X Semana do Cérebro no Rio de Janeiro: Neurociências e Educação

Apresentação da comunicação X SEMANA DO CÉREBRO NO RIO DE JANEIRO: NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO, por Alan cardoso do nascimento, na Sessão “Divulgação Científica na Educação Básica”, durante a 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), da UFRJ. O trabalho apresenta uma análise histórica da X Semana do Cérebro e sua contribuição como estímulo e contato de discentes da Educação Básica com temas de neurociências. O trabalho foi desenvolvido em co-autoria com Alan Cardoso do Nascimento, Vinicius de Castro e Silva, Hugo Rodrigues Marins, Letícia Maria Silva, Larissa Miranda, Alfred Sholl-Franco, Débora Henrique da Silva Anjos, João Vítor Galo Esteves, Gláucio Aranha.

Resumo: Introdução: A Semana do Cérebro busca promover a conscientização e popularização das neurociências junto à sociedade. Este evento é vinculado à iniciativa Brain Awareness Week, que ocorre internacionalmente no mês de março. No Rio de janeiro, esta ação é desenvolvida desde 2010 por Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências e pela Organização Ciências e Cognição, de modo pioneiro. Objetivo: Apresentar a logística envolvida nos processos de idealização, planejamento, execução e pós-produção da “X Semana do Cérebro: Neurociências e Educação”, ocorrido no dia 15 de março de 2019. Métodos: O planejamento do conjunto de ações que compõem a Semana do Cérebro teve inicio ainda no segundo semestre de 2018, com a definição da temática de sua X edição, realizada através de uma votação realizada até novembro de 2018 no site do evento (www.cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro). Houveram 3 reuniões abertas, para o recrutamento de parceiros externos e a realização de Brainstormings focados no desenvolvimento de atividades temáticas. Entre janeiro e fevereiro de 2019 estabelecemos um calendário para o teste das atividades práticas, estruturamos os módulos de oficinas, divulgamos o evento e realizamos o IV Curso de Formação de Mediadores em Divulgação Científica (ministrado em fevereiro e com carga horária de 8h). Cada módulo de oficinas foi montado e supervisionado por coordenadores capacitados. A divulgação do evento e o recrutamento de voluntários foram realizados por e-mail, mídias sociais e material impresso. A análise do espaço que seria utilizado foi averiguado por meio de visitas técnicas. Além disso, abrimos inscrições para escolas e grupos para visitarem o evento no dia e horário pré-estabelecido. Resultados: O evento foi executado por várias instituições (UFRJ, UFF e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e agregou diversas atividades como palestras, fórum temático, mesas-redondas, oficinas práticas, visitas guiadas aos laboratórios de neurociências do Centro de Ciências da Saúde (UFRJ), exposições de arte e ciência, dentre outras. Realizamos o treinamento de 40 voluntários, os quais foram alocados nas oficinas pré-estabelecidas para o evento. Este ano contamos com a colaboração de cinco laboratórios (Laboratório de Doenças Neurodegenerativas, Laboratório de Neurobiologia da Doença de Alzheimer, Laboratório de Neurobiologia II, Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular e Laboratório de Neurobiologia comparativa e do Desenvolvimento) no Centro de Ciências da Saúde (CCS) que abriram as portas para alunos do ensino básico. Conclusão: Esta ação possibilitou um debate saudável sobre a inclusão das neurociências.

Para acesso ao Caderno de Resumosclique aqui ou faça o download.

Citação: NASCIMENTO, Alan Cardoso do, SILVA, Vinicius de Castro e, MARINS, Hugo Rodrigues, SILVA, Letícia Maria, MIRANDA, Larissa, SHOLL-FRANCO, Alfred, ANJOS, Débora Henrique da Silva, ESTEVES, João Vítor Galo, ARANHA, Gláucio. X Semanada do Cérebro no Rio de Janeiro: Neurociências e Educação. “In”: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 10a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ: Caderno de Resumos; 21 a 27 de outubro de 2019;  Centro de Ciências da saúde CCS)/UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ; 2019, p. 186. Disponível em: https://sistemasiac.ufrj.br/cadernoController/gerarCadernoResumo/35000000 , acesso em 24/10/2019, 14:09

Translate »