Live: Inclusão no Ensino Básico

Será realizada no dia 18/09, às 16h, a live “Inclusão no Ensino Básico” que contará com a participação dos pesquisadores Giselle Mendes (FME-Niterói), Nayla Schenka-Ribeiro (FAETEC) e Alfred Sholl-Franco (UFRJ). A apresentação abordará propostas de inclusão para cegos e surdos no ensino; o ensino de braille e o ensino de inglês para surdos (asl e bsl). Na live serão lançados também os e-books “Conhecendo e aprendendo Braille” (de Giselle Mendes e Alfred Sholl-Franco) e “Inclusão de Alunos Surdos no Ensino” (Nayla Schenka-Ribeiro e Alfred Sholl-Franco), com divulgação da promoção para download gratuito na Amazon.

Para assistir, acesse pelo Youtube: youtube.com/cienciasecognicao ou acesse o link do canal do YouTube na bio do Instagram ou Facebook.

Sobre os integrantes do debate:

Giselle Mendes de Souza – Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes (2012) e Pós-Graduação em Alfabetização das Crianças das Classes Populares pela Universidade Federal Fluminense (2015). Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é Professora I e Pedagoga da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. Pesquisadora associada do grupo de pesquisa Neurociências Aplicadas à Educação (Neuroeduc, CNPq), parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Organização Ciências e Cognição (OCC). Coordenadora do Módulo de Linguagem e Narrativas, do Museu de Neurociências (MN), de Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN).

Nayla Schenka-Ribeiro – Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal Fluminense (1977). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Pós-graduada em Gestão e Supervisão Escolar (UNILASALLE), Linguística aplicada ao ensino de Inglês (UFF) e Mídias na Educação (e-proinfo/UFRJ). Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI) pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora de inglês 40h da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Participa do grupo de pesquisa Compreensão e Produção de material de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como L2 para surdos (INES) e do grupo de pesquisa do Neurociências aplicadas à Educação (Neuroeduc, CNPq). Pesquisa e desenvolve materiais didáticos para o ensino de inglês e de português escrito para alunos surdos e ouvintes.

Alfred Sholl-Franco – Biólogo, Neurocientista, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica). Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Superintendente de Formação Acadêmica em Extensão (PR-5/UFRJ), Coordenador do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF – www.cienciasecognicao.org) e Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF, UFRJ). Dedica-se à Pesquisa Básica em desenvolvimento do sistema nervoso e Pesquisa Aplicada Translacional em Processos de Ensino e Aprendizagem e em Neuroeducação, nas áreas de corporeidade, aprendizado, distúrbios da aprendizagem, narrativa, alfabetização, artes e inclusão. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Neuroeducação, Divulgação Científica e Editoração Eletrônica. Coordeno o Grupo de Pesquisa em Neurociências Aplicadas à Educação (Neuroeduc, CNPq) e o Grupo de Pesquisa em Neuroimunologia (CNPq). É membro permanente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da Society for Neuroscience (SfN), da International Mind, Brain and Education Society (IMBES) e da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Sou o Fundador e Editor-Chefe da revista científica “Ciências e Cognição? (CAPES Qualis A4 (nova classificação provisória Qualis Periódicos). Sou membro permanente das Pós-Graduações da UFRJ em Ciências Biológicas (Biofísica – conceito Capes 7) e MP-EGeD (conceito Capes 4) e da Pós-Graduação da UFF em Diversidade e Inclusão (CMPDI – Conceito Capes 4).