.31122014 (UFRJ)

SIGProj N°: 202799.938.86178.15052015 (UFF)

Lista de Participantes:

A confirmar.

BANNER CURSO DE INVERNO JPG-01

BANNER CURSO DE INVERNO PDF

LOGO CURSO DE FERIAS - png - Colorido - transparente

Logo 01 - RGB

logo_ibccf_cate2010 - logo ibccf centenario2010 - logo ufrj minervalogo UFFproex bonito mas com fundo

2013 - logo_do_MEC


_____________________________
__