Associação entre funções executivas, antropometria e aptidão física de escolares

O artigo Associação entre funções executivas, antropometria e aptidão física de escolares, dos pesquisadores Maria Auricélia F. M. da Silva, Ana Regina L. I. Moura, Jorge L. de B. Gomes, Ferdinando O. Carvalho, José Fernando V. N. de Moraes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), publicado no volume 26(2), da revista Ciências & Cognição, aborda o papel da aptidão física e dos parâmetros antropométricos associados ao aproveitamento acadêmico e melhoria da função cognitiva. Neste sentido, o estudo buscou associar a função executiva, antropometria e aptidão física de escolares com idades entre 11 e 15 anos. Participaram da pesquisa 179 estudantes (85 meninas e 94 meninos), Foram feitas mensurações antropométricas (massa corporal, estatura e circunferência da cintura, com posterior cálculo de índice de massa corporal e relação cintura-estatura), testes cognitivos (Teste de Stroop e Teste de Trilhas) e uma bateria de testes físicos (PROESP-BR).

Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e Correlação de Spearman, tendo revelado que a maior parte dos escolares apresentou baixo desempenho nos testes de aptidão física. Nenhuma associação significativa foi encontrada entre as variáveis antropométricas e o tempo para completar os testes cognitivos. Por outro lado, foram obtidas correlações significativas negativas em relação à associação entre os testes de aptidão física e os testes cognitivos, indicando que os participantes com melhor aptidão física necessitam de menos tempo para completar os testes cognitivos. Conclui-se que escolares com idades entre 11 e 15 anos apresentam baixa aptidão física. Ademais, foram observadas correlações negativas significativas entre a aptidão física e o tempo para completar os testes cognitivos.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Citação: Silva, M. A. F. M. da, Moura, A. R. L. I., Gomes, J. L. de B., Carvalho, F. O., & Moraes, J. F. V. N. de. (2021). Associação entre funções executivas, antropometria e aptidão física de escolares. Ciências & Cognição26(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1662

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.