II Semana do Cérebro: desbravando a memória


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedInPrint this page

II Semana do Cérebro – 2011

II SEMANA DO CÉREBRO: desbravando a memória 
Rio de Janeiro – 14 a 19 de março de 2011

 Tema: Desbravando a memória

A “ II SEMANA DO CÉREBRO: desbravando a memória ” foi uma ação promovida e organizada pela Organização Ciências e Cognição, através do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN) em parceria com várias instituições de ensino e divulgação científica, dentre elas a UFRJ, UFF, Museu da Vida (Fiocruz) e Espaço Ciência Viva (UFRJ). Ocorrerá no período de 14 a19 de março de 2011, promovendo diversas atividades focadas na divulgação científica de neurociências. Trata-se de uma iniciativa internacional (Brain Awareness Week) voltada para conscientização de alunos, pais, professores e comunidade em geral sobre a importância das neurociências (descobertas, prevenções de doenças, dentre outros). Sua meta é estimular a curiosidade dos visitantes sobre como as neurociências estão presentes em seu cotidiano, auxiliar a despertar vocações e fornecer recursos para que professores do ensino das séries iniciais, fundamental, médio e superior possam levar o tema “neurociências” para a sala de aula e trabalhá-lo.

 Formato:

Conhecendo as atividades da “II Semana do Cérebro“:

– Laboratório Aberto de Práticas – um conjunto de oficin

 

as que levou os visitantes a explorarem a forma como os conhecimentos de neurociências estão presentes em seu cotidiano de maneira lúdica e divertida. Foram realizadas no Museu da Vida (Fiocruz) e no Espaço Ciência Viva (ECV).

– Neurocine – exibição de filme envolvendo tema relacionado com neurociências (Alzheimer), seguido de debate entre especialistas nacionais e internacionais com o público.

– Exposição “Anatomia Comparada do Cérebro” – exposição de peças anatômicas que permitiu a análise comparada dos cérebros de diferentes espécies e a interação tátil com peças plastinadas. 

– Exposição “Do que é feito o nosso cérebro: uma visão microscópica – exposição de microscopia.

– III Seminário Ciências e Cognição / I Encontro Ciências e Cognição – eventos acadêmicos multidisciplinares, que apresentaram conferências e debates sobre Memória e Aprendizado. Contou com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que abordaram temas relacionados com a neuroeducação. Público-alvo: alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Maiores informações: http://www.cienciasecognicao.org/seminario/seminario.htm

– Apresentação de Grupo de Dança Sênior e outras atividades.

 Coordenação do evento:

O evento foi promovido por “Ciencias e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociência” (CeC-NuDCEN). A Coordenação do evento foi realizada pelos Profs. Drs. Alfred Sholl-Franco (UFRJ, CeC-NuDCEN), Glaucio Aranha (OCC, CeC-NuDCEN) e Lucianne Fragel-Madeira (UFF, CeC-NuDCEN).

A equipe envolvida na realização do evento contou com a colaboração de Talita da Silva Assis (Secretaria Estadual de Educação), Tatiana Maia Barreto (EEFD/UFRJ) e Camila Marra (UFRJ).

 Financiamento e patrocínio:

– Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ)
– Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
– Organização Ciências e Cognição (OCC)