Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • DECLARO que o material está formatado, conforme as Normas de Submissão disponíveis no site, ESTANDO CIENTE de que a formatação incorreta acarretará a SUSPENSÃO da submissão SEM ENCAMINHAMENTO PARA AVALIAÇÃO até correção.
  • ESTOU CIENTE de que DEVO ANEXAR os documentos obrigatórios descritos nas Normas de Submissão, durante a fase 4 da Submissão, a saber: Anexo 1CARTA DE AUTORIZAÇÃO (Transferência de Direitos, em caso de aprovação) ASSINADA A CANETA POR TODOS OS AUTORES E DIGITALIZADA e Anexo 2 - DADOS DOS AUTORES (conforme modelo nas normas), ESTANDO CIENTE de que a não inclusão acarretará a interrupção do processo de avaliação por falta de requisito obrigatóriosem a necessidade de comunicação por parte da revista, por já estar o autor ciente de que se trata de condição indispensável.

  • ESTOU CIENTE de que o processo de avaliação leva em média 90 a 180 DIAS ÚTEIS, dependendo da natureza do material, sua complexidade e pronto aceite de avaliação por pareceristas ad hoc convidados, podendo se estender, dependendo da natureza do manuscrito.

    CONTATO SOBRE ANDAMENTO

    Informações sobre andamento da avaliação devem ser acompanhados exclusivamente pelo site, salvo quando tendo sido cumpridos todos os requisitos obrigatórios, passar do tempo máximo indicado. Após este prazo, e-mails com pedidos de informações devem ser enviados para assessoria@cienciasecognicao.org, informando no campo 'Assunto" o número da ID.

  • DECLARO que foram seguidas todas as normas éticas, em caso de pesquisa com seres vivos, DEVE SER INFORMADO: número de aprovação do parecer por Comitê de Ética e 2) sobre existência de Termo de Livre Consentimento.
  • ESTOU CIENTE do tipo de material que pode ser submetido e que se não estiver enquadrado o material será rejeitado sem avaliação.

  • DECLARO que o arquivo com o texto não contém a identificação dos autores.

  • DECLARO que as imagens, tabelas e outros recursos foram inseridos no texto E serão carregados na 2a. fase da submissão.

  • DECLARO que todos os campos de dados dos autores e sobre o manuscrito DEVEM ser preenchidos durante a 1a. fase da submissão, ESTANDO CIENTE de que A OMISSÃO NO CADASTRAMENTO DE QUALQUER AUTOR NÃO POSSIBILITARÁ A SUA POSTERIOR INCLUSÃO, SENDO QUALQUER OMISSÃO DE EXCLUSIVA RESPOSABILIDADE DO AUTOR QUE SUBMETEU O MANUSCRITO.

Diretrizes para Autores

O que pode ser submetido

Os critérios técnicos de avaliação considerarão a classificação informada pelo autor na submissão a :

  • Artigo Científico: material inédito oriundo de investigação científica de caráter empírico, experimental ou teórico. Foco da avaliação: originalidade (dados novos), rigor metodológico, relevância da discussão (aprofundamento); atualidade da bibliografia. Máximo de 20 páginas; máximo de 30 referências; 2/3 do artigo deve estar centrado nos resulados e na discussão dos resultados e máximo de 1/3 na Introdução e considerações finais.
  • Ensaio: texto acadêmico expondo e desenvolvendo ideias, críticas e reflexões com profundidade analítica sobre aspecto original (inédito). Foco da avaliação: maturidade e profundidade da discussão, clareza na defesa de um ponto de vista bem fundamentado; bibliografia atual, salvo obras clássicas. Máximo de 15 páginas; máximo de 15 referências; 2/3 do estudo centrado na discussão teórica e diálogo teóricoe até 1/3 na Introdução e considerações finais.
  • Revisão Sistemática de Literatura: a revisão sistemática (systematic overview; overview) deve seguir um planejamento para responder a uma pergunta específica. Foco da avaliação: recorte de tempo da bibliografia deve estar claro; deve evidenciar de modo explícito e sistemático a metodologia usada para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos encontrados; agrupamento e análise de representatividade dos resultados (não bastando descrever uma lisa de estudos). Máximo de 20 páginas; máximo de 40 referências; 2/3 do estudo centrado na discussão teórica e diálogo teóricoe até 1/3 na Introdução e considerações finais.
  • Estudo de Caso: descrição, exame e o julgamento de caso relevante e incomum que possa suscitar novas abordagens e/ou discussões. Foco da avaliação: dealhamento e singularização do caso; descrição detalhada e aprofundada; evidenciação do caráter diferencial do caso em relação à regra geral. Máximo de 10 páginas; máximo de 15 referências; 2/3 do estudo, incluindo Referências, centrado na singularização do caso e na discussão.
  • Resenha Crítica: descrição, exame e o julgamento de obra recente (não mais que 3 anos). Foco da avaliação: atualidade; conter posicionamentos de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e breve análise crítica. Não se admite co-autoria para esta categoria, someone trabalhos de autoria única serão aceitos. Características formais adotadas pelo periódico: máximo de 5 páginas; máximo de 5 referências; o resumo/abstract limita-se à referência bibliográfica da obra resenhada; o título deve ser igual ao da obra resenhada.

Artigos Científicos / Scientific Articles

Artigos Científicos (empírico, experimental ou teórico): material inédito oriundo de investigação científica. O material deve ser original (dados) e destinado exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. Aconselha-se o máximo de 30 páginas.

Ensaios Acadêmicos / Essays

Ensaio Acadêmico: é um texto acadêmico breve, de cunho didático, expondo idéias, críticas e reflexões científicas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o artigo científico. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema, sem que se paute exclusivamente em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Revisões de Literatura / Literature Reviews

Revisões de Literatura (sistemática): A revisão sistemática (systematic overview; overview; qualitative review) é planejada para responder a uma pergunta específica, utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão. Faz uso da estruturação para evitar tendenciosidade em suas partes. Aconselha-se o máximo de 30 páginas.

Resenha Crítica / Book Review

Resenhas Críticas: descrição, exame e o julgamento de obra recente (não mais que 3 anos). Elaborada de modo impessoal, deve conter posicionamentos de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possivel demonstração de sua importância. Aconselha-se o máximo de 5 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.