VIII CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedInPrint this page

O VIII CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO ocorreu entre os dias 26 e 30/01/2015 – das 08:00 às 17:00 (manhã e tarde), no Rio de Janeiro (Ilha do Fundão/UFRJ). Informações sobre como foi o curso:

EDITAL

VIII CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO

2014-06 - CFCN - CARTAZ-FOLDER copy

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: Auditório Hertha Meyer – Sala G1-022, Bloco G, IBCCF, CCS, Av. Carlos Chagas Filho, 373, UFRJ, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.

PERÍODO DO CURSO: 26 a 30/01/2015 – das 08:00 às 17:00 (manhã e tarde).

PRÉ-INSCRIÇÃO: 15/09/2014 a 15/11/2014

OBJETIVOS: Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.

PÚBLICO ALVO: Preferencial para profissionais da rede pública e privada de ensino básico do estado do Rio de Janeiro, mas destinado a todos os profissionais vinculados direta ou indiretamente ao processo ensino-aprendizagem em todo o Brasil.

PROCESSO SELETIVO:

1 PRIMEIRA ETAPA:

1.1 Pré-inscrições de 15/09/2014 a 15/11/2014, através do site www.cienciasecognicao.org/portal , no link CURSOS: Ficha de Inscrição devidamente preenchida (disponível em: http://goo.gl/1XznDD)

1.2 Critérios adotados para a seleção dos pré-inscritos: A pontuação para o processo de seleção levará em conta, dentre outros os seguintes critérios (também adotados nesta ordem para desempate):

  • Aplicabilidade do conteúdo do curso na atuação profissional (analise realizada através da carta de interesse enviada pelo candidato).
  • Tempo de atuação na educação básica ou área relacionada (no caso de profissional liberal, especificar ou comprovar em documento anexo).
  • Prioridade para servidor público.
  • Potencial de multiplicação do conhecimento adquirido.

1.3 Divulgação do resultado (a partir de 05/12/2014, até 23:59) no site www.cienciasecognicao.org/portal. Serão convocados para a realização do curso os 40 primeiros classificados.

2 SEGUNDA ETAPA

2.1 Confirmação da inscrição: Após a divulgação do resultado no site, os 40 (quarenta) primeiros candidatos deverão efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição que será feito entre os dias 08 e 20/12/2014, através do serviço online (PagSeguro ou MercadoPago) a ser informado na página da divulgação. A forma de pagamento poderá ser: pela geração de boleto bancários (taxa adicional de R$1,00), débito bancário ou cartão de crédito.

O não pagamento da Taxa de Inscrição no período acima importará na liberação imediata da vaga para a próxima pessoa na Lista de Espera e eliminação do candidato para essa edição do curso, podendo o mesmo concorrer a edições futuras.

2.2 No primeiro dia de aula, o aluno deverá apresentar cópia dos seguintes documentos em envelope com nome completo:

  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
  • Cópia da Comprovação de Vínculo com a Educação Básica (declaração da escola/instituição de ensino ou educação, ou cópia do último contra cheque ou ato de investidura), quando se aplicar.
  • Cópia do Documento de Identidade (RG).
  • Cópia do CPF.
  • Comprovante de Escolaridade.
  • Foto 3×4.

OBS: A EMISSÃO DE CERTIFICADOS ESTARÁ CONDICIONADA À ENTREGA DE TODOS OS DOCUMENTOS DESCRITOS ACIMA E À FREQUÊNCIA IGUAL OU SUPERIOR A 75% DAS AULAS.

2.3 Convocação da Lista de Espera (a partir de 05/01/2015): Uma lista de espera será divulgada no site http://www.cienciasecognicao.org e caso haja desistência de algum candidato inicialmente convocado, será feita a divulgação e convocação, no site e por e-mail, dos candidatos presentes nesta lista.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Caminhos da Neuroeducação.

O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.

  • Desenvolvimento do Sistema Nervoso e Períodos Críticos.

Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.

  • Corporeidade: Sensações e Movimento.

Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.

  • Aprendizagem, Atenção e Memória.

Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.

  • Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem.

Raciocínio, habilidades e inteligências. Conhecimento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição.

  • Distúrbios de Aprendizagem.

Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.

  • Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar.

Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.

  • Aulas Práticas Demonstrativas.

Relatos de experiências e atividades desenvolvidas em sala da aula no ensino básico.

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 60 horas

EDITAL PARA DOWNLOAD2015-1 – EDITAL VIII CFCN – UFRJ [PDF]

DOCENTES:

  • Prof. Alfred Sholl-Franco (OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • Profa. Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha (OCC; CeC-NuDCEN/UFRJ e Grupo DESPERTA).
  • Profa. Camila Marra (OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • Prof. Fabrício Bruno Cardoso (OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ; UERJ).
  • Profa. Talita da Silva de Assis (OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ; CIEP 178 João Saldanha/SEEDUC-RJ).

INVESTIMENTO:                                                                        

Taxa de Inscrição (material e certificado): R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)

CRONOGRAMA VIII CFCN
Período de Pré-Inscrição 15/09/2014 a 15/11/2014
Divulgação da Lista de Selecionados 05/12/2014
Confirmação de Inscrição 08 a 20/12/2014
Divulgação da Lista de Espera 05/01/2015
Confirmação de Inscrição dos Candidatos da Lista de Espera 06 a 16/01/2015
Realização do VII CFCN 26 a 30/01/2015

ORGANIZAÇÃO GERAL:

Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, OCC e UFRJ.

Profa. Talita da Silva de Assis, OCC e Secretaria de Estado de Educação – Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

CONTATOS:

Tel.: +55-21-982431747.

Tel.: +55-21-987430444.

E-mail: cfcn@cienciasecognicao.org.

Webpage: http://www.cienciasecognicao.org.

Skype: CeC-NuDCEN Curso de Neuroeducação.

REALIZAÇÃO:

  • Organização Ciências e Cognição (OCC)
  • Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN)

2014-06 - CFCN - CARTAZ-FOLDER copy