III Semana do Cérebro: Viajando na Linguagem
III SEMANA DO CÉREBRO: viajando na linguagem
Rio de Janeiro – 26 a 31 de março de 2012
Tema: Viajando na Linguagem
Venha participar individualmente ou agende sua escola.
A “III SEMANA DO CÉREBRO: Viajando na Linguagem” é uma ação promovida por Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN) e pela Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com várias instituições de ensino e divulgação científica, dentre elas: UFRJ, UFF, Museu da Vida e Museu da Patologia (Fiocruz) e Espaço Ciência Viva (ECV e UFRJ). Ocorrerá no período de 26 a 31 de março de 2012, promovendo diversas atividades focadas na divulgação científica de neurociências. Trata-se de uma iniciativa alinhada com a proposta internacional da Brain Awareness Week, voltada para conscientização de alunos, pais, professores e comunidade em geral sobre a importância das neurociências (descobertas, prevenções de doenças, dentre outros). Sua meta é estimular a curiosidade dos visitantes sobre como as neurociências estão presentes em seu cotidiano, auxiliando a despertar vocações e fornecer recursos para que professores do ensino das séries iniciais, fundamental, médio e superior possam levar o tema “neurociências” para a sala de aula e para espaços não-formais de ensino.
O agendamento para inscrição de grupos e escolas poderá ser feito através do tel.: (21) 8743-9263 ou pelo e-mail cecnudcen@cienciasecognicao.org
A III Semana do Cérebro envolverá diversas atividades, tais como:
I Fórum de Difusão e Popularização de Neurociências
Dia 26/03/2012, de 14:00 às 17:00. Local: Auditório Helio Fraga, Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFRJ.
Maiores Informações e Inscrição Gratuita: clique aqui
Laboratório Aberto de Práticas
Dias 27 e 30/03/2012, de 08:00 às 17:00. Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Auditório da biblioteca do CCS, da UFRJ.
Maiores informações e agendamento de visita: clique aqui
Celebrando o Cérebro
Dias 31/03/2012. Local: Museu da Vida e no Museu de Patologia (Fiocruz) Aberto ao público.
Maiores informações e agendamento de visita: clique aqui
Sábado do Cérebro
Dias 31/03/2012, de 14:00 às 17:00. Local: Espaço Ciência Viva (ECV) Aberto ao público.
Maiores informações e agendamento de visita: clique aqui
VisiLab – Visitação de estudantes aos Laboratórios de Neurociências do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ
Dias 27 e 30/03/2012, de 09:00 às 17:00. Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Auditório da biblioteca do CCS, da UFRJ. Aberto ao público. Atividade conjugada com o Laboratório Aberto de Práticas.
Exposições de Arte-Ciência
Mostra de obras artísticas que encontram na ciência sua matéria prima.
- “Anatomia Comparada do Cérebro”
- “Do Que É Feito o Nosso Cérebro: Uma Visão Microscópica”
Dias 27 e 30/03/2012, de 09:00 às 17:00. Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Auditório da biblioteca do CCS, da UFRJ. Aberto ao público.
Maiores informações: clique aqui
Clube de Arte-Ciência
Dias 27 e 30/03/2012, de 09:00 às 17:00. Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Auditório da biblioteca do CCS, da UFRJ. Aberto ao público.
Maiores informações: clique aqui
Neurocine
Dia 29/03/2012, às 13:00. Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFRJ. Inscrição gratuita.
Maiores informações: clique aqui
Contadores de Histórias
Dias 27 e 30/03/2012, de 09:00 às 17:00. Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Auditório da biblioteca do CCS, da UFRJ. Aberto ao público.
Maiores informações: clique aqui
II Encontro Ciências e Cognição
De 28 a 30 de março, das 09:00 às 17:30. Local: Auditório Helio Fraga, Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFRJ.
Maiores informações sobre o evento e inscrição: http://cienciasecognicao.org/evento
Coordenação do Evento:
O evento é promovido por:
- Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociência (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ), coordenado por Alfred Sholl-Franco, Talita da Silva Assis, Tatiana Maia Barreto e Gustavo Alves.
- Organização Ciências e Cognição (OCC), coordenado por Gláucio Aranha
- Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenado por Lucianne Fragel-Madeira
- Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), coordenado por Valeria Magalhães e Karina Saraiva.
- Espaço Ciência Viva (ECV), coordenado por Eleonora Kurtenbach, Robson Coutinho, William Dantas e Fabio Falcão.
- Museu da Vida (Fiocruz), coordenado por Paulo Henrique Colonese e Aretha Mendes Alves.
- Museu de Patologia (IOC/Fiocruz), coordenado por Marcelo Pelajo Machado e Barbara Cristina E. P. Dias de Oliveira.
Seja um voluntário na Semana do Cérebro, a sua participação na atividade será certificada.
Estão abertas as inscrições para atuar como monitor voluntário da III Semana do Cérebro: viajando na linguagem. As atividades do laboratório aberto de práticas acontecerão nos dias 27 (terça feira) e 30 (sexta feira) de março, de 08:00 às 17:00 horas, no auditório da biblioteca central do CCS – Cidade Universitária, e 31 (sábado) de março, de 14:00 às 17:00 horas no Espaço Ciência Viva, na Tijuca. A função do monitor é atuar como mediador nas oficinas do evento, de maneira a contribuir na associação do conhecimento acadêmico a vivência prática dos visitantes. Para ser voluntário é necessário enviar e-mail para museuitinerante@cienciasecognicao.org (aos cuidados de Talita de Assis) com os dados abaixo:
Nome completo:
Data de Nascimento:
Formação Acadêmica:
E-mail:
Telefone (preferência para celular):
Profissão que exerce:
Vínculo Institucional:
Data que poderá participar do treinamento (O TREINAMENTO É OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS MONITORES VOLUNTÁRIOS):
- ( )23/03 – Manhã – de 10:00 às 14:00 horas, IBCCF/ UFRJ (sala G1-030)
- ( )24/03 – Tarde – de 13:00 às 17:00 horas, Espaço Ciência Viva, Tijuca
- ( )25/03 – Manhã – de 09:00 às 13:00 horas, Espaço Ciência Viva, Tijuca
Disponibilidade de dias e horários para atuar no laboratório aberto de práticas:
- ( ) 27/03 – Manhã – de 07:00 às 13:00 horas
- ( ) 27/03 – Tarde – de 12:00 às 17:30 horas
- ( ) 30/03 – Manhã – de 07:00 às 13:00 horas
- ( ) 30/03 – Tarde – de 12:00 às 17:30 horas
- ( ) 31/03 – Tarde – de 12:00 às 17:30 horas
Qualquer dúvida sobre o evento é só acessar o site: http://www.cienciasecognicao.org/portal/eventos/iii-semana-do-cerebro-viajando-na-linguagem




Sou professora de matemática das redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro. Gostaria muito de participar da Semana do Cérebro, gostaria de obter mais informações sobre as inscrições e como ser voluntária.
Um abraço,
Kátia
Prezada Katia,
sua manifestação foi encaminhada para os responsáveis pela atividade.
bom dia,
gostaria de informaçoes de como participar dessa semana do cerebro.
estarei praticipando do dia 28 a 30 do 2º encontro de ciencia e cogniçao.
e gostaria de ter alguma participaçao nessa semana do cerebro.
obrigada!
Suzana Couto
Prezada Suzana
Sua manifestação foi encaminhada para o coordenador das atividades do Museu Itinerante de Neurociências. A resposta será dada diretamente para seu e-mail.
Boa tarde
Qual o link para fazer inscrição na” III semana do cérebro: Viajando na Linguagem”? Serão duas inscrições.Moramos em SP.
Obrigada
Adriana
Prezada Adriana
A única atividade com inscrição paga e vagas limitadas é o II Encontro Ciências e Cognição, que acontecerá na manhã e tarde dos dias 28, 29 e 30/03. Para se inscrever neste evento, acesse o link http://cienciasecognicao.org/evento . Na aba inscrição, você deve baixar o formulário de inscrição e efetuar o pagamento .
Para a atividade I Fórum de Difusão e Popularização de Neurociências, que acontecerá na tarde do dia a inscrição não é paga, bastando enviar um e-mail para cecnudcen@cienciasecognicao.org com o nome das pessoas que desejam participar.
No endereço http://www.cienciasecognicao.org/portal/eventos/iii-semana-do-cerebro-viajando-na-linguagem você poderá encontrar outras atividades e o modo de se inscrever nas mesmas.
Olá! Sou professora de História da Rede Municipal do Rj e gostaria de saber mais sobre horários, duração das atividades e procedimentos necessários para levar os meus alunos ao Evento.
Obrigada!
Prezada Priscila
O contato para agendamento de escolas para a III Semana do Cérebro deve ser feita através do seguinte contato:
- de segunda à sexta-feira, das 09:00 às 16:00 h. Tel.: 21-2562-6645. E-mail: memorial@biof.ufrj.br Responsável: Equipe do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (Karina Saraiva, Gabriela Faria, Ana Paula Abreu, Kamila Oliveira, Renata Alves Dias e Rafael Brasil).