Menção honrosa para o pôster: ‘Mindfulness Virtual’: uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ

Recebeu Menção Honrosa, no 2° Encontro Anual da Rede Ciências para a Educação – CpE, o estudo “Mindfulness Virtual – Uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ“, de Mônica Oliveira, com orientação do Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco. O pôster apresentou dados de sua pesquisa no Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). O projeto conta com o apoio do Ciências e Cognição e da equipe técnica do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/UFRJ, bem como com a colaboração do mestre Guaraci Tanaka e com a colaboração da psicologa Isabelle Fernades e do Prof. Dr. Daniel Mograbi.

Resumo: Introdução: Mindfulness compreende práticas de concentração para desenvolvimento da habilidade atencional e manejo das emoções, nas quais se utiliza como suportes a respiração, o corpo, os sons, as sensações e os pensamentos; que oferecem estímulos capazes de fortalecer o estado mental de prestar atenção ao momento presente com abertura, curiosidade e aceitação em relação à própria experiência. Os aplicativos e sites para a Mindfulness tem crescido, porém a manutenção dos acessos e exercícios regulares ainda é um desafio. Desta forma, criamos uma plataforma digital com intervenções de Mindfulness para investigar se práticas virtuais guiadas são eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e regulação emocional dos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Método: O tipo do estudo é longitudinal, duplo cego. O Mindfulness Virtual foi constituído de uma plataforma Moodle com: tutorial, material sobre o tema, orientações de postura e local adequado, um protocolo de cinco semanas, apresentações temáticas e 35 áudios de práticas: 1ª respiração; 2ª escaneamento corporal; 3ª movimento; 4ª respiração, sensações e pensamentos; 5ª compaixão. Está hospedada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (http://ambientevirtual.nce.ufrj.br/) da UFRJ, com acesso restrito (via app ou site). Depois de aprovação pelo CEP (nº parecer 2.519.863), 460 alunos (idade entre 18 a 65 anos) foram selecionados após autoaplicação online do Questionário Sociodemográfico e Instrumento de Avaliação Geral, e participaram de método quanti-qualitativo em amostra randomizada, com a aplicação do Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness e Autocompaixão, antes e depois das cinco semanas, e registro de atividades semanais. Resultados: O AVA registrou mais de 13 mil visualizações, 73 participantes finalizaram todo o programa, esses são alguns dos resultados preliminares, sendo que a coleta e análise de dados encontram-se na fase final de processamento. Discussão: Estudos indicam a eficácia de programas de Mindfulness como estratégia educacional no desenvolvimento de habilidades cognitivas e regulação emocional de estudantes, os programas online de intervenção em mindfulness para universitários ainda é uma lacuna a ser preenchida no setor educacional.

No final do evento, foram anunciadas as premiações dos trabalhos apresentados, tendo sido

Citação: OLIVEIRA, Mônica, TANAKA, Guaraci, FERNANDES, Isabelle, MOGRABI, Daniel, SHOLL-FRANCO, Alfred.  Mindfulness Virtual – Uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena de estudantes da UFRJ. “In”: II Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para a EducaçãoCaderno de Resumos; 16 a 18 de outubro de 2019.

Translate »