XII CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO – 22 A 26/01/2018

XII CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO

 2014-panfleto-cfcn-ok

REALIZAÇÃO:

Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências / Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ).

 

 

 

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO:

Av. Carlos Chagas Filho, 373, Auditório Hertha Mayer, Sala G1-022, Bloco G – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.

PERÍODO DO CURSO:

22 a 26/01/2018 – das 08:00 às 18:00 (manhã e tarde).

CARGA HORÁRIA DO CURSO:

45 horas presenciais.

OBJETIVOS:

Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.

MATERIAL DIDÁTICO:

2018 – XII CFCN – CONJUNTO DE AULAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Caminhos da Neuroeducação. O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.
  • Desenvolvimento do Sistema Nervoso e Períodos Críticos. Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.
  • Corporeidade: Sensações e Movimento. Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.
  • Aprendizagem, Atenção e Memória. Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.
  • Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem. Raciocínio, habilidades e inteligências. Conheci-mento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição.
  • Distúrbios de Aprendizagem. Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.
  • Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar. Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.
  • Aulas Práticas Demonstrativas. Relatos de experiências e atividades desenvolvidas em sala da aula no ensino básico.

CERTIFICADOS:

Os participantes podem acessar os certificados digitais clicando em cima do seu nome (link para o certificado (formato adobe acrobat – pdf).

DOCENTES:

MONITORES (Alunos dos Programas de Iniciação Científica/Iniciação Artística e Cultural/Extensão/Monitoria/Pós-gradauação):

PARTICIPANTES:

Os participantes que cumpriram menos do que 80% de presença não receberão certificado de conclusão do Curso de Formação Continuada, como previsto no edital. Qualquer dúvida a este respeito, enviar e-mail para cfcn@cienciasecognicao.org.

REGISTRO AUDIOVISUAL:

ORGANIZAÇÃO GERAL:

CONTATOS:

: +55-21-2721-0101 / +55-21-987430444.

E-mail: cfcn@cienciasecognicao.org

Webpage: http://www.cienciasecognicao.org/portal

Endereço: Carlos Chagas Filho, 373, Sl. G0-015, Bl. G, IBCCF, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.

REGISTROS INSTITUCIONAIS DO CFCN:

SIGProj N°: 242959.1276.86166.28072016 (UFRJ)

Protocolo N°: 201608 (OCC)

PÚBLICO ALVO E NÚMERO DE VAGAS:

30 VAGAS para professores atuantes na rede pública e/ou privada de ensino básico (infantil, fundamental ou médio), a serem preenchidas pela ordem de inscrição, após confirmação de TODOS os documentos exigidos no presente edital.

30 VAGAS para profissionais graduados, que atuem nos processos de ensino-aprendizagem e que sejam associados em dia da Organização Ciências e Cognição – OCC (estes profissionais devem comprovar vinculo de associação – número de matrícula – com a ONG no ato da inscrição). Informações sobre como se associar à OCC disponíveis em https://goo.gl/BVMQvl

Por profissionais com atuação no processo de ensino-aprendizagem, entende-se também os profissionais autônomos que atuem direta ou indiretamente com a área de educação (por exemplo, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacio-nais, dentre outros) em todo o Brasil.

OBSERVAÇÕES:

1 – Inscrições incompletas serão invalidadas e o inscrito perderá sua vaga caso outros candidatos se inscrevam até que ele realize nova tentativa. Desta forma, recomendamos fortemente que os candidatos confiram todos os arquivos a serem anexados antes de submeterem suas inscrições, pois não haverá reserva de vagas.

2 – Não serão aceitas inscrições de graduandos, uma vez que este curso é de formação continuada e destinado a interessados que já tenham curso superior e atuem na área de educação.

INSCRIÇÕES: 

As inscrições serão realizadas através do site, no qual o formulário de inscrição deverá ser preenchido e TODOS os documentos (listados neste edital) anexados. A falta de algum documento implicará no cancelamento da inscrição e perda da vaga, não sendo possível anexar posteriormente. Não haverá reserva de vaga para as inscrições com erros e com documento faltando.

Período de inscrição: de 28/10/2016 a 20/01/2016, enquanto houverem vagas disponíveis.

Documentos digitalizados (formato jpg ou formato adobe acrobat [pdf], com boa resolução) a serem anexados no ato da inscrição (OBRIGATÓRIOS):

Cópia do documento de identidade (RG).

Cópia do CPF.

Cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso de graduação).

Cópia da comprovação de vínculo com a Educação Básica (declaração da escola/instituição de ensino ou educação, ou cópia do último contra cheque ou ato de investidura), quando se aplicar. No caso de profissional liberal que atue no contexto educacional é necessário registro no conselho da classe ou declaração da instituição de vinculo. Serão aceitas declarações para profissionais autônomos, em casos excepcionais).

Carta com no máximo 01 página justificando seu interesse pelo curso (em formato adobe acrobat – pdf).