Políticas Editoriais

Foco e Escopo

POLÍTICA EDITORIAL 

Ciências & Cognição (Cien. Cogn.): publicação científica da sociedade privada Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN, da UFRJ).

Foco e Escopo 

Área de interesse: material com foco nos estudos da Cognição, entendendo como tais questões relacionadas com a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, bem como seus respectivos processos mentais (memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas). O projeto cognitivista busca estabelecer compreensões sobre as relações mente-cérebro e a produção/construção de sentido (como o ser pensa, expressa, comunica, interpreta e aprende).

Público-alvo 

1) pesquisadores; 2) estudantes de pós-graduação e graduação de áreas relacionadas.

Política Editorial 

Publica material acadêmico original, em português (inglês, em condições especiais). Recebe submissões voluntárias e sem ônus para o periódico de colaboradores nacionais e internacionais, com o objetivo de publicação, reservando-se o direito de publicar ou não, após avaliação (peer review) do material submetido.

Direitos Autorais 

No ato da submissão, o autor assume o compromisso de transferir para Ciências e Cognição os direitos autorais do material, caso seja aceito para publicação. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização por escrito dos Editores. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, citação com mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outros recursos gráficos, arquivos sonoros ou de vídeo) deverão ser previamente autorizadas pela instituição mantenedora do periódico.

Responsabilidade dos autores 

O conteúdo dos artigos publicados são de responsabilidade esclusiva dos seus autores. O autor deve anexar junto ao ato de submissão termo digititalizado contend a assinatura de todos os autores, informando se todos os preceitos éicos foram seguidos, guardando consigo o original. O periódico parte da boa-fé e confiança nas informações prestadas pelo(s) autor(es). No ato de submissão, o autor deve anexar como Documento Suplementar, no sistema online:

1) Carta de Autorização (ver modelo no Anexo 1, desta Norma de Submissão), com o termo de autorização de publicação, cessão de direitos do texto sem ônus, declaração de garantia de que os procedimentos éticos foram atendidos, e declaração de inexistência de Conflito de Interesses;

2) Informação do(s) autor(es): endereço completo do autor principal (de correspondência), incluindo CEP, telefone e e-mail (ver modelo no Anexo 1, desta Norma de Submissão).

O processo de avaliação não será iniciado caso falte qualquer dos Documentos obrigatórios, ficando ciene o autor desde a submissão aravés da marcação obrigatória de campo de Ciência deste requisito.

Normas de Privacidade 

Os dados pessoais dos autores serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Políticas de Seção

Equipe Editorial / Editorial Board

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nominata de Pareceristas / Nominate for Referees

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

NÚCLEO TEMÁTICO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Científicos / Scientific Articles

Artigos Científicos (empírico, experimental ou teórico): material inédito oriundo de investigação científica. O material deve ser original (dados) e destinado exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Aconselha-se o máximo de 30 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Acadêmicos / Essays

Ensaio Acadêmico: é um texto acadêmico breve, de cunho didático, expondo idéias, críticas e reflexões científicas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o artigo científico. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema, sem que se paute exclusivamente em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões de Literatura / Literature Reviews

Revisões de Literatura (sistemática): A revisão sistemática (systematic overview; overview; qualitative review) é planejada para responder a uma pergunta específica, utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão. Faz uso da estruturação para evitar tendenciosidade em suas partes. Aconselha-se o máximo de 30 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista / interview

Entrevistas com teórico de renome sobre questões específicas e pontuais que dialoguem com os estudos da cognição. Máximo de 4 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha Crítica / Book Review

Resenhas Críticas: descrição, exame e o julgamento de obra recente (não mais que 3 anos). Elaborada de modo impessoal, deve conter posicionamentos de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possivel demonstração de sua importância. Aconselha-se o máximo de 5 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

INDEXAÇÕES

Editores
  • Editores-Chefes Ciências & Cognição
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Neurociências / Ciências da Saúde / Ciências Cognitivas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciência da Computação / Comunicação / Ciências da Informação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação Organizacional / Administração / Ciências Cognitivas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Linguística / Letras / Ciências Cognitivas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Direito / Psicologia / Ciências Cognitivas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após submeter o material, no formulário online, a confirmação do recebimento e registro será enviada ao autor, automaticamente, por e-mail, ao fim do registro.

O texto será avaliado pela Equipe de Normalização, em até 15 dias úteis, para verificar se está de acordo com as normas de formatação e com os anexos obrigatórios (ver item 3 e subseqüentes deste documento). Se não estiver adequado, será dado ao autor o prazo de 5 dias úeis para corrigir, não o fazendo, o material será rejeiado sem julgamnento do mérito. Se estiver adequado ou for reparada a inadequação, será encaminhado para a Editoria de Seção da área pertinente.

A Editoria de Seção encaminhará, em até 15 dias úeis, a 2 (dois) pareceristas ad hoc, convidados para tal fim, escolhidos entre pesquisadores de reconhecida competência acadêmica na área. A autoria do texto não é informada aos Pareceristas ou Consultores ad hoc, e vice-versa.

Os pareceristas têm o prazo de 15 (quinze) dias úteis para informar se aceitam ou não a avaliação de um texto. Caso esteja disponível, cada parecerista terá o prazo de 15 (quinze) dias úteis para elaboração de sua avaliação. Caso esteja indisponível, será encaminhado, nas mesmas condições a outro parecerista, renovando-se os prazos, até que se tenha dois pareceres. Os pareceristas poderão opinar pela: recomendação, recomendação com restrições e não recomendação em relação ao mérito.

Os pareceres serão apreciados pelo Conselho Editorial na reunião mensal para este fim. Ao final do processo, o autor receberá a decisão contendo a súmula dos pareceres dos Pareceristas/Consultores, em caso de recomendação com restrições. Os pareceres são de acesso exclusive dos editores. No caso de recomendação ou não recomendação, não será necessário o envio de súmula dos pareceres, podendo ser feito apenas como evenual liberalidade. Os pareceres constituem peça interna de amparo decisional exclusive dos editores.

Em caso de não recomendação, o autor poderá re-submeter o material depois de cuidadosa revisão. Em caso de recomendação com restrições, o autor poderá apresentar, no prazo designado em correspondência direta do periódico, a versão reformulada do texto para re-apreciação, acompanhada de carta do autor aos Editores, informando as modificações efetuadas.

O texto recomendado será encaminhado para a Editoria de Texto que terá até 15 dias úteis para elaborar a leiura técnica (gramatical/estilística) e apontar sugestões de alerações. As considerações serão encaminhadas ao autor para apreciação e eventual alteração. O Editor de Texto precisará recomendar ou não o texto em seus aspectos formais. Se recomendar, o texto será encaminhado para a Editoria de Layout.

A Editoria de Layout elaborará, em até 15 dias úteis, a Prova para a publicação e enviará ao autor para que seja conferida e devolvida com possíveis correções. A não devolução, no prazo estipulado, implicará na concordância do autor.

A decisão final sobre a publicação de um texto cabe aos Editores, auxiliados pelos pareceres dos pareceristas ad hoc, Editor de Texto e Editor de Layout.

Prazos

Os manuscritos podem ser submetidos a qualquer tempo (fluxo contínuo).

Os prazos para avaliação variam de 90 a 180 dias úteis, dependendo da natureza do material submetido, sua complexidade e cumprimento das exigências editorias, bem como disponibilidade de pareceristas. O prazo mínimo se refere aos materiais corretamente formatados, que sigam rigorosamente as normas editorias, de baixa complexidade (resenhas críticas, estudos de caso) e que sejam recomendados sem qualquer restrições.

 

Periodicidade

Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, todavia é vedado qualquer tipo de republicação, sem a expressa autorização da publicação. Todos os direitos dos materiais publicados pertencem à Organização Ciências e Cognição.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexações

O periódico Ciências & Cognição (também registrado como Ciências e Cognição) está indexado aos seguintes bancos de dados (ordem alfabética):

  • BVE Biblioteca Virtual de Educação (Indexada como Ciências e Cognição)
  • BIREME - BVS-Psi No. 18992 http://portal.revistas.bvs.br/index.php?issn=1806-5821&lang=pt
  • CanalCiência/Ibict (como Ciências e Cognição)
  • CLASE
  • CogPrints - Cognitive Science E-print Archives
  • DIALNET (Universidad de La Rioja)
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals (Indexado como Ciências e Cognição)
  • EBSCO Open Access Portuguese Collection
  • Education Research Global Observatory
  • Harvester2
  • INDEXPSI - BR2474-1
  • LATINDEX
  • LIVRE
  • LILACS
  • PEPsic
  • PERIÓDICOS CAPES (Indexado como Ciências e Cognição)
  • QUALIS
  • UNC University Libraries
  • SCIRUS
  • SIBiNet (Indexado como Ciências e Cognição)
  • Sumarios.org.

Índice h5 = 5; Mediana h5 = 5 URL: https://goo.gl/fvdgn3

INDEXAÇÃO QUALIS

NO QUALIS 2013-2016, CIÊNCIAS & COGNIÇÃO ESTÁ PRESENTE NA AVALIAÇÃO DE VÁRIOS COMITÊS DE AVALIAÇÃO, REFORÇANDO SEU CARÁTER INTERDISCIPLINAR. AS MAIORES AVALIAÇÕES SÃO B1 EM LETRAS/LINGUÍSTICA, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO; B2 EM INTERDISCIPLINAR, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO, ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN; B3 EM FILOSOFIA, ENFERMAGEM; B4 EM SAÚDE COLETIVA, E MEDICINA II; B5 EM BIOTECNOLOGIA, NUTRIÇÃO, ENGENHARIAS II, ENGENHARIAS III, CIÊNCIA DA CAMPUTAÇÃO, QUÍMICA, C EM MEDICINA I, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I, E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II.

2012 - QUALIS - B2 (INTERDISCIPLINAR / PSICOLOGIA / ENSINO /EDUCAÇÃO / ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO / PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA), B3 (CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I / ARTES E MÚSICA  / HISTÓRIA), B4 ( FILOSOFIA / SOCIOLOGIA / SAÚDE COLETIVA / ARQUITETURA E URBANISMO / ODONTOLOGIA ), B5 ( LETRAS / LINGUÍSTICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II / EDUCAÇÃO FÍSICA ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA / ENGENHARIAS III / ENGENHARIAS IV / MEDICINA I / MEDICINA I), C (DIREITO / QUÍMICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I).

2010 - QUALIS - B2 (EDUCAÇÃO / ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO), B3 (INTERDISCIPLINAR / PSICOLOGIA / ENSINO / ARTES / MÚSICA / HISTÓRIA), B4 (CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA / SAÚDE COLETIVA / ODONTOLOGIA), B5 ( LETRAS / LINGUÍSTICA / EDUCAÇÃO FÍSICA / ENGENHARIAS III / ENGENHARIAS IV / MEDICINA I / MEDICINA I), C (DIREITO / QUÍMICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II).

 



____________

Endereço postal

Ciências e Cognição
A/C Prof. Dr. Alfred Sholl Franco

Sala G0-015, Bloco G, Centro de Ciências da Saúde.
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Av. Carlos Chagas Filho S/N - Cidade Universitária
Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ 21.941-902, Brasil.

Contato Principal

Editors (Dr. Glaucio Aranha / Dr. Alfred Sholl-Franco)
Ciências e Cognição - Editors-in-chief

Ciências & Cognição
A/C Prof. Dr. Alfred Sholl Franco

Sala G0-015, Bloco G, Centro de Ciências da Saúde.
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Av. Carlos Chagas Filho S/N - Cidade Universitária
Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ 21.941-902, Brasil.

E-mails:

revista@cienciasecognicao.org (principal)
cienciasecognicao@gmail.com (alternativo)


E-mail: revista@cienciasecognicao.org

Contato de Suporte

Comunication Office
E-mail: revista@cienciasecognicao.org