I Workshop Arte+Ciência e Inclusão – 19/11/2016 – Rio de Janeiro


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedInPrint this page

cropped-arte-ciencia-inclusao-960x168

I Workshop Arte+ Ciências e Inclusão

Dia 19/11/2016, das 8h às 18h, na UFRJ (Ilha do Fundão), Rio de Janeiro – RJ

Inscrição Gratuita

Objetivos

  • Instrumentalizar professores e profissionais da educação e musicoterapia por meio de experiências musicais que possam auxiliar na inclusão de alunos autistas e /ou com dificuldades/ distúrbios específicos.
  • Realizar atividades em que o corpo experimente diferentes sensações.
  • Proporcionar atividades que auxiliem no desenvolvimento da coordenação motora; memória auditiva; movimento; lateralidade, percepção e conscientização rítmica e corporal; atenção, concentração; sensibilidade artística; sociabilização.
  • Trocar experiências com os profissionais participantes sobre o trabalho de inclusão de alunos que apresentem Transtorno do Espectro Autista (TEA), e/ou algum outro distúrbio de aprendizagem no contexto educacional formal e/ou em espaços não formais.
  • Proporcionar estratégias diferenciadas para adequar as atividades de acordo com as necessidades específicas.

Conteúdo Programático

Autismo; Neurociência, Arte e Criatividade; Educação Musical e Musicoterapia; Jogos de estimulação cognitiva; Atividades com estimulação sensorial; Jogos que estimulem a coordenação motora e corporal; Propriedades/ Parâmetros do Som (Timbre, Altura, Duração, Intensidade); Jogos e Brincadeiras com Pulsação e Ritmo (percepção e conscientização rítmica e corporal, movimento); Exploração de sons do ambiente, de objetos e instrumentos musicais; Jogos que estimulem a linguagem, a comunicação e a memória; Prática em conjunto usando o corpo, a voz e instrumentos musicais; Jogos que estimulem a socialização; Atividades que estimulem a audição, atenção e concentração.

Público-Alvo

Professores do ensino básico (fundamental e médio), especialistas em educação,  musicoterapeutas, alunos de graduação e pós-graduação (em música, musicoterapia e pedagogia). A didática do curso está orientada para o uso de recursos de áudio, não sendo recomendável para pessoas com deficiência auditiva.
No ato da inscrição, os interessados deverão anexar uma declaração da escola/instituição ou comprovante profissional de que trabalham na função da categoria de vagas para a qual solicitou inscrição. Serão indeferidas as inscrições sem documento comprobatório válido, sem possibilidade de nova submissão.

Programação

8h00 – Palestra sobre Autismo – Dr. Elisabete Castelon Konkiewitz.

8h30 – Palestra Neurociências, Artes e Criatividade – Dr. Alfred Sholl-Franco

9h00 – Apresentação da pesquisadora. Tópicos da Educação Musical e da Musicoterapia para a Inclusão de alunos. Mt. Liliam Ameal

9h15 – Atividade 1:  Aquecimento. (expressão, relaxamento corporal e sociabilização).

9h20 – Atividade 2: Ritmo e Expressão (percepção e conscientização rítmica e corporal, movimento, memória);

9h40 – Atividade 3: Passeando pelos nomes (estimulação cognitiva, memória, comunicação, linguagem);

10h00 – Atividade 4: Chocolate (propriedades do som; linguagem, memória, coordenação motora e corporal, ritmo, audição, atenção, concentração);

10h15 – Coffee break

10h30 –  Mt. Michele Senra – Experiência trabalhando música e musicoterapia com autistas.

10h40 – Atividade 5:  Sinos Musicais e Ukulelê (a utilização do Ukulelê e sinos musicais como recursos para estimular déficits no planejamento motor de crianças com autismo).

11h20 – Liliam Ameal. Atividade 6: Guli Guli (lateralidade, coordenação motora, concentração, pulso, ritmo, melodia, afinação, forma musical, parâmetros do som).

12h00 – Almoço

13h00 –  Ms.Thatiane Pires.  Música, som, movimento, inclusão!

13h15 – Atividade 7: Música e movimento (“noção de corpo no espaço físico, consciência corporal, desinibição, coordenação motora, noção de tempo, atenção, esquema corporal, tônus, equilíbrio e integração em grupo” Pires, 2016).

13h30 – Atividade 8:  Andar pela sala: (“pulsação, ritmo, noção de corpo no espaço físico, consciência corporal, comunicação visual, desinibição, coordenação motora, noção de tempo, atenção, esquema corporal, tônus, equilíbrio, agilidade de pensamento e decodificação, obediência a regras e integração em grupo” Pires, 2016).

13h45Líliam Ameal. Atividade 9: Jogo de mãos e copos: Canção Africana “Sansa Kroma” (estimulação sensorial, coordenação motora e corporal; parâmetros do som, percepção e conscientização rítmica e corporal, movimento, exploração de sons de objetos, linguagem, comunicação, memória, atenção, concentração, audição)

14h30 – Atividade 10: Sambalelê (prática em conjunto, musicalização, percepção corporal e rítmica, memória, atenção, concentração, audição, coordenação motora e corporal, movimento, comunicação, sociabilização).

15h00 – Coffee Break

15h15: Atividade 11: Dançando com o papel (experiência sensorial, audição, memória, percepção rítmica, movimento)

15h 30: Atividade 12: O corpo no Som (reconhecer o próprio corpo e os sons que ele pode produzir; experimentar, descobrir e inventar sons com o corpo; percepção auditiva; reconhecer timbres; movimentar-se para produzir sons; atenção, concentração e memória)

16h00: Atividade 13: Musiritmo (Timbres variados, memória auditiva, tocar em conjunto, reconhecer e acompanhar ritmos variados, atenção e concentração, habilidades cognitivas e de memória além da integração e interação entre os participantes).

16h15: Atividade 14: Criação Musical  (Criatividade, estimulação cognitiva, sensorial, motora, comunicação, linguagem, prática de conjunto, sociabilização).

17h00: Espaço para dúvidas, perguntas e trocas de experiências.

18h00: Fim do Workshop.

Equipe

Profa. Mt. Liliam Ameal (CPII e Mestranda IBQM/UFRJ)

Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (UFRJ)

Profa. Débora Henrique da Silva Anjos (UFRJ)

Docentes

Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (UFRJ)

Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz (UFGD)

Profa. Mt. Liliam Ameal (CPII e Mestranda IBQM/UFRJ)

Profa. Mt. Michele Senra

Profa. Ms. Thatiane Pires

Participantes

ADRIANA DE FREITAS PIMENTEL

BRUNA CAMPANA PEREIRA COSINE

CARLA MARÍLIA DOS SANTOS

CRISTIANE MARCELINO SANT’ANNA

ELISABETE CASTELON KONKIEWITZ

EMILENE MEDEIROS DO ALTO

ENILDA FERREIRA DA SILVA OLIVEIRA

JANAÍNA MARQUES LIMA

LUCIANA RODRIGUES DE SOUZA CARLOS

MARCELLE DE OLIVEIRA MARTINEZ

MARIA DO SOCORRO FORTES DE OLIVEIRA

PATRÍCIA NARCIZO DOS SANTOS

ROSALIE DA CUNHA AMORIM

ROSA VALÉRIA VIEIRA

SIMONE ALMEIDA PIMENTEL

SUZANA LEITE RODRIGUES

TANIA LACERDA DE BEM

THELMA NUNES TAETS

Registro Audiovisual

João Vitor Galo Esteves (M/T)

Hugo Rodrigues Marins (M/T)

Monitores

Vinicius Castro (M/T)

Dennis Silveira Ribeiro (M/T)

Matheus Fernandes Werner (M/T)

Thais S. Oliveira (M/T)

Tabatha Avelar de Barros (M)

Victor Lima dos Santos (M)

Bruna Aparecida Bernardes da Silva (T)

Rodrigo da Silva Graça (T)

LOCAL

UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ilha do Fundão. Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Bloco G, CCS, Centro de Ciências da Saúde, sala G1-022. Auditório Herta Mayer. GoogleMaps: https://goo.gl/maps/N8trrtNhCPL2