Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências – NuDCEN

Conheça os parceiros da Organização Ciências e Cognição (OCC). O Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN) foi criado e coordenado pelo Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ), em 2004, e é um dos nossos mais antigos parceiros.

  • HISTÓRICO

O Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências, criado e coordenado pelo Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ), teve início, em 2004, a partir de uma parceria entre o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) e o Instituto de Ciências Cognitivas (ICC) para a criação do periódico científico Ciências & Cognição. Posteriormente, o projeto foi sistematizado sob o registro SIGMA/UFRJ 18292. Em 2011, a Organização Ciências e Cognição (OCC) (ou simplesmente “Ciências e Cognição”) substituiu a parceria com a ICC.

A parceria investe no desenvolvimento de iniciativas focadas na promoção de ações de divulgação e alfabetização científica que contribuam para o desenvolvimento do ensino de neurociências, compreendendo ações em nível regional e nacional. Para tanto, propõe-se a organizar eventos de divulgação, bem como o desenvolvimento de ferramentas didáticas favorecendo ensino fundamental e médio com temas relacionados às Neurociências. A parceria entte o CeC-NuDCEN e a OCC tem por meta a viabilização do primeiro contato de crianças e adolescentes com o universo acadêmico, estimulando vocações e motivando o estudo de ciências, dando continuidade a eventos isolados já existentes.

Cientes, todavia, de que o processo de ensino-aprendizagem tem no professor seu agente-mediador central, contempla em seu escopo atividades e ações voltadas para o apoio e capacitação de professores, tais como workshops, palestras, disponibilização de material didático para uso em sala de aula e outros. O CeC-NuDCEN conta, atualmente, com o apoio da Organização Ciências e Cognição (OCC), Dana Alliance for Brain Initiatives (Dana Foundation), do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (IB/UFF) e do grupo CENSUPEG.

O CeC-NudCEN tem desenvolvido atividades de divulgação do conhecimento científico de modo interinstitucional, encontrando neste momento a oportunidade para sistematizar as ações sinérgicas até hoje desenvolvidas. Através da parceria com a Organização Ciências e Cognição (OCC), tem colaborado com o Centro de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC), contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa em 1) Ensino, Aprendizagem e Neuroeducação, 2) Novas Mídias, Narratividade e Divulgação Científica, 3) Corporeidade e Cognição, e 4) Neurofilosofia na Escola.

Outra interface desta parceria se dá na área de pesquisa junto ao Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC), que tem realizado pesquisas acadêmicas e de desenvolvimento (material pedagógico multimídia combinando conhecimentos neurocientíficos e pedagógicos) e o periódico Ciências & Cognição publicado regularmente desde 2004 (com apoio CNPq/MCT/MEC).

O CeC-NudCEN desenvolve,  ainda, o subprojeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), que compreende visitas a escolas e espaços públicos com o “Dia do Cérebro”, organização da Semana do Cérebro do Rio de Janeiro (alinhada com o evento internacional Brain Awareness Week ). Essts eventos contam com o apoio financeiro e de logística da OCC.

O CeC-NuDCEN é uma unidade localizada no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), no município do Rio de Janeiro.

ENDEREÇO E LOCALIZAÇÃO

Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN)

A/C Prof. Dr. Alfred Sholl Franco

Sala G0-015, Bloco G, CCS. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. UFRJ.
Av. Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária
Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ 21.941-902, Brasil.
 55-021-8099-8786

E-mail: cecnudcen@cienciasecognicao.org

3 thoughts on “Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências – NuDCEN

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »