“Redes Sociais na Divulgação Científica como Campo de Pesquisa” – Prof. Dr. Glaucio Aranha

Este vídeo foi gravado durante as atividades práticas do “I Semana Arte+Ciência”, que ocorreu em 19/11/2016, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), na UFRJ. Palestra sobre Redes Sociais na Divulgação Científica como Campo de Pesquisa – Prof. Dr. Glaucio Aranha (OCC / ESAJ-RJRJ). Evento promovido por Ciências e Cognição.

Sobre a palestrante: É doutor em Letras (área: Literatura Comparada), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Comunicação, Imagem e Informação (área: Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e graduado em Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua na Divisão de Ensino e Pesquisa (DIEPE) da Escola de Administração Judiciária (ESAJ). É pesquisador-líder do grupo de pesquisa *Neuroeduc – Centro de Estudos em Neurociências e Educação* (OCC/UFRJ), no qual integra a coordenação da linha de pesquisa *Novas Mídias, Narratividade e Ensino*, com foco em narratividade em ambientes digitais aplicadas ao ensino e divulgação científica, com destaque para os temas: narrativas transmídias, narrativas interativas, hipertexto, produção de material multimídia e aplicações web. É coordenador e pesquisador da instituição de pesquisa e ensino Organização Ciências e Cognição (OCC). Pesquisador associado de *Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências*, da UFRJ (CeC-NuDCEN/UFRJ), onde desenvolve estudos sobre leitura e cognição. Atua como editor-chefe do periódico científico Ciências & Cognição (www.cienciasecognicao.org) e revisor de outros periódicos. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de hipermídia, hipertexto, jogos eletrônicos, transmídia e narrativas interativas, Teoria da Literatura, Teoria da Narrativa, cultura pop japonesa (mangás, animes e games), educação e divulgação científica. Atuou, ainda, na área de Comunicação Organizacional, como responsável pelo setor de Comunicação Social e Projetos, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A atividade foi promovida por “Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências” (CeC-NuDCEN), do IBCCF/UFRJ.

O vídeo é um recorte do evento e possui direitos reservados.

Translate »